Com a sempre presente necessidade de inovar para se destacar perante as concorrentes, principalmente, o varejo acolhe a busca por ações que possam contribuir para sua sobrevivência. Já entendemos que a busca pela sustentabilidade do modelo de negócio de varejo é apenas a primeira etapa do processo, na verdade, manter a sustentabilidade é uma meta muito mais complexa do que conquistá-la. Para não ficar à margem do mercado, é preciso inovar. Desmistificada a inovação, a partir da perspectiva mais acessível de possibilidade, é preciso, então, compreender a gestão da inovação e sua característica sistêmica, contínua e integrada.
Para Tidd (2011), a gestão
da inovação é dividida em quatro estágios: tipos de gestão, estágio e escopo da
inovação e tipo de organização. Apoiados por essa perspectiva, Carvalho, Cavalcanti e Reis (2009) definiram
um processo de gestão da inovação que envolve cinco ações:
1.
Levantamento
É o momento
de buscar sistemicamente oportunidades de inovação (ideias), com o objetivo de
antecipar tendências de novos produtos, processos e serviços, observando os
sinais de mudança no ambiente competitivo.
2. Seleção
Momento de
analisar oportunidades de inovação, escolher uma (ou mais) e definir a
estratégia de inovação mais adequada.
3.
Definição de Recursos
Definição
de recursos envolve questões como recursos humanos, financeiros, de estrutura e
tecnológicos, necessários para introduzir e/ou implementar as oportunidades de
inovação selecionadas.
4.
Implementação
Ocorre a
execução dos projetos de inovação, com o acompanhamento de seu desenvolvimento
em termos de prazos, custos e qualidade, sempre considerando as integrações
necessárias com outros setores da empresa (logística, marketing e vendas, por
exemplo).
5.
Aprendizagem
Esse é o
momento destinado à reflexão sobre o processo como um todo, de revisar etapas,
ações e ferramentas e, também, registrar as lições aprendidas.
A
composição harmônica desses cinco processos contribuirá para a melhor e mais
potencial forma de gestão, objetivando alcançar ao máximo os recursos que a
inovação pode oferecer na sustentabilidade das organizações.
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio
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