quarta-feira, 9 de março de 2016

O Empreendedor com Simplicidade

Use o poder da simplicidade e faça seu negócio crescer


A simplicidade leva você muito longe no mundo dos negócios e na vida.

Entretanto, sabemos que é muito difícil buscar a simplicidade nesse mundo tão complexo dos negócios.


A área do empreendedorismo, como a vida, é confusa, indeterminista e cheia de imprevisibilidade.


Frequentemente, os empreendedores se deparam com escolhas nada claras e consequências desconhecidas para cada decisão.


É nesse cenário intrincado que os bons empreendedores procuram constantemente simplificar os problemas, as decisões e as soluções.


Isso não tem a ver com eliminar os fatos ou ignorar os detalhes, mas sim ter clareza de pensamento na hora de tomar uma decisão.


A simplicidade requer clareza de pensamento


Essa clareza definirá, como empreendedor, quem você é e quem não é, o que você acredita ou não, o que você faz ou evita e, em última análise, como você molda seu futuro.


Quando sua filosofia empresarial única é bem moldada, ela infunde reflexão e velocidade em seu trabalho. 


Transforma ambiguidade em clareza. 


A ilusão de que as coisas são mais complicadas do que realmente são pode ser apagada pela clareza de seus pensamentos e prioridades, o que o capacitará a simplificar problemas, decisões e soluções.


Uma dica para organizar seus pensamentos é manter uma sequência lógica das etapas que precisam ser realizadas sempre que estiver em busca de soluções.


O segredo do sucesso é a simplicidade 


“Para empreender com sucesso, o segredo é fazer as coisas bem feitas e com simplicidade.”


Essa afirmação foi feita por ninguém menos do que o presidente do Conselho de Administração da Tramontina, Clovis Tramontina.


Para Tramontina, a simplicidade está no DNA da empresa. 


“Sempre visamos o melhor desempenho procurando soluções simples para problemas complexos. A objetividade é a lição de simplicidade da Tramontina.”


Podemos observar essa filosofia nos produtos da marca que são simples, porém de excelente qualidade.


“É assim que unimos 18 mil itens em um só objetivo: entregar qualidade que melhore a vida das pessoas.” afirma Tramontina.


Seguindo essa mesma linha de pensamento, José Galló, executivo que liderou o crescimento da rede varejista Renner por quase três décadas, conta em seu livro “O poder do encantamento”, que o segredo do crescimento das lojas Renner foi a simplicidade. 


Após pesquisar as principais varejistas de sucesso de mercado, Galló chegou a conclusão de que a simplicidade era o maior diferencial competitivo entre elas.


A partir disso, passou a implementar esse pensamento nas operações do grupo Renner, o que melhorou muito os resultados da organização. 


Simplificar aumenta a produtividade


A internet está cheia de empreendedores dando conselhos sobre como administrar nosso negócio, não é mesmo?


Que software usar, o mais novo app "sensação do mercado", listas de tarefas e assim por diante.


Toda essa enxurrada de informações pode, muitas vezes, mais atrapalhar o nosso dia a dia do que realmente ajudar a resolver nossos problemas.

Por isso, observe quais são os processos do seu negócio que não são tão eficientes quanto você pensava, e pesquise se pode substituí-lo por algo mais prático.


Muitas vezes, um software mais simples vai te ajudar muito mais do que aquele que o empreendedor de sucesso da internet te indicou.  


Ou seja, simplificar seus processos vai deixar o seu negócio menos confuso e aumentar a sua produtividade.


Apesar de não ser uma tarefa fácil, a simplicidade é fundamental para fazer o seu negócio crescer.


Além disso, é preciso muito trabalho para trazer a clareza necessária ao seu empreendimento e tangibilizá-la na sua gestão.

 

Com o mundo tornando-se cada vez mais complexo, a célebre frase de Leonardo da Vinci "A simplicidade é o último grau de sofisticação" nunca fez tanto sentido e é uma valor humano que gera resultados positivos. Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

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