sábado, 19 de junho de 2021

Prof. Rafael José Pôncio - Empreendedorismo digital: por que embarcar nessa?

Em um curto período o empreendedorismo digital passou de tendência a quase uma obrigação para muitos negócios, no entanto, se ainda tem dúvidas de o porquê entrar na internet, veja as respostas nesse texto.


Por que e como ingressar no empreendedorismo digital?

Um dos resultados da pandemia da Covid-19 foi o crescimento do empreendedorismo digital, e não é para menos, pois só no primeiro semestre de 2020 houve um crescimento de 47% no faturamento das lojas online.

O que só comprova a frase do Bill Gates “em alguns anos, vão existir dois tipos de empresa: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

Mas o que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital são negócios que funcionam no mundo online, ou seja, todo o processo de compra e venda dos produtos ou serviços acontece pela internet, sem precisar de um espaço físico.

No empreendedorismo digital usam-se ferramentas como: sites, marketplaces, e-commerces, aplicativos, redes sociais, etc.

Por que ser um empreendedor digital?

Separei 5 vantagens do empreendedorismo digital para quem deseja começar nesta área ou quer ampliar o seu negócio.

1.    Investimento inicial baixo

Esse é um ótimo benefício para quem está começando, já que sem o gasto de aluguel, por exemplo, o custo de um negócio digital é bem menor comparado a uma empresa física.

2.    Facilidade em encontrar o público-alvo

Como a internet não tem limitações geográficas, é possível ter clientes de qualquer lugar.

Além disso, é uma ferramenta utilizada pela maioria das pessoas para se comunicar, se divertir e comprar, só Brasil 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet, então é onde o público está.

3.    Vitrine 24 horas

O mundo online é um dos poucos lugares em que a frase ganhe dinheiro dormindo faz sentido, isso porque a internet está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, então mesmo que não esteja trabalhando alguém pode acessar a sua página.

4.    Flexibilidade de horários

Um dos motivos que leva uma pessoa a empreender é fazer o seu próprio horário e isso é bem mais fácil no empreendedorismo digital.

Como não há espaço físico para o trabalho, não tem porque ficar preso ao horário comercial, por isso é possível trabalhar na hora e no lugar que quiser.

5.    Marketing Digital

Outra vantagem que se abre ao entrar no mundo online é o marketing digital, que normalmente é uma forma de promoção acessível e simples, já que uma conta para o seu negócio no Instagram é gratuita.

Ideias de negócios no empreendedorismo digital

Agora seguem 3 sugestões de negócios que estão em alta no empreendedorismo digital.

Freelancer

Essa é uma ótima estratégia para quem deseja fazer uma transição de empregado para empreendedor, já que é possível conciliar os dois por um certo tempo.

Mas para conseguir sucesso como freelancer é fundamental ter um excelente portfólio, deixar os contatos disponíveis para os clientes e alimentar as suas redes sociais.

As carreiras mais comuns neste mercado são: redatores, fotógrafos, social medias, programadores, tradutores e diversos outros.

Venda e revenda

Comercializar produtos online nunca foi tão fácil. Atualmente existem muitas plataformas de sites que permitem montar uma loja virtual própria (e-commerce) ou sites para expor e vender produtos (marketplace).

Essa é uma ótima ideia para quem deseja entrar no empreendedorismo digital e tem habilidades de negociação.

Também é uma excelente oportunidade para quem tem uma loja física e quer comercializar itens que estão parados no estoque.

Os produtos mais comuns para venda e revenda online são: roupas, cosméticos, acessórios, livros e papelaria.

Ensino

Para quem tem domínio de alguma área ou algo valioso para ensinar existe a opção de criar cursos online, livros digitais e fazer monitorias.

Além disso, é possível criar um blog ou canal do youtube, por exemplo, ensinando, conteúdos relevantes e monetizar esse material, através de anúncios publicitários e/ou parcerias com outras empresas.

Essas são só algumas possibilidades do empreendedorismo digital, a verdade é que como a internet é muito dinâmica novas opções surgem constantemente.

Você já pratica empreendedorismo digital ou vai começar agora? Conte para mim, quero te conhecer!

Bom trabalho e grande abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 18 de junho de 2021
Especial: Artigos no Jornal da Tribuna
Link: https://jornaltribuna.com.br/2021/06/empreendedorismo-digital-por-que-embarcar-nessa/



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário