De certa forma, todo planejamento inicia-se de
uma ideia, isso só é possível porque o ser humano é dotado de imaginação. A
imaginação é responsável pelo pensamento, o mesmo pode se transformar em algo
muito poderoso e eficiente dependendo do propósito que você estabelecer. Dentro
desse raciocínio inicial, temos uma simples formulação estrutural do
planejamento, ou seja, imaginação, seguida de pensamentos, ideias, propósitos e
objetivos.
Como toda ciência o planejamento também possui
uma infinidade de conceitos. Veremos alguns deles: conforme Moreira, Perrotti e
Duner (2003, p.328), planejamento corresponde ao “ato ou efeito de planejar,
elaborar por etapas, como bases técnicas; planificações”. Para Correa (2002,
p.98), o planejamento é um “processo administrativo e sistemático para atingir
um objetivo proposto”. Outro pensamento, conforme Pasquale (2012, p.98), tem o
planejamento como “processo de elaborar o plano, que é o documento escrito:
portanto, planejamento é a ação, enquanto o plano é o resultado”, ou seja, o
plano pode ser considerado como a expressão de uma ideia ou pensamento em algo
físico.
Segundo Oliveira (2004), o planejamento consiste
em identificação, análises estruturação, coordenação de missão, propósitos,
objetivos, desafios, metas, estratégias, políticas internas e externas,
programas, projetos e atividades, a fim de alcançar de modo mais eficiente,
eficaz, efetivo o máximo do desenvolvimento possível, com a melhor concentração
de esforços e recursos.
O planejamento gera resultados porque tem uma
visão ampla do negócio. Empresas sem planejamento são aquelas que abrem suas
portas pela manhã e simplesmente esperam acontecer. Já empresas com plano e
criatividade são aquelas que estão prontas para buscar. Porém, não basta
simplesmente ter um planejamento ou plano, é necessário saber executá-lo. Outro
ponto é discernir que uma empresa possui vários tipos de planejamentos, todos
importantes em suas respectivas áreas.
O fato é que todos devem ser integrados
para corresponderem às necessidades do negócio.
Outras definições de planejamento
Administrador(a), existe uma variedade
conceitual de planejamentos, os mesmos podem ser encontrados nos vários níveis
hierárquicos de uma organização. Em suma, temos o planejamento organizacional,
estratégico, de marketing, de comunicação e de campanha.
Planejamento Organizacional: é
integrado, pois o mesmo envolve os níveis hierárquicos do negócio
interdependente de seu modelo organizacional, facilitando e unificando as
tomadas de decisão.
Planejamento Estratégico: como
exemplo aqui, no que diz respeito ao marketing o planejamento estratégico
auxilia a empresa a reagir positivamente às alterações do ambiente (interno e
externo) e assim explorar de forma mais adequada as oportunidades de mercado,
por meio de um posicionamento de marketing coerente. Ainda contempla as
implantações de novas técnicas de administração e um conjunto de ações que
objetivem atingir as metas em sintonia com a missão da empresa.
Planejamento de Marketing: é
um processo de intensos exercícios racionais, coordenação de pessoas, recursos
financeiros, comunicação, mix (marketing) e materiais com o propósito central
de atender e satisfazer as verdadeiras necessidades e desejos dos consumidores.
Em outras palavras, é ajudar o consumidor a se sentir um pouco mais próximo,
feliz e satisfeito e em consequência, gerar resultados positivos para a empresa
e seus clientes.
Planejamento de Comunicação: é
um processo de nível tático derivado do planejamento de marketing. Ele possui o
método administrativo, organizado, sistêmico cujo objetivo é coordenar os
objetivos, estratégias referentes às ações de comunicação, como campanha de
propaganda, promoção de vendas, relações públicas, assessoria de imprensa etc.
Planejamento de Campanha: é
a forma de organizar as informações e estratégias de maneira criativa e assim
detectar e solucionar problemas. Outro aspecto que deve ser previsto nesse
planejamento é a definição do público-alvo e qual mensagem que será a ele
dirigida, definindo ainda os meios pelos quais a mensagem publicitária será
transmitida, bem como definir como serão aferidos os resultados alcançados.
Desta forma, todo planejamento parte do princípio
de que você deve saber exatamente o caminho a seguir, produção, público-alvo,
fornecedores, comunicação, concorrentes etc. Mas para que isso ocorra em
perfeita sinergia é necessária integração. Reconhecer o valor agregado de
planos tão abrangentes ajuda a fortalecer todo esse conjunto articulado de esforços
de ações, estratégias, produtos/serviços, comunicação, pessoas, organização
etc. Assim, essa soma de atividades refletirá na eficiência e eficácia do
planejamento proposto.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 06 de novembro de 2016
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-planejamento
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Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.
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