Como valorizar a sua reputação empreendedorial: veja maneiras de construir uma boa imagem pessoal e ser exemplo de boa conduta no ambiente de trabalho
Para alcançarmos o sucesso nos negócios, diversas competências e habilidades precisam ser desenvolvidas. Além do conhecimento técnico, é extremamente relevante priorizar também o aprimoramento de habilidades comportamentais e trabalhar fatores como imagem pessoal e reputação.
Podemos dizer que, no empreendedorismo, valorizar a reputação tem um peso ainda maior, ela é fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, quando um produto ou serviço é novo, sem parâmetros de uma grande empresa por trás, as pessoas só tendem a consumir e indicar o que de fato confiam.
A reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo e ao menor deslize tudo pode ruir. Por isso, enquanto empresário, é fundamental ter cuidado com a qualidade do produto/serviço, cumprimento dos prazos estabelecidos e prestação do melhor atendimento. Caso contrário, o cliente certamente deixará de consumir e recomendar a sua marca para outras pessoas. Saiba que ela está em constante avaliação e o resultado depende da percepção positiva ou negativa que os consumidores têm da sua entrega.
E qual a diferença entre reputação e imagem pessoal? Como fazer uma boa gestão de imagem e construir a reputação enquanto profissional e como marca? Qual a melhor maneira de ser reconhecido no mercado, pelos clientes e concorrentes? Essas respostas você encontra neste artigo. Acompanhe a leitura para saber mais!
Reputação X Imagem pessoal
Frequentemente, esses dois conceitos são empregados como sinônimos, mas são diferentes e, em muitos casos, precisam ser trabalhados em conjunto no campo profissional.
A imagem pessoal está relacionada à maneira como uma pessoa se apresenta e à percepção que as outras pessoas têm dela. Essa imagem não se restringe somente a parte estética e visual (que também é importante), mas também a forma de se expressar e se comunicar, a maneira de agir e se portar diante de determinadas situações. Assim, é importante construir uma imagem que seja condizente com o que você deseja passar as outras pessoas, como quer que elas lhe enxerguem. O mesmo vale para a imagem de uma empresa ou marca e a forma como pretende que ela reflita no público.
A reputação vai além e está ligada à maneira de conduzir o negócio e retrata seu caráter profissional por meio das suas atitudes e forma de atuar. É independente da imagem e leva tempo para ser construída e estabelecida. Por isso mesmo pode ser mais difícil de mudá-la, já que ela é baseada na questão da confiança. Se esta é quebrada, um trabalho enorme é demandado para reverter a situação e conquistar a reputação de volta.
Por que é importante para um gestor valorizar a reputação profissional e construir uma boa imagem?
A imagem pessoal é como um “cartão de visitas”, é o que apresenta um profissional e se for bem trabalhada pode abrir portas e gerar oportunidades. Como empreendedor ou gestor, a forma como você se apresenta para clientes, parceiros e liderados pode fazer toda a diferença.
Já valorizar a reputação e desenvolvê-la de maneira adequada é essencial para se tornar referência, conquistar a confiança do mercado, ter uma carreira sólida e fazer com que seu negócio prospere e tenha relevância junto ao público.
Passos para estabelecer a sua imagem pessoal com sucesso
1. Cuide da aparência e se atente ao dress code mais adequado ao ambiente
É importante dar atenção à aparência e vestir-se conforme a proposta do ambiente de trabalho, já que existem áreas que demandam mais formalidade, enquanto outras são mais informais. Não se pode ignorar esse fator mesmo quando se é o dono da empresa. Lembre-se que a sua imagem depende da percepção que os outros têm de você.
2. Trabalhe a sua comunicação
A maneira de se comunicar também vai refletir a sua imagem. Cuide da linguagem, da forma como se dirige às pessoas e busque passar a mensagem com clareza e objetividade.
3. Preste atenção em sua linguagem corporal
A comunicação não verbal também é importante. Portanto, cuide da sua postura e da sua linguagem corporal ao se comunicar com as pessoas. Tenha os ombros alinhados, a postura confiante e procure mostrar-se receptivo, sem braços cruzados e tensão no rosto.
Como desenvolver e construir a sua reputação como profissional
Priorize a ética acima de tudo
Como já destaquei, uma das bases da construção da reputação é a confiança. Por isso, é fundamental que a ética permeie a sua atuação profissional. Agir sempre com integridade, honestidade e idoneidade, qualquer que seja a situação, certamente contribuirá para que você tenha uma reputação inabalável.
Seja firme em seu posicionamento, tenha proatividade e atitude
Tenha uma abordagem proativa, seja eficiente e crie soluções. Assim, determine o seu posicionamento no mercado e trabalhe para consolidar a sua credibilidade.
Seja confiável e honre os compromissos estabelecidos
Para o estabelecimento de uma boa reputação, é essencial ter comprometimento e honrar os compromissos assumidos. Honre o combinado e não deixe clientes e parceiros na mão. A falta de comprometimento mina a confiança e contribui para que se tenha uma visão negativa do seu negócio que, como eu disse, é difícil reverter.
Trabalhe sempre com consistência e coerência
A reputação pode levar tempo para ser construída, por isso é importante ser consistente ao fazer o seu trabalho durante todo o tempo, atuando de maneira contínua e agindo com coerência, pensando em um resultado a longo prazo.
Busque ser uma referência em sua área de atuação
Como empreendedor, dominar determinado ramo no mercado e ser muito bom em um campo específico, tornando-se uma referência e elevando a sua reputação na área, pode fazer com que você se destaque e tenha sucesso em seu negócio. Por isso, empenhe-se em se diferenciar e a gerar valor para os produtos ou serviços oferecidos, sempre passando credibilidade.
Pensar a forma como você quer ser reconhecido no mercado envolve prezar pela imagem pessoal, buscando fortalecê-la, e valorizar a reputação, trabalhando com consistência para mantê-la diante de todos os desafios de uma gestão. Sendo assim, o meu conselho é não medir esforços para cuidar da sua reputação e da maneira como você e sua empresa são vistos pelos pares, clientes, parceiros e concorrentes. É algo que pode ser essencial para a consolidação da sua jornada empreendedora e da sua marca.
Bom trabalho e grande abraço.
Prof. Adm. Rafael José Pôncio
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