terça-feira, 20 de outubro de 2020

Seis fundamentos que norteiam o empreendedor



Alguns princípios fundamentais no cotidiano do empreendedor proporcionam bons resultados no médio e longo prazo, desde que observados constantemente até tornarem-se hábitos arraigados na vida de forma abrangente e sistêmica.

Vejamos aqui seis principais fundamentos:

Ter um plano com clareza para virtudes e econômico
É obvio que o fator econômico é preponderante na vida do empreendedor, mesmo que seja um vocacionado em questões altruístas e sociais, as metas financeiras devem serem intrínsecas no empreendimento de cada empreendedor; Mas, um plano de virtudes faz toda a diferença, pois cultuar certos valores humanos é potencializar o que vem de "dentro", a estrita observação de cada virtude o levará a resultados amplos em todas as áreas da vida.

Visualizar objetivos com fé em imagens claras
Enxergar-se no futuro como a exemplo ser um empreendedor sábio em finanças, virtuoso e espiritualizado com objetividade trará resultados alinhados com o plano traçado, é tudo muito simples, porém requer práticas no exercício da fé, e isso é uma ferramenta de milênios, desde que homem é homem, a própria evolução humana demonstra por si só, mas isso requer práticas de visão. 'Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não vêem' (Hebreus 11.1). Mas, para dar conta desta atração toda é necessário um conjunto de elementos, conforme o próximo passo.

Especializar-se pondo amor no ofício
Expertise, por foco e dominar certa área é o que fará a diferença, para dar conta da jornada visionária citada anteriormente, o empreendedor deve capacitar-se incessantemente até tornar-se ótimo no que faz, tudo isso com o prazer pelo que faz a serviço das pessoas, tem que haver um gosto e em momentos de adversidades então haverá uma base maior para enfrentar as intempéries, para isso todo cuidado em dispersar-se com excessivos produtos ou serviços, pois o pouco é muito quando um especialista propõe entregar algo com excelência.

Ser um empreendedor de ação
A citação de Bia Cortéz diz: "O nível de consciência e o caráter não devem ser medidos por palavras ditas e sim pelos atos que cada um pratica diariamente", e existe uma citação antiga que diz: "Palavras são vazias e atos são plenos"
As virtudes devem serem fundamentadas nos comportamentos ao invés de meras palavras ao vento, ou seja, o empreendedor deve de agir de acordo com que acredita, mas com força de vontade para a ação, isso sim trará resultados, como o empreendedor age demonstra quem realmente é.

Atento a novos conhecimentos com humildade
Jamais ser o "sabe tudo" com egos e vaidades, o empreendedor deve admitir que não conhece tudo, e aprender com cada oportunidade, nas relações do cotidiano ter muita escuta ativa e buscar incessantemente como aperfeiçoar o negócio. Existe uma postura para ser humilde atento que diz: "Não existem perguntas tolas, somente os tolos não perguntam".
 
Desenvolver bons hábitos
Observar os hábitos e ressignificá-los de tempo em tempo para evitar o automatismo é necessário. Dizem que: "As correntes do hábito são muito leves para serem sentidas, até se tornarem pesadas demais para serem quebradas". Até hábito com deve ser observado, e isso pelo autoconhecimento o empreendedor ampliará os níveis de assertividade.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 19 de outubro de 2020
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/seis-fundamentos-que-norteiam-o-empreendedor


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário