quarta-feira, 11 de março de 2015

O Arquétipo do animal de poder Tigre


O animal de poder faz parte da cultura xamânica e mostra que os animais têm muito a nos ensinar. Continue a leitura e saiba mais sobre o arquétipo do tigre.

O Arquétipo do animal de poder Tigre

Uma qualidade que todo o empreendedor deve preservar é a capacidade de observar e aprender. Uma estratégia para isso é se conectar a um animal de poder.

Mas o que é o animal de poder?

O animal de poder tem sua origem no xamanismo, um conjunto de crenças antigas que busca em elementos da natureza a conexão com o espiritual e divino.

Nesta filosofia, cada pessoa possui três totens de poder: Planta, Pedra e Animal. Eles servem como guias para o autoconhecimento e auxiliares nos desafios de vida.

Cada pessoa possui um animal de poder, um arquétipo espiritual da sua personalidade.

Antigamente, as pessoas se inspiravam neles para aprender a caçar, nadar e sobreviver nas florestas. Hoje eles são utilizados como referência para enfrentar os problemas das cidades e para o autoconhecimento.

A descoberta do seu animal de poder é uma etapa importante no xamanismo e só é possível com a ajuda de um mestre xamã. Pois, nem sempre o espírito animal é representado por um bicho que você gosta ou acredita ser parecido com você.

A simbologia dos animais de poder

Segundo esta crença cada animal tem qualidades, mensagens e ensinamentos específicos para passar aos seres humanos.

Para ficar fácil de entender, segue um exemplo:

Arquétipo do Tigre

O tigre (nome científico: Panthera tigris), está entre os maiores felinos do mundo, chegando a medir mais de 3 a 5 metros de comprimento e pesar 300 quilos. Ele só perde para o ligre, cruzamento entre leão e tigre.

Além do tamanho ele é reconhecido principalmente pela cor alaranjada e as suas listras, que auxiliam na camuflagem e na identificação, pois nenhum tigre tem um padrão igual ao outro.

É um animal de poder cultuado especialmente no continente asiático, onde surgiu a espécie. Lá ele é sempre representado como símbolo de força e preparação.

Na China, por exemplo, acredita-se que as marcas na testa dos tigres formam um símbolo conhecido como “wang”, que significa rei.

Por isso, ele foi escolhido para representar o crescimento e industrialização da Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura, os chamados Tigres Asiáticos.

Mas, o que os tigres têm para nos ensinar?

Um dos pontos fortes deste animal de poder é o planejamento, embora sejam animais grandes, conseguem chegar próximo às presas sem serem notados.

Mas se algo dá errado e a caça percebe que está sendo observada eles interrompem a perseguição e esperam um momento oportuno.

Então, uma das primeiras lições deste seres é: planejar e saber o momento certo da ação.

Também os tigres preferem caçar bichos maiores de 30 a 900 quilos. Para isso eles criam armadilhas elaboradas, mostrando que ele sabe agir com inteligência.

Para quem está abrindo um negócio ou deseja lançar um novo produto essas características são essenciais.

Afinal, você precisa analisar o mercado, montar um plano, definir metas, saber os custos, escolher os sócios, enfim, precisa estar preparado para agir na hora certa.

Mas os tigres também mostram a importância de estar alerta às oportunidades que surgem no seu caminho.

Aliás, esta é uma das qualidades mais relevantes deste animal de poder dentro do xamanismo: foco no presente.

Um atributo valoroso para viver no mundo dos negócios, pois surgem oportunidades todos os dias, mas é preciso estar atento ao mercado para percebê-las.

Mais um destaque dos tigres é a sua visão, ao contrário dos gatos domésticos as suas pupilas são redondas, o que diminui a sua visão noturna.

Contudo, ainda é 6 vezes melhor que a de um ser humano, assim, ele consegue enxergar de longe as presas e também os inimigos.

Estas habilidades são fundamentais para um gestor, pois ele deve prestar atenção aos acontecimentos ao seu redor, principalmente com relação a sua equipe, interferindo quando necessário, elogiando o bom desempenho e comemorando as vitórias.

Outra característica deste animal de poder é a determinação e persistência. Quando vão atrás de uma presa, eles não desistem até alcançá-la.

Um tigre adulto consegue atingir a velocidade de 49 a 65 km/h em distâncias curtas. E no momento que estão em uma caçada se mantêm totalmente focados no seu objetivo.

Esta característica é fundamental para um empreendedor ter sucesso na sua jornada, pois as dificuldades sempre aparecem e se você não seguir firme no seu propósito, elas podem te fazer desistir.

Ainda, outros atributos dos tigres são a liderança e a nobreza.

Quando estão em bando, diferente dos leões, as fêmeas e os filhotes são os que comem primeiro. Também as brigas por alimento são raras, na maioria das vezes cada um espera a sua vez.

Outra curiosidade é que os tigres têm a capacidade de paralisar as suas presas.

Junto com o seu rugido eles emitem infrassons inaudíveis para os seres humanos, mas que causa sensação de medo e ansiedade, paralisando a sua presa por poucos segundos, permitindo um ataque certeiro.

Esta é só uma pequena demonstração da força deste animal de poder.

Contudo, além das vantagens este animal de poder também tem certos “efeitos colaterais”.

Por exemplo: o foco e determinação caso não sejam bem dosados podem levar ao estresse e irritabilidade.  Pois, mesmo planejando com cautela, nem sempre as coisas acontecem da forma como gostaríamos.

Também o excesso de confiança e poder podem causar agressividade com as pessoas ao seu redor.

Então, é muito importante manter o equilíbrio.

Ensinamentos de outros animais de poder

Além dos tigres, podemos aprender observando o comportamento de outros animais, seguem 5 exemplos.

Abelhas: elas são ótimas referências quando se fala em trabalho árduo e harmonia, mas podem ficar presas a processos e não perceberem os acontecimentos ao seu redor.

Águias: ensinam que é preciso coragem para voar mais alto e força para alcançar os seus objetivos.

Borboletas: mostram como as transformações são fundamentais para o crescimento, por isso, é importante estar aberto ao novo.

Cavalos: um dos animais mais importantes do xamanismo, porque ele representa a ponte para o mundo espiritual. É um exemplo de força e bravura para superar os obstáculos.

Formigas: as formigas são um exemplo de estratégia, paciência e poupança, pois armazenam suprimentos para os momentos difíceis.


E você? Acredita que os animais têm algo a nos ensinar?

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores

          


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

4 comentários:

  1. Amei suas explicações.
    Gratidão por essa matéria.
    Meu arquétipo é tigre.
    Desde meus 12 anos tenho o nome de Vânia Tugrim.
    Agora eu entendo!
    GratiLuz!

    ResponderExcluir
  2. Muito enriquecedor seu conteúdo!
    Parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir