A palavra Andragogia pode soar estranha em um
primeiro momento, porém, o seu significado é muito simples, até comum pode-se
dizer. O termo vem do grego andros (adulto) e gogos (educar).
Em uma tradução
livre, a Andragogia é a educação ou ensino para adultos e tem ganhado
força na atualidade. E não é para menos! Ela tem contribuído fortemente no
desenvolvimento da educação corporativa e sua maior colaboração nesse sentido é
a quebra do paradigma de que o professor detém todo o conhecimento e deposita o
que sabe nos alunos.
A Andragogia caminha em outra direção, pois acredita que
em todo e qualquer treinamento deve haver espaço para o diálogo, troca e
aprendizado mútuo.
No século XX, mais precisamente na década de 70, a
palavra ganhou uma dimensão corporativa, quando Malcolm Knowles ampliou o
conceito e definiu a Andragogia como a arte ou ciência que estuda a
educação para adultos com o objetivo de atingir uma aprendizagem efetiva, capaz
de desenvolver habilidades, conhecimentos e competências.
É atribuída a Knowles também a ideia de que pessoas
adultas aprendem mais facilmente em ambientes confortáveis, flexíveis, informais
e livres de ameaças. Não há como negar que quando o lugar e o clima são
agradáveis e propícios para a aprendizagem, os resultados tornam-se mais
significativos, concorda? É isso o que a Andragogia propõe: o aprendizado
maduro e consciente, fluindo em um contexto plenamente favorável.
Adultos não aprendem como crianças. Isso é fato!
Partindo desse pressuposto, a educação para adultos não deve ser baseada nos
princípios pedagógicos e sim nos pilares andragógicos. Isso quer dizer que o adulto é o sujeito da educação e não meramente o objeto dela. Em
outras palavras, propõe-se autonomia, colaboração e a autogestão da
aprendizagem, atributos importantíssimos para quem deseja crescer profissionalmente.
A educação corporativa pautada neste método deve
trazer um aprendizado aplicável, claro e relevante. A teoria não é suficiente
nesse sentido, pois na Andragogia o conhecimento do aprendiz é tão importante
quanto o conhecimento do facilitador/instrutor. Sendo assim, entram no ensino
as experiências de vida, os valores pessoais e as habilidades profissionais.
Ficam do lado de fora a inflexibilidade, as respostas prontas e as metodologias
ultrapassadas.
A Andragogia pode contribuir na capacitação de
equipes, isso porque ela se apresenta como um caminho educacional diferente e
eficiente para qualificar adultos através de metodologias, técnicas e recursos
específicos para esse público.
O objetivo é buscar conhecer o que os adultos
esperam, como agem, o que desejam e, a partir desse conhecimento, possibilita-se
a elaboração de estratégias customizadas, elevando potencialmente a qualidade
do ensino e também os resultados. Cabe acrescentar que quando essa metodologia
faz parte do projeto de educação corporativa, o aprendizado é prazeroso e se
converte em prática.
O Gestor como instrutor deve ater-se aos princípios fundamentais
que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor, veja e analise:
- Necessidade
de saber: Os
adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles
ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.
- Autoconceito
do aprendiz: Os
adultos são responsáveis por suas vidas e decisões, portanto
precisam ser encarados e tratados como indivíduos capazes de se fazer suas
próprias escolhas.
- Papel
das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas
experiências são a base do aprendizado.
- Prontidão
para aprender: Os
adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo parece ser
útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de
ajudá-los a enfrentar os desafios cotidianos.
- Orientação
para aprendizagem: Os adultos aprendem melhor quando a aprendizagem é orientada
para os fatos, aplicabilidade e resultados.
- Motivação: Os adultos respondem
bem quando fatores motivacionais entram em cena, como por exemplo, a
satisfação, qualidade de vida, autoestima, desenvolvimento e afins.
"Andragogia é a arte
de causar o entendimento" (Franklin Wave).
E, a comparação de Pedagodia x Andragodia?
O modelo andragógico proposto por Malcolm Knowles (o "pai da andragogia" nos Estados Unidos), difere do modelo pedagógico acerca de oito elementos fundamentais e dos seis pressupostos e nas figuras a seguir.
É preciso considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de adultos. Estes são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida. O Gestor poderá usar o modelo andragógico canalizando as melhores práticas para orientar adultos a aprender na Organização.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 12 de junho de 2017
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/educacao-para-negocios-com-o-uso-da-andragogia
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