quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

GERIR RESPONSABILIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL


A sociedade PÔNCIO GESTORES & ASSOCIADOS reconhece o papel do setor privado na construção de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável.

Em Responsabilidade e Assistência Social, a PÔNCIO atua como mantenedora do GERIR, uma Associação Civil que apoia instituições filantrópicas, principalmente aquelas que levem benefício direto à portadores de necessidades especiais e suas famílias, crianças e jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Propósito:
Impactar a sociedade onde vivemos através das melhores práticas de gestão, para ajudar pessoas desfavorecidas da natureza humana, a fim de obterem a dignidade e o amor à vida.

Visão:
Sermos reconhecidos como gestores competentes nos projetos sócio-econômicos e que produzam processos contínuos úteis à sociedade.
Valores humanos:
-Caridade e Fraternidade;
-União;
-Compromisso Responsável;
-Fé e Perseverança;
-Integridade.
Nosso foco:
Integração social e profissional com educação da gestão e colaborativa.
Conheça a Política de Investimento Social do GERIR e as instituições e projetos relacionados a este trabalho:






  
         

Método de Investimento Social

 

Este método tem como objetivo estabelecer diretrizes de atuação, procedimentos e critérios para a alocação de recursos e/ou prestação de serviço do GERIR RESPONSABILIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL durante os anos de 2017 à 2021.
O GERIR é responsável pelo uso voluntário e planejado de recursos privados de seus mantenedores em projetos de interesse público. Todo investimento social feito pelo GERIR – seja regular ou não, de caráter financeiro ou de prestação de serviço – será concedido prioritariamente às instituições que atenderem aos requisitos abaixo mencionados e que assumirem o compromisso de atuar em colaboração com seus profissionais.
Com isso, o GERIR reafirma seu compromisso e de seus mantenedores em prestar auxílio profissional, administrativo e/ou financeiro para instituições filantrópicas mantendo a ética e transparência de suas atividades.

Modelos de Atuação

As iniciativas de Investimento Social do GERIR são executadas em cinco modelos distintos, que podem ser também complementares:
  • Doação – Contribuições financeiras mensais geridas pela instituição beneficiada;
  • Investimento Social – Realização de doação, de acordo com a necessidade da instituição a ser beneficiada, desde que a mesma se enquadre nos requisitos descritos neste Método e crie mecanismos de autogestão para evitar que a problemática seja recorrente. Para isso, o GERIR prestará apoio e consultoria;
  • Ações de Captação – Promoção de campanhas da arrecadação de recursos diversos (roupas, alimentos, venda de convites de eventos beneficentes, etc);
  • Prestação de Serviço – De acordo com análise das necessidades e condições da instituição a ser beneficiada, o GERIR presta consultoria em Administração e/ou Marketing, auxilia na implementação de projetos, assim como no monitoramento e avaliação dos resultados;
  • Suporte a Projetos Patrocinados – Análise de projetos existentes e apresentação dos mesmos a empresas que possam vir a patrociná-los ou patrocínio direto do GERIR por meio de cota(s).
Para cada projeto, excetuando-se os denominados doação, será firmado um contrato bilateral, com vínculo entre contribuição e benefício social efetivo.
Todos os projetos devem ser aprovados pelo GERIR RESPONSABILIDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, que fica responsável pela divulgação dos resultados advindos de suas ações, de forma ampla e transparente.

Diretrizes

Serão priorizadas como instituições beneficiadas aquelas que apresentarem as seguintes características:
  • Benefício direto a portadores de necessidades especiais e suas famílias, crianças e jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social;
  • Área de atuação voltada a Assistência Social, Cidadania, Direitos Humanos, Desenvolvimento Comunitário, Educação e/ou Saúde;
  • Foco no aprimoramento constante de estratégias e planos de ação, bem como na verificação de resultados, para garantir, mesmo que futuramente - um modelo de gestão sustentável;
  • Capacidade para atender necessidades reais da comunidade a ser beneficiada e gerar resultados relevantes a seus públicos-alvo.
Para participar como beneficiária deste Método, a instituição deve apresentar os seguintes documentos, principalmente nos casos em que o modelo de atuação seja o de Investimento Social:
  1. Dados para cadastramento: razão social, nome fantasia, endereço, telefone, e-mail e contato do responsável;
  2. Nº do CNPJ da instituição;
  3. Dados de conta bancária (vinculada ao CNPJ) para doações em dinheiro;
  4. Cópia do Estatuto da instituição e ata da eleição da última Diretoria;
  5. Serviço prestado e público atendido.
É desejável, também, que as instituições apresentem os documentos listados a seguir, que farão parte do critério de avaliação.
A equipe GERIR não descarta a possibilidade de orientar e dar apoio às instituições que tenham interesse em obter os itens expostos, já que os considera fundamentais para a atuação de organizações de caráter social:
  1. Identidade organizacional (missão, visão e valores);
  2. Estrutura organizacional;
  3. Instituições ou empresas parceiras;
  4. Cópia do Decreto de Utilidade Pública Federal, Estadual ou Municipal (se aplicável);
  5. Cópia do recibo de declaração de isenção do imposto de renda;
  6. Orçamento do ano corrente e fontes de recursos financeiros;
  7. Cronograma, programas e projetos do ano corrente, assim como para médio e longo prazo;
  8. Estratégias de comunicação (interna e externa) e, caso haja, planejamento estratégico em marketing e comunicação;
  9. Balanço social dos últimos dois anos.
São Paulo - SP, 04 de dezembro de 2016.
Adm. Rafael José Pôncio
Líder do Grupo GERIR para gestão 2017 a 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário