terça-feira, 19 de julho de 2022

O que significa empreender com riscos calculados?

O que significa empreender com riscos calculados? Entenda o conceito para ter mais chances de sucesso em seu negócio!

Abrir e gerir um negócio é um desafio e tanto. Podemos dizer que parte desse desafio está no fato dos riscos serem inerentes ao processo. Um empreendedor precisa tomar decisões complexas e implementar ações com o objetivo de avançar e fazer seu negócio crescer. Porém, precisa lidar com incertezas. E se não der certo? E se o “passo for maior que a perna”?


Nesse sentido, uma habilidade que todo gestor precisa desenvolver é a de calcular riscos. Com riscos calculados, o empreendedor passa a tomar decisões com base em dados e planejamento, entendendo as possíveis variáveis. Dessa maneira, é possível minimizar danos e também lidar melhor com as consequências caso algo não ocorra como o previsto.


A cada projeto, passo ou decisão é importante ter uma avaliação e percepção do mercado, das dificuldades que podem surgir, fazer uma projeção de possíveis cenários e entender o impacto gerado. 


Assim, a melhor alternativa para um dono de negócio é aprender a lidar melhor com riscos, afinal, o empreendedor que não se arrisca limita o potencial de crescimento da sua empresa. A seguir, veremos de forma detalhada o que são riscos calculados, por que é importante correr riscos ao empreender e qual a maneira de se arriscar considerando todos os aspectos e variáveis que envolvem uma tomada de decisão ou implementação de um novo projeto. 

O que são riscos calculados

Riscos calculados consiste no processo de avaliação que um empreendedor faz ao traçar novos caminhos ou determinado objetivo para seu negócio, levando em consideração a viabilidade e aspectos como estrutura, cenário econômico, dados mercadológicos, custos, recursos e projeções.


Dessa forma, riscos são avaliados e assumidos de maneira consciente com o objetivo de alcançar um crescimento e aprimorar os resultados da empresa. Correr riscos calculados é, portanto, fundamental, caso você deseje levar o seu negócio para outro patamar e se destacar frente ao mercado onde está inserido. Como exemplos de risco calculado, cito a decisão de abertura de uma filial e a implementação de novos meios/opções de pagamento.

Os riscos calculados no empreendedorismo — a importância de saber corres riscos

Como destaquei, é importante um empreendedor ter coragem e saber quando se arriscar para aproveitar oportunidades para o seu negócio. Essa é uma habilidade chave do empreendedorismo e, sem dúvidas, devemos trabalhar para desenvolvê-la. Apenas ter ideias e força de vontade não são suficientes se não existe preparo e base para fazer uma boa gestão de riscos. 


Nesse contexto, é primordial saber empreender com os pés no chão. Ou seja, é preciso ter ousadia, mas sempre tomar decisões com cautela e um pouco de paciência para não colocar tudo a perder.  Entender quais são os riscos calculados do seu negócio é importante para:

  • ter maior controle das ações e lidar melhor com possíveis reveses e dificuldades;

  • reduzir impactos negativos e minimizar danos;

  • otimizar recursos e investimentos;

  • impulsar o desempenho do negócio.

Os tipos de riscos calculados que você precisa avaliar como dono de negócio

Empreendedores geralmente lidam com alguns tipos de riscos em seu cotidiano. É importante conhecê-los para se planejar e fazer uma boa avaliação de cálculo de risco, considerando aspectos que podem ameaçar a viabilidade do seu negócio. Confira quais são:

  • aceitação do produto ou serviço;

  • reações da concorrência;

  • cenário econômico;

  • aspectos legais e sanitários;

  • falta de capital de giro. 

Como correr riscos calculados, tomar decisões com estratégia e dar novos passos com firmeza

1. Saiba identificar potenciais riscos

Ao abrir um negócio, implementar um novo projeto ou uma estratégia específica de crescimento, é importante fazer uma análise de todos os potenciais riscos envolvidos, que podem lhe trazer algum tipo de complicação. Os tipos de riscos apontados no tópico anterior podem ser uma direção para ajudá-lo nessa avaliação.

2. Avalie alternativas e possibilidades ao tomar decisões

Ao tomar uma decisão, busque ter alternativas e considere outras possibilidades caso surjam obstáculos e as coisas não ocorram como esperado. Mesmo com planejamento, existe uma margem de erro. É importante ter um “plano B”, estar preparado para dificuldades é a melhor maneira de fazer uma gestão de risco. 

3. Reduza as chances de erro

Para arriscar com cautela, é essencial encontrar meios de reduzir as chances de erros. Um plano de negócio, ou uma pesquisa de mercado para o lançamento de produto ou abertura de filial, entre outros, são exemplos de ferramentas que um gestor pode utilizar para embasar suas decisões e aumentar suas chances de sucesso. Ao se resguardar e minimizar os danos, menores também são as chances de perder dinheiro em um investimento errado ou em uma estratégia equivocada. 

5. Escolha desafios com cautela

A escolha dos desafios também é um fator importante na avaliação dos riscos. O desafio precisa ser coerente com o negócio e possível de alcançar, pois, assim, as chances de sucesso são maiores. Cuidado com ideias megalomaníacas e fora da realidade. 

6. Tenha um bom planejamento financeiro

Antes de dar qualquer passo, é primordial ter um bom planejamento financeiro. Ao calcular os riscos que irá assumir, o empreendedor deve estar ciente das suas limitações financeiras e do impacto que determinada ação pode gerar para o caixa da empresa. Caso contrário, o que era para ser um diferencial competitivo pode ser tornar um grande prejuízo, causando danos irreversíveis para a saúde financeira do negócio. 

7. Antecipe soluções para possíveis problemas

A melhor maneira de trabalhar com riscos calculados é minimizar impactos negativos. Por isso, planeje soluções para eventuais imprevistos ou contratempos que poderá enfrentar. Ao tomar uma atitude com agilidade diante de um problema, as chances de revertê-lo são muito maiores. 

8. Mensure resultados para embasar decisões futuras

Quanto maior for o embasamento para a tomada de decisão, melhor você lidará com riscos calculados. Portanto, colete dados dos projetos executados e faça uma análise dos riscos corridos em decisões anteriores, mensure os resultados alcançados. Isso lhe dará segurança e respaldo para iniciativas futuras.



O segredo para empreender com riscos calculados é sempre avaliar o cenário e as situações com rigor e clareza, buscando desenvolver essa habilidade de análise cada vez mais. Além disso, é importante ter a disposição para assumir desafios e ter coragem de ousar. Mas lembre-se de manter sempre os pés em terra firme.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário