terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um guia rápido sobre Administração Holística

Você conhece a Administração Holística? Esta estratégia de gestão entende que a visão global é essencial para o sucesso de um negócio. Quer saber mais? Continue a leitura.

Um guia rápido sobre Administração Holística

“O todo é maior do que a simples soma das partes”. Esta frase de Aristóteles resume bem o que é a Administração Holística, onde a empresa deve ser vista como um conjunto único e não uma série de setores individualizados.

Buscar este ponto de vista é uma excelente oportunidade para melhorar os resultados da empresa e comprometimento dos funcionários.

Quer saber como? Então continue a leitura e aprenda mais sobre a Administração Holística e como colocá-la em prática.

O que é Administração Holística?

A Administração Holística prega que os colaboradores de uma companhia precisam ter a visão do todo (holística vem da palavra grega holos, que significa "todo" ou "inteiro").

Esta forma de pensar a empresa acontece muito no início do negócio ou em pequenos empreendimentos, já que a equipe é reduzida e se faz de tudo um pouco.

Mas mesmo nestes casos o processo não está completo, pois não basta que os funcionários entendam todos os procedimentos, eles precisam saber a importância do seu papel dentro daquele contexto.

Por isso, a administração holística segue a mesma filosofia de Richard Branson:

"Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.”

Outra característica da administração holística é a “despartamentização”, ou seja, ao invés das equipes montarem os seus objetivos e ações considerando somente a realidade do seu setor, também pensam no que é importante para a empresa com um todo, nada de departamentos em cada um no seu quadrado!

Mas vale destacar que isso não significa que uma unidade de trabalho pode “se intrometer” no trabalho do outro, mas sim que ambos terão como prioridade o bem-estar de todas as partes.

Vantagens da Administração Holística

Conheça os benefícios que esta forma de gestão traz para uma empresa.

Comprometimento dos colaboradores

Uma equipe valorizada é mais engajada e consequentemente gera melhores resultados. Sendo assim, faz parte de um gerenciamento holístico desenvolver este sentimento nos funcionários.

Os principais ganhos com o comprometimento são:

  • Novas ideias: o funcionário deseja que a empresa cresça por isso pensa em estratégias para melhorá-la.
  • Eficiência: colaboradores comprometidos entregam ótimos resultados de forma rápida.
  • Bom clima organizacional: o que facilita a comunicação e agiliza os processos.
  • Retenção de talentos: quando há valorização a tendência é que os colaboradores permaneçam na empresa.
  • Diminui os conflitos: quando os funcionários estão alinhados no mesmo objetivo, há menos divergências.

Otimização do tempo e resultados

Não é incomum nos fechamentos do mês que fique uma nota ou um pagamento faltando. Então o setor financeiro passa um bom tempo tentando identificar de onde vem aquele dinheiro.

Este tempo perdido é extremamente prejudicial para empresa, pois atrasa outros processos e deixa os funcionários estressados.

Porém, com se aplicada a visão holística estes problemas são minimizados.

Sinergia entre os setores

Um dos principais papéis da administração holística é melhorar a comunicação e entendimento entre os setores.

Para exemplificar, acompanhe este cenário:

O setor comercial de um hotel promete para um cliente importante que ele poderá fazer o check-in antecipado sem nenhum custo. Porém, o representante comercial não avisa a recepção, logo quando o cliente chega ao hotel ele é informado que a entrada antecipada será cobrada.

O cliente argumenta com o recepcionista que precisa parar todo o atendimento para entrar em contato com o setor comercial e confirmar sobre o check-in antecipado.

Nesta situação, o cliente fica irritado, o recepcionista estressado e o atendimento demora mais tempo do que deveria.

Este transtorno não aconteceria se o representante comercial tivesse inserido esta informação na reserva.

Por essa razão a Administração Holística é tão importante, pois ela cria mecanismos para evitar que estes episódios ocorram.

Mais acertos

Quando a comunicação entre os setores flui e os funcionários estão comprometidos com a empresa e com os resultados é natural que os erros diminuam.

É só pensar na situação do tópico anterior, se houvesse um sistema que integrasse o setor comercial ao setor de recepção aquela situação não aconteceria.

Também a empresa não terá “pontos fracos” como um ótimo setor de atendimento, mas um péssimo departamento de pós-venda.

O que deixará os clientes satisfeitos e consequentemente trará bons negócios.

Como desenvolver uma gestão holística?

Para que a Administração Holística aconteça verdadeiramente em uma empresa, o gestor tem um papel fundamental. Afinal, ele deve ter a visão global da organização e saber como cada setor precisa interagir com os outros.

No entanto, criar esta visão holística certas tarefas precisam ser cumpridas.

Conhecer a fundo a empresa: o gestor deve entender sobre como cada setor funciona, quais são os seus desafios e suas capacidades.

Analisar o ambiente externo: observar o ambiente externo (situação econômica, política e a concorrência) e como ele se relaciona com a empresa.

Saber o propósito da empresa: a missão, visão e valores de uma empresa é a peça chave para que os colaboradores entrem em sintonia, por isso o gestor deve estudá-las a fundo.

Assim, o gestor terá bagagem suficiente para formular as estratégias necessárias para que a empresa pratique a Administração Holística.

Como praticar Administração Holística na sua empresa?

Existem estratégias para implementar a administração holística nas empresas seguem 3 delas:

1.   Tenha um responsável pela visão holística

Este profissional irá criar estratégias, solucionar os problemas de comunicação interna e externa, coordenar processos e as inter-relações entre os setores.

Normalmente, esta responsabilidade fica a cargo do setor de relações humanas, ou então delega-se um colaborador específico para esta função.

 2.   Conciliar o propósito da organização com os dos colaboradores

Como apontei lá em cima, o comprometimento é a base para que a Administração Holística funcione. Contudo, se os objetivos dos membros da empresa não estiverem em harmonia dificilmente isso irá ocorrer.

Portanto, é necessário, treinamentos, palestras em alguns casos até troca de funcionários para que estes objetivos sejam alinhados.

3.   Rodízio de funções

Uma tática para melhorar a interação entre os setores é desenvolver a troca de funções de colaboradores, o que facilita o entendimento dos procedimentos.

Também é possível fazer visitas a filiais ou sedes em outras cidades para conhecer a realidade desses locais.

 

Como você pode ver, a Administração Holística traz muitos benefícios para qualquer empresa, pois a visão global e com foco nos colaboradores diminui os erros e fortalece o negócio.

Mas e você? Já aplica a Administração Holística na sua empresa?

Bom trabalho e grande abraço!

Rafael José Pôncio




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