quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Prof. Rafael José Pôncio - Por que é importante se especializar em nicho de negócio? Entenda a relevância de ser um empreendedor especialista


Qual é o seu diferencial em sua área de atuação? O que você tem feito para se destacar como gestor do seu negócio? Pode não ser o caso, mas em determinados mercados se especializar em algo é o grande “pulo do gato” do empreendedor.

O que quero dizer é que desenvolver uma expertise e eventualmente tornar-se referência em áreas específicas de conhecimento pode expandir suas oportunidades empreendedoriais e aumentar as chances de reconhecimento no mercado da sua empresa, fazendo com que você se torne um profissional valioso, com possibilidades de levar o seu negócio para outro patamar. 


Mas, o que é ser um especialista? Entenda, com esta leitura, o conceito da especialização, o impacto que isso pode ter e o diferencial para quem empreende, além dos passos caso esse seja o caminho que você deseja seguir. 

O que significa ter expertise

A origem de expertise vem de experiência. Nesse contexto, quando alguém se torna especialista em determinada área, isso quer dizer que essa pessoa desenvolveu habilidades e competências e se aprofundou em conhecimentos e pesquisas sobre um assunto ou campo de estudo que lhe conferiram prática, experiência e diferenciação. 


Assim, geralmente o especialista tende a se destacar e ser uma referência, ainda mais se a área de conhecimento ou atuação for muito específica e complexa. 

Especialista X Generalista

Considerando que ser um especialista não é uma tarefa fácil, demanda muito esforço, tempo e dedicação, pode surgir a dúvida: dependendo da área, será que não é melhor ser mais abrangente e dominar um pouco de tudo? Afinal, o mercado hoje também exige empreendedores multifacetados, dinâmicos e flexíveis, que tenham conhecimentos múltiplos. 


A verdade é que não existe resposta certa para essa questão. É preciso ter em mente que cada um atende necessidades específicas. A melhor estratégia vai depender dos seus objetivos profissionais a longo prazo e das particularidades da sua área de atuação. Mas, uma coisa eu garanto - que um negócio focado gera muito mais qualidade de vida e formata processos de serviços na sua empresa do que ser generalista.


Em determinados setores, é a especialização que vai lhe ajudar — em muitos casos pode até ser determinante — a conseguir as melhores oportunidades. Fará tanta diferença e pode ser mais vantajoso ter um conhecimento mais focado e ter uma visão mais de nicho. Só é preciso ter cuidado com a superficialidade, pois isso não valoriza a empresa de ninguém.


Para uma pessoa que está começando a empreender, por exemplo, muitas vezes, ter conhecimentos gerais de várias áreas de uma empresa pode ser mais vantajoso e até primordial, principalmente no início. Porém, com o tempo, se especializar pode ser importante para se destacar, ter um diferencial e gerar valor para o seu empreendimento. Veja mais a seguir. 

A importância de se especializar em algo

Desenvolver uma expertise pode ser um grande diferencial e gerar grande impacto no futuro do negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma especialidade e experiência em determinada área de conhecimento pode aumentar as chances de reconhecimento na área em que atua, fazendo com que o seu trabalho seja referência para outros profissionais e valorizado no mercado concorrencial, principalmente quando se trata de serviços.


Eu costumo dizer que empresas de nicho possuem poucos concorrentes, pois entregam mais valor e se um empreendimento deste fecha, a sociedade sente sua falta, normalmente esses tipos de negócios cobram mais caro, mas, entregam um serviço ou produto diferenciado, isso é diferente de mercado do luxo, é geração de valor por excelência no conhecimento do cliente bem específico.


Como empresário e dono de um negócio, quanto mais especialista você for, maiores são as chances de se atingir públicos específicos e mercados mais nichados, que requerem conhecimento especializado em determinada área. 


Em outro ponto, se especializar em campos específicos que demandam pesquisa também pode contribuir para o desenvolvimento dessas áreas e inspirar outras pessoas, além de conferir destaque e elevar o seu nível de trabalho, sem falar da sucessão do know-how.  

Como desenvolver expertise e se tornar um especialista

Se a sua intenção é tornar-se um especialista, listo a seguir algumas dicas, que podem ser seguidas independentemente da área. Como mencionei, uma especialização requer dedicação, mas acredito que esses podem ser os primeiros passos para quem ainda está um pouco perdido e não sabe por onde começar no caminho de se especializar. Confira!

Identifique seus interesses e o que faz de melhor

Antes de mais nada, para se especializar é importante entender quais são os assuntos pelos quais você tem um interesse natural, ou apresenta determinada habilidade. Identifique o que faz de melhor, quais são seus talentos, ou que área você teria enorme prazer em se aprofundar e investir.

Invista em conhecimento e desenvolva habilidades

O segundo passo é aprimorar o conhecimento e desenvolver as habilidades identificadas. É importante potencializar a sua expertise por meio de cursos, treinamentos, leituras, palestras, workshops, etc. Busque ter contato com pessoas que são referência na área em questão e troque experiências. Existem várias maneiras de se aperfeiçoar e adquirir experiência e prática e conhecimento para, enfim, ser considerado um especialista.

Considere ter uma mentoria

Como sugeri acima, é interessante ter contato com pessoas da área quando o objetivo é se especializar em algo. Nesse sentido, ter uma mentoria com um profissional experiente pode ser de grande valia e uma boa estratégia para lhe indicar os melhores caminhos para o seu desenvolvimento, além de contribuir com conhecimento e experiência. 

Solicite feedbacks de pessoas em quem confia e têm relevância na área 

Feedbacks são sempre importantes quando o objetivo é melhorar e se aperfeiçoar. Quando falamos em adquirir expertise, eles são um recurso fundamental, pois é necessário compreendermos nossos pontos fortes e fracos para desenvolver nossos talentos e habilidades. 


Portanto, peça opinião de pessoas de confiança e de quem tem relevância na sua área de atuação e pode, verdadeiramente, contribuir com o processo. Assim, você tem a oportunidade de otimizar a sua performance e obter melhores resultados nesse caminho de se tornar um especialista. 


Diante de tudo isso, destaco ainda que é importante ter a consciência de que se especializar em algo exige muito comprometimento e pode ser uma jornada árdua, demandando muito estudo e dedicação, dependendo da área. Entretanto, esse caminho tem grandes chances de ser recompensador, pois além da possibilidade de você ser uma referência e ter seu trabalho mais valorizado, você também pode abrir caminhos de inovação e desenvolvimento, viabilizando novas ideias e ajudando outras pessoas.



Então, caso você tenha uma habilidade ou área de interesse em se especializar, invista em adquirir prática, experiência e em aprimorar o conhecimento. Essa decisão pode ser a saída para que você se diferencie no mercado e, a médio e longo prazo, tenha mais chances de alcançar sucesso e satisfação profissional em sua carreira e ter bons resultados com o seu negócio.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

A importância da honradez e integridade no ambiente e nas relações de trabalho


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário