segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

3 dicas de autocuidado de empreendedores bem sucedidos

A maioria dos empreendedores tem dificuldade para cuidar de si mesmos.


Talvez você já deve ter ouvido o famoso “trabalhem enquanto eles dormem”, não é mesmo?


Eles se orgulham de trabalhar doze, dezesseis horas por dia.


Se você já passou o dia todo mergulhado no trabalho e só percebeu que a única coisa que você comeu foi aquele fast food à noite, você sabe do que eu estou falando.


Só que esse estilo de vida estressante acarreta em muitos prejuízos para a saúde física e mental.


Mas existem empreendedores de sucesso que souberam muito bem administrar seus negócios sem deixar o autocuidado de lado.


Por isso, neste artigo trago 3 dicas de autocuidado de empreendedores bem sucedidos pra você começar agora a cuidar da sua saúde. 


Por que cuidar de si mesmo é importante para a saúde do seu negócio?


Ser empreendedor é uma escolha que exige desafios diários. Contas pra pagar, medo de fracassar, horas de sono perdidas, tudo isso acaba se tornando uma grande fonte de estresse.


E todo esse estresse mais dia ou menos dia vai acabar cobrando o seu preço: diminuindo a sua produtividade, causando ansiedade, depressão ou insônia. 


Em casos mais graves, pode levar você a ter síndrome de burnout.


Segundo o Ministério da Saúde, “A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.” 

Uma pesquisa de 2018 da Harvard Business Review com 326 empreendedores americanos —96% deles em companhias com menos de 250 funcionários — mostrou que 25% dos empresários têm ao menos um início de burnout.


Com certeza o excesso de estresse acaba impactando negativamente no seu negócio, concorda?


Muitos empreendedores tendem a colocar as próprias necessidades em último lugar. Normalmente são tão focados nas questões e oportunidades de negócios do dia a dia que é fácil se deixar levar. 


Além disso, em nossa cultura, existe a tendência de valorizar a 'agitação' e admiração por aqueles que não têm tempo para dormir e que estão ocupados demais construindo seu império para descansar e relaxar.


E isso pode ser fatal para qualquer empreendimento. 


Desse modo, ter uma rotina de autocuidado torna-se essencial para o empreendedor que quer manter a saúde física, mental e a do seu negócio.


O autocuidado é qualquer atividade que você realiza voluntariamente que o ajuda a manter sua saúde física, mental ou emocional.


E como podemos cultivar hábitos mais saudáveis na nossa rotina?


Sabemos que a mudança de hábitos pode ser bastante desafiadora. Os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias, diz um estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte.


Por isso, se você quer ter uma vida com menos estresse, ansiedade e todos os sintomas associados ao desgaste físico e emocional, vai precisar de uma boa dose de força de vontade.


Inspirado por grandes empreendedores de sucesso, trago 3 dicas de autocuidado  de empreendedores bem sucedidos.


  1. Tenha uma boa alimentação


Comer refeições e lanches balanceados o ajudará a manter sua energia, melhorar seu humor, manter o foco e ser mais produtivo.


John Mackey, CEO da Whole Foods Market, rede de supermercados nos EUA que vende produtos integrais e naturais, fez fortuna vendendo alimentos saudáveis ​​aos consumidores.


Mas Mackey também vive o estilo de vida que prega.  Vegano há décadas, ele acredita que uma alimentação saudável deve ser baseada em produtos naturais e pouco processados. Mas, tirando este caso isolado, não significa que é necessário ser vegano, a questão toda é uma alimentação saudável.


Sabemos o quanto é difícil manter uma rotina saudável de alimentação na correria do dia a dia. Porém, com alguns hábitos simples é possível trazer mais qualidade de vida na hora das refeições. 


Uma dica é: organize-se. Ou seja, separe um momento para planejar as refeições durante a semana. 


Prepare no final de semana pequenas marmitas e lanches que irá consumir ao longo dos dias. Isso evita correr pros aplicativos de comida quando bate aquela preguiça de cozinhar.


Por fim, se você não sabe que escolhas deve fazer e/ou como se planejar, consulte um bom nutricionista para auxiliá-lo nessa tarefa. Entenda os grupos de nutrientes para café da manhã, lanches, almoço e jantar. 


  1. Pratique exercício físico


É sempre bom lembrar que ter uma rotina diária de exercício físico é excelente para manter o corpo e a mente sã. 


Para o bilionário Richard Branson, fazer um bom treino diário é uma obrigação. De acordo com Branson, fundador do Virgin Group, permanecer ativo faz parte do que o tornou bem-sucedido, pois o obriga a se aplicar mental e fisicamente.


“Duvido seriamente que teria tido tanto sucesso em minha carreira (e feliz em minha vida pessoal) se não tivesse sempre dado importância à minha saúde e preparo físico”, escreve ele no seu blog.


Branson afirma que malhar o ajudou a guiar seus empreendimentos para um sucesso incrível, permitindo-lhe dobrar sua produtividade diária. 


É um ótimo motivo pra começar a se movimentar, não acha?


Escolha uma atividade física que esteja dentro das suas possibilidades e que você goste e comece a praticá-la mesmo sem muita disposição. Logo os resultados vêm e você não vai querer mais uma rotina longe dos exercícios. E, praticar uma rotina de caminhadas ou exercícios físicos é uma questão de hábitos, começar devagar e continuamente é o segredo, pois é uma questão de habituar seu cérebro, sem forçar para não desanimar, a rotina deve ser amiga, ou seja todos os dias.


  1. Cultive a espiritualidade


Isso não significa que você deve seguir uma crença religiosa. Aqui me refiro à espiritualidade como um momento em que você pode aquietar sua mente e se auto-observar.


É uma questão de dedicar um tempo para estar autoconsciente; para reunir seus pensamentos, refletir sobre o dia e fazer um balanço de onde você está e para onde está indo.


Uma ferramenta muito utilizada pelos grandes empreendedores para cultivar a autoconsciência e a mente relaxada é a meditação. 


Jack Dorsey, CEO e fundador do Twitter, por exemplo, é adepto da prática. Dorsey acorda muito cedo e um dos hábitos adotados pela manhã é a meditação. Ele diz que meditar torna seu dia a dia muito mais produtivo.


Um empresário saudável, relaxado e seguro tem muito mais chances de obter sucesso no seu negócio.


Comece agora a incluir hábitos saudáveis na sua rotina de empreendedor e em breve você começará a colher os benefícios na sua saúde física e mental.


E claro, se estiver muito difícil fazer isso sozinho, procure a ajuda de um profissional.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

Nomofobia: Empreendedor, saiba se você está viciado no seu smartphone


Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário