Os
produtos, assim como os seres vivos, passam por diferentes fases na vida. Desde
o momento em que é lançado e introduzido no mercado até a sua retirada, o
produto passa pelos estados de introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Para Las Casas (2009, p. 201), compreender cada uma das fases desse ciclo de vida
é uma parte importante para a formulação das estratégias de marketing. O
gráfico representa esse ciclo de vida e suas quatro etapas em relação aos eixos
vendas ($) e tempo (t):
Estágio
introdução: como o próprio nome sugere, é a inserção do produto no mercado,
como o consumidor sabe muito pouco sobre ele, o esforço nessa fase se dá na
divulgação do produto/marca.
Estágio de crescimento: após ter sido inserido no mercado, as vendas e os impactos da concorrência no mercado começam a aumentar. Baseados nessa realidade, os lucros estão diretamente relacionados com o diferencial do produto no mercado.
Estágio de maturidade: como o nome sugere, é nessa etapa que as vendas já estão estabilizadas, pois o produto atingiu a maturidade no mercado, deixando de conquistar novos clientes. Para que o produto possa manter sua posição no mercado por muitos anos, devem-se incrementar os negócios e a diferenciação de marcas, pois a competição torna-se grande nesse estágio.
Estágio de declínio: a competição fica mais acirrada uma vez que a procura e as vendas caem. Nessa etapa, produtos são retirados e substituídos no mercado.
A
cultura de inovação com sustentabilidade numa organização faz-se necessária, a
fim de encontrar produtos e formas de expansão com crescimento, e a
criatividade (já dizia Peter Drucker: ...a simplicidade tende ao
desenvolvimento, a complexidade à desintegração) é a mola mestra para
jamais entrar em declínio, como exemplo a 3M Company criada em 1902 em
Minnesota no EUA, onde é sempre vista como uma das mais inovadoras do mundo e
com parques industriais em mais de nove unidades aqui no Brasil e agrega mais
de oitenta mil colaboradores no mundo.
E,
por falta da Inovação Sustentável podemos citar grandes companhias que
desapareceram e estiveram no grande topo um dia como: Kodak, BlackBerry,
América Online AOL, Atari Games e Blockbuster. Mas, é importante entendermos
que Cultura da Inovação deve estar e ser intrínseco na Organização de forma
sustentável e obstinada, pois podemos citar aqui o caso da Xerox que sempre
teve um "departamento de inovação", porém, quase veio a falência e
hoje vale muito menos do que 20 anos atrás, de que adianta um time para inovar
na geladeira ou sem gestão? Um dos males é o foco no produto ou serviço apenas,
e, neste mundo vertiginoso de mudanças o presente está a um ponto de tornar-se
passado em pouquíssimo tempo.
A
manutenção do estágio de maturidade dar-se-á com o processo sistêmico da
cultura de Inovação Sustentável, com gestão integrada por e para todos os
colaboradores, é o que fará a diferença para a perpetuidade da organização.
Grande
abraço e bom trabalho.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 10 de novembro de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/ciclo-de-vida-do-produto-e-a-necessidade-da-inovação-sustententável-como-cultura
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 10 de novembro de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
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