quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

5 lições de vida empreendedora que o ajudarão a cometer menos erros


Não considero necessariamente que cometer erros seja uma coisa ruim, porque aprendi muito mais com eles do que com meus sucessos. Se você admite os erros que cometeu e faz o melhor para aprender com eles, eles podem ser úteis, com certeza. Eu gosto de pensar neles como males necessários.
Tendo dito isso, quem não quer fazer menos deles? Considere empregar essas cinco dicas para cometer menos erros:

1. Siga seu instinto


Ao longo dos anos, aprendi a confiar em meus instintos, porque eles estão quase sempre certos. Se algo não parece ou parece certo, provavelmente há uma razão. Faça a devida diligência e examine o que quer que esteja relacionado a você. Você sabe mais do que pensa que sabe. Se ele anda como um pato e se parece com um pato - provavelmente é um pato.

2. Deixe o tempo estar do seu lado


A decisão precipitada tem sido a causa da maioria dos meus erros. Isto é especialmente verdade quando se trata de negociações. Se a parte com a qual você está negociando quiser que você tome uma decisão rápida - por qualquer motivo - deixe que isso sirva como um aviso. Tomar boas decisões leva tempo. Sempre haverá razões aparentemente “boas” para a urgência. A boa tomada de decisões requer perspectiva e a perspectiva vem com o tempo. A maioria das decisões pode esperar.

3.  Não perca seu tempo com as pessoas erradas


Tentar convencer pessoas a fazer algo que elas não estão fazendo atualmente tem sido uma fonte de angústia na jornada de muitos. Normalmente empreendedores tem vendido suas invenções por um longo tempo, passam muito tempo mostrando suas ideias para pessoas de diferentes setores e até frustram-se. A verdade é que a maioria das pessoas não está disposta a arriscar algo fora de sua zona de conforto. É muito difícil vender - mesmo que você tenha uma ótima ideia. Se estais vendendo uma variação de uma maçã, é melhor encontrar alguém que esteja comprando maçãs. 

4.  Perceba que algumas coisas não são destinadas a ser, não importa o quanto você as queira


Lutar demais as vezes por ser um teimosia, é muito diferente do que uma persistência inteligente. Pensar que a força de vontade sozinha é suficiente, mas não é. Romper questões sistêmicas fora do controle dá um trabalho enorme e quase na totalidade das vezes é ineficaz. Se você forçar demais, o tempo todo, vai acabar por arrepende-se. Claro, há uma linha tênue entre pressionar demais e desistir com muita facilidade. Leva tempo para navegar.

5. A voz por telefone


A falta de comunicação acontece com muita facilidade por e-mail e mensagerias (ex. whats) escritas! Se você estiver em dúvida, pegue o telefone e ligue. E-mail é uma forma muito eficiente e conveniente de comunicação. Mas porque é tão impessoal, suas palavras e intenções podem ser mal interpretadas. Primeiro, sempre se esforce para ser o mais claro possível, mesmo quando estiver com pressa, e lembre-se de ler o que você escreveu antes de enviá-lo. Se você sentir que um conflito em potencial pode estar se formando, pegue o telefone e converse sobre isso. Vale a pena o menor inconveniente. Muitos problemas podem ser evitados dessa maneira. Relacionamentos são construídos através de conversas dinâmicas. Portanto, esforce-se para pegar o telefone e, melhor ainda, conhecer pessoalmente as pessoas com as quais você está se correspondendo.
Um erro é realmente apenas um erro se você continuar a fazê-lo. Você está perdendo uma oportunidade de ser e fazer melhor se você não analisar o seu.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 19 de dezembro de 2018
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/5-licoes-de-vida-empreendedora-que-o-ajudarao-a-cometer-menos-erros


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário