terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Princípio de Pareto: como a regra 80/20 pode ser aplicada nos negócios

O Princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados são gerados por apenas 20% das causas. Descubra como utilizar essa ferramenta na sua empresa.

O Princípio de Pareto ou Regra 80/20 é uma ferramenta criada a partir da tendência que 80% dos resultados são gerados por apenas 20% das causas.

Essa regra pode ser aplicada nos negócios para melhorar diversos fatores como a gestão, a produtividade, a qualidade e até as ações de marketing e vendas.

Continue a leitura e descubra como o Princípio de Pareto pode melhorar o dia a dia da sua empresa.

A História do Princípio de Pareto

Embora seja bastante aplicado na administração e gestão de negócios, o Princípio de Pareto ou Regra 80/20 surgiu a partir de um estudo feito pelo sociólogo, teórico político e economista italiano Vilfredo Pareto.

Em seu estudo, Vilfredo Pareto identificou que a distribuição de renda e riqueza seguia um padrão onde a maioria dos bens (80%) se concentrava em uma pequena parte da população (20%).

Com o aprofundamento da pesquisa, Pareto percebeu que essa relação estava presente também em outros campos como nas plantações de ervilha, notando que apenas 20% das vagens produziam cerca de 80% das ervilhas.

Tendo como base os estudos feitos por Vilfredo Pareto, o consultor de negócios, Joseph M. Juran estabeleceu o Princípio de Pareto ou Regra 80/20, afirmando que "80% das consequências advém de 20% das causas”. Para facilitar a compreensão seguem alguns exemplos:

  •  80% do faturamento é resultado de 20% dos produtos;

  •  80% dos resultados são gerados por 20% do investimento;

  • 80% das reclamações são feitas por 20% dos clientes.

É claro que nem sempre a proporcionalidade é exatamente a mesma, no entanto, o mais importante a se considerar é que uma pequena parte das ações é responsável pela maioria dos resultados, então se você concentrar os esforços nas tarefas principais você acabará obtendo mais ganhos.

Aplicações do Princípio de Pareto

A Regra 80/20 pode ser utilizada em vários aspectos da vida profissional e pessoal, contribuindo para a identificação das prioridades e benefícios.

A forma mais simples de colocar em prática o Princípio de Pareto é seguindo essas etapas:

  • Estabeleça um objetivo: para conseguir priorizar as atividades é fundamental ter claro qual é o propósito do seu negócio.

  • Faça uma lista: agora você faz elenca todas as atividades que você precisa fazer.

  • Organize a lista em ordem decrescente: ou seja, coloque no topo o que é mais relevante e no final o que é menos relevante.

Uma forma bem simples de trabalhar com o Princípio de Pareto é reservar os primeiros minutos do dia para estabelecer as atividades mais importantes do dia.

Desta maneira além de ser mais produtivo, você não ficará com a sensação de que “trabalhou demais” sem chegar a lugar algum. Seguem outros exemplos de utilidades para a Regra 80/20 no seu negócio:

Aumento da produtividade

Uma das maiores utilizações do Princípio de Pareto é para aumentar a produtividade, concentrando-se mais nas atividades essenciais e deixando menos tempo, ou delegando para outras pessoas as atividades secundárias.

Por exemplo: você acabou de iniciar um negócio e percebe que gasta bastante tempo fazendo relatórios, enviando e-mails, arquivando documentos. Estas tarefas contribuem muito pouco para os lucros da empresa.

Ao notar isso, você pode contratar outra pessoa para cuidar dessas tarefas ou até descartar algumas atividades. 

Também é importante ter em mente que embora apenas 20% das tarefas tragam 80% dos resultados, o restante das atividades não deve ser ignorado, afinal eles também contribuem para o desenvolvimento da empresa.

Auxílio na tomada de decisão

Tomar as melhores decisões é um grande desafio para a maioria dos gestores, afinal uma escolha equivocada pode prejudicar a empresa ou piorar ainda mais um problema.

O Princípio de Pareto pode ajudar a encontrar o problema principal e a melhor solução para ele, uma forma de chegar a essa conclusão e fazendo as seguintes etapas:

  1.  Faça um levantamento dos problemas que o negócio está enfrentando;

  2. Identifique as principais causas desses problemas;

  3.  Agrupe os problemas em categorias semelhantes;

  4.  Defina o impacto que cada uma das dificuldades apontadas tem na empresa;

  5.  Desenvolva uma solução focada nos 20% problemas principais.

Por exemplo: você está começando um negócio e percebe que mesmo trabalhando muitas horas por dia você e sua equipe não conseguem dar conta das demandas.

Aplicando o Princípio de Pareto você nota que o atendimento ao cliente está consumindo muito tempo dos colaboradores sem impactar nos lucros do negócio. São muitos e-mails e ligações para tirar dúvidas iniciais das pessoas que entram em contato.

Com esse resultado você decide contratar uma ferramenta de automação para responder essas primeiras dúvidas e otimizar o atendimento ao cliente.

Melhorar os resultados das ações de marketing

Outro campo que você pode utilizar essa metodologia é o setor de marketing, principalmente no meio digital, onde é possível mensurar diversos resultados.

Adotando a Regra 80/20 para a coleta e análise dos dados é possível planejar novas ações e desenvolver campanhas mais assertivas.

Por exemplo: partindo da ideia de que 80% do tráfego gerado no seu site é causado por 20% dos conteúdos, há uma grande oportunidade de melhorar os resultados das suas ações.

Uma das maneiras é mapeando quais os canais (blogs, redes sociais, e-mails marketing) e identificar quais estão gerando os melhores resultados e quais são os conteúdos que tiveram números mais positivos.

Também com base na premissa que 80% do faturamento é resultante de 20% dos clientes, você pode criar ações exclusivas para esse público, aumentando as suas chances de sucesso.

Qualidade com o Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto é uma das 7 ferramentas da qualidade, sendo muito utilizado na qualidade como uma ferramenta visual para indicar quais são as prioridades.

O diagrama é composto por barras e uma linha que o percorre. Nas barras são colocadas as causas, atividades ou itens responsáveis pelos resultados organizados de maneira decrescente. Já a linha representa a porcentagem acumuladas das causas, conforme exemplo abaixo:

 

O Diagrama de Pareto é mais utilizado quando se está trabalhando em diversas causas, pois facilita a visualização dos elementos. Também é utilizado para quantificar as categorias, mas para isso é necessário ter todos os dados para uma análise mais precisa.

A forma de construir esse gráfico é:

  1. Estabelecer quais serão os elementos comparados no gráfico;

  2. Coletar as informações necessárias;

  3. Determinar a medida de comparação (frequência, tempo, custo);

  4. Categorizar os dados;

  5. Listar os elementos dos mais frequentes para os menos frequentes e desenhar as barras em ordem decrescente;

  6. Traçar a linha que representa o percentual acumulado;

  7. Analisar o diagrama identificando quais são as prioridades.

Desta maneira você terá ainda mais resultados com a ajuda do Princípio de Pareto.

Bom trabalho e grande abraço.

Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:


Cálculo do Ebitda: um dado essencial para conseguir investimentos



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário