Você planejou seu negócio de vendas, escolheu sua área de atuação e seu produto ou serviço.
Eis que chega a hora de montar seu canal de vendas.
Mas por onde começar?
É melhor ter uma loja física ou virtual?
A resposta é: depende.
Depende de alguns fatores que vamos abordar aqui.
No final deste artigo, você terá mais clareza para decidir qual a melhor escolha para seu negócio.
Ramo de atuação
Para avaliar se a loja física é melhor que a virtual, por exemplo, você terá que se fazer algumas perguntas.
Seu tipo de produto e serviço permite que o consumidor faça uma compra inteira pela internet ou é algo que o cliente precisa tocar ou cheirar antes de levar para casa?
Conheça seu público
Outro ponto importante a se considerar é onde seu público costuma procurar pelo seu produto ou serviço?
Ele é descolado e gosta de comprar tudo pela internet ou é conservador e gosta de ir até a loja física para garantir que está comprando o produto certo?
Loja física: vantagens e desvantagens
A primeira coisa que você precisa avaliar quando pensar em ter uma loja física é se tem dinheiro para bancar.
Sim, junto com um endereço para receber os clientes vêm despesas muito parecidas com as de uma casa: aluguel, água, luz, IPTU, só para citar algumas.
Por falar em localização, a escolha dela é um desafio.
Não adianta você montar uma loja lindíssima, cheia de produtos de qualidade e investir em um atendimento único se ninguém frequentá-la.
É importante escolher um local com movimentação de pessoas.
E talvez o aluguel do espaço fique um pouco mais caro por apresentar essa característica.
É um preço que vale a pena pagar.
A loja física pode ser uma boa porque existem aquelas pessoas que gostam de uma conversa olho no olho antes de optar por uma compra.
Na loja física, as pessoas conseguem fazer uma negociação referente ao pagamento, por exemplo.
Nesta modalidade, não há custo com frete, o que pode ser bom para a empresa e para o consumidor.
Loja virtual é melhor?
Quando falamos em gastos com a empresa, a loja virtual tende a ser melhor sim.
A loja virtual pode sair de graça.
Existem provedores na internet que permitem que você crie sua loja virtual sem pagar um centavo.
Mas é claro, se você não entende nada sobre montar uma loja virtual, pode ter algum custo com a contratação de um profissional pelo menos para dar orientações de como se dar bem nessa modalidade.
Além disso, você terá um custo relacionado às entregas das mercadorias ou com seu deslocamento para atendimento ao cliente, caso seja um prestador de serviços.
E esses custos certamente serão repassados para o consumidor, o que pode tornar a compra online mais cara que a presencial.
Qual escolher para lucrar mais: loja física ou virtual?
De novo, depende.
Não há resposta certa ou errada.
Cada uma das modalidades tem vantagens e desafios.
Uma delas pode ser melhor para seu tipo de negócio e para alcançar seus objetivos.
Uma análise deve ser feita para garantir uma escolha mais adequada.
E se você quiser ter as duas: lojas física e virtual?
Esse também é um cenário possível, desde que você tenha capacidade e tempo suficientes para gerir tudo.
Muitas empresas fazem parte deste cenário e dão conta do recado.
Talvez, para quem está começando, seja melhor escolher uma delas, física ou virtual, e fazer uma transição gradativa.
Colocar de pé e fazer rodar uma das modalidades e expandir.
Não tenha pressa, tenha dedicação.
Bom trabalho e grande abraço.
Rafael José Pôncio
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