segunda-feira, 19 de julho de 2021

O que você quer ser quando crescer?


É um fato: o empreendedorismo irá substituir os empregos. Estamos no meio de uma revolução onde a rápida evolução da tecnologia e mudanças industriais drásticas irão substituir muitos cargos. O McKinsey Report indica que, até 2030, cerca de 15-30% dos empregos terão desaparecido. 
 

Entretanto, não significa que esses cargos irão desaparecer por completo: muitos serão substituídos por novas funções, ainda desconhecidas por nós. Além disso, ficou claro com as mudanças trazidas pelo lockdown, que a estrutura de trabalho está mudando. O emprego full-time tradicional está se transformando. 

 

Não há motivo para pânico. O ser humano já passou por mudanças radicais. E a cada nova onda de inovação, tecnologias e mercados ficaram para trás. Mas novas tecnologias e indústrias nasceram: o refrigerador elétrico destruiu a indústria do gelo, o automóvel substituiu as charretes. 

 

Da mesma forma, a robótica é um trabalho automatizado que substitui o que antes foi feito pelo ser humano, o Spotify substitui a necessidade de acumularmos CDs em casa, e nossos aparelhos de celular tomam o lugar de jornais, livros, revistas, câmeras, calculadoras, GPS e muito mais.

Na época de nossos avós, ninguém mudava de emprego. Hoje em dia, é incomum alguém permanecer na mesma empresa por 10 anos. Nossos filhos provavelmente terão múltiplas carreiras. Mas o que isso significa?

 


Acredito que, independente de em que área você esteja hoje, esta é a melhor hora de começar a jogar o jogo do empreendedorismo. Até porque esta é a maior forma de empoderamento. Esta é a hora de você transformar o que te empolga na vida em capital. 


Em uma economia tão incerta, a pior posição para se estar é a de dependência de um salário mensal proveniente de uma empresa que pode se tornar obsolete em um piscar de olhos. 

Saiba que fazer dinheiro à sua maneira não precisa, necessariamente, ser exaustivo. Alias, existem literalmente centenas de opções para que você comece a ganhar dinheiro amanha, empreendendo. E aqui estão as ferramentas para te ajudar:

 

Tecnologia – muitas vezes, basta o download de um aplicativo ou que você crie um perfil em alguma plataforma específica para começar algo novo.
Informação – tudo que você precisa para criar uma estratégia tática está na internet, com acesso gratuito ou a baixos custos. 


Nunca houve uma hora melhor do que essa para empreender. Primeiro, porque a realidade atual exige mudanças. Segundo porque as ferramentas estão cada vez mais acessíveis.

 

E ao invés de perguntar a uma criança: “O que você quer ser quando crescer”, ensine essa criança que o futuro está em suas mãos. Basta saber plantar as sementes.

 

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 16 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/o-que-voce-quer-ser-quando-crescer/



Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário