A pesquisa deve ser encarada como despesa ou investimento pelas organizações?
Compreende-se que pesquisa e
desenvolvimento são essenciais para uma empresa inovar no mercado. É por meio
de uma pesquisa que se obtêm informações valiosas sobre o mercado e os seus
consumidores, como também sobre fornecedores e concorrentes.
Quanto maior o
conhecimento sobre o mercado, melhor será o desempenho de um negócio.
Considerando que o marketing é um
conjunto de atividades destinadas a atender os desejos e necessidades dos
consumidores por meio de troca, ampliam-se o entendimento e a importância de
identificar as necessidades dos consumidores. Para Samara e Barros
(2002, p. 6), pesquisas de marketing são “projetos formais que visam à obtenção de
dados em forma empírica, sistemática e objetiva para a solução de problemas ou
oportunidades específicas relacionadas ao marketing de produtos e serviços”.
Assim, ao construir um plano de
marketing, o gestor pode deparar-se com dúvidas. Estas não podem ser
respondidas com achômetro ou com
interpretações subjetivas, mas sim com dados e informações concretas, evitando,
dessa maneira, a tomada de uma decisão errada e ampliando as chances de acerto
estratégico. Para exemplificar, Samara e Barros (2002) expõem vários tipos de
pesquisas que o gestor de marketing pode aplicar:
Pesquisa de Oportunidade e Vendas
-Busca de mercados existentes no
mercado que atuamos ou pretendemos explorar;
-Pesquisa de mercado e
Pesquisa de Produto.
Pesquisa de Organização de Vendas
-Avaliar a eficiência das ações
da empresa;
-Pesquisa de distribuição;
-Pesquisa de comunicação e Pesquisa
de análise de vendas.
Pesquisa
de Produto
-Identificar benefícios e problemas no produto;
-Imagem das marcas;
-Fatores determinantes de compra;
-Estudo de fidelidade a
marcas;
-Aplicar testes de produtos;
-Análise de preços e aceitação de novos
produtos.
Pesquisa
de Segmentação
-Perfil dos segmentos (classe social,
faixa etária, estado civil, atitudes ou estilo de vida); -Tamanho dos
segmentos;
-Intensidade de consumo;
-Necessidades e expectativas.
Pesquisa
de distribuição
-Preferências por canais de distribuição;
-Identificação de canais alternativos;
-Análise do desempenho da
distribuição;
-Avaliação de vendas e pós-venda pelo canal;
-Análise de
conflito de canais.
Pesquisa
de análise de vendas
-Auditoria de varejo;
-Estabelecimento de território de vendas;
-Fatores motivacionais para a
equipe de vendas;
-Estudos de precisão de vendas.
Pesquisa
de Propaganda
-Pré e pós-teste de campanha publicitária;
-Pesquisa de recall;
-Análise de investimento promocional;
-Pesquisa de
mídia.
E os Sistemas de informação em marketing?
O marketing não se estrutura apenas em análises
subjetivas, é preciso também analisar dados! Assim, sugere-se que a empresa
utilize um sistema de informação de marketing, o qual deve fornecer aos
responsáveis pelo marketing informações para que sejam tomadas decisões
baseadas na realidade do mercado.
A implantação desse sistema integrado se compõe de
pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar,
avaliar e distribuir informações que sejam necessárias, oportunas e precisas
para os tomadores de decisões.
Basicamente, existem três tipos de informações: a
primeira se caracteriza por ser informações relacionadas ao dia a dia, a
segunda é sobre a inteligência, ela é relevante para futuras estratégias de
negócio, e a terceira, por informações obtidas por meio de estudos e pesquisas
não sistemáticas.
Assim, o sistema de informações de marketing é um
processo contínuo em que dados e informações são colhidos, processados e
armazenados para serem utilizados nas decisões de marketing das empresas. Para
facilitar, apresento-vos a seguir todos os componentes de um sistema de informação
de marketing.
Sistema de registros internos
São relatórios sobre vendas, níveis de
estoque, contas a pagar e receber, entre outros que possam fornecer informações
para tomada de decisão.
Sistema de inteligência de marketing
Trata-se de um conjunto de procedimentos
e fontes usados pelos administradores para obter informações diárias sobre o
desenvolvimento no ambiente de marketing, essas informações são buscadas
através de livros, jornais e revistas técnicas, conversando com fornecedores,
consumidores, funcionários, entre outros.
Sistema de pesquisa de marketing
É o planejamento, coleta, análise e
apresentação de dados e descobertas relevantes. Nesse sistema, é possível
aplicar as pesquisas quantitativas (em que se pretende quantificar esses dados)
e/ou pesquisas qualitativas (possui cunho mais exploratório e de profundidade
sobre um tema ou um produto). Em breve, disponibilizarei de maneira aprofundada a importância da pesquisa de marketing para as empresas.
Sistema de apoio à decisão de marketing
Conjunto coordenado de dados do sistema,
ferramentas e técnicas utilizando-se de softwares e hardwares, assim tem-se uma
harmonização para interpretações das informações relevantes.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/pesquisa-e-sistema-de-informacoes-de-marketing
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/pesquisa-e-sistema-de-informacoes-de-marketing
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