segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Empreendedorismo tem tudo a ver com superar obstáculos: Enfrentar as próprias dúvidas e medos é a essência do empreendedor

Nessa jornada, empreendedores de sucesso não têm a expectativa de “chegar” a alguma linha de chegada. Se você tem essa expectativa, não vai continuar a se esforçar para sair da zona de conforto e crescer. Você não buscará as coisas que realmente ajudam sua empresa a obter resultados explosivos, porque todas essas coisas exigem que você se esforce.

Em qualquer jornada, você tem momentos de alegria e mais do que alguns contratempos. Durante os momentos de alegria, você sente que pode realizar qualquer coisa. Dá-lhe a força e a motivação para continuar a empenhar-se no trabalho que ajuda o seu negócio. Durante os tempos difíceis, sentimentos e emoções negativos podem facilmente assumir o controle. Antes que perceba, você está sentindo pena de si mesmo e recorre ao seu conhecido mecanismo de enfrentamento.

Já que você não tem um chefe ou empresa ditando o seu dia e o que você realiza, esse tempo "enfrentando" pode se transformar em semanas em que você não está trabalhando.

Tornar-se um empresário de sucesso significa entender que os tempos difíceis são quando você precisa empurrar. Quando há obstáculos, aqui está o que você precisa fazer.

 Reconheça e, em seguida, processe seus pensamentos.

A única maneira de superar os obstáculos é começar reconhecendo que eles estão lá. A porta de entrada para seus sentimentos e emoções são seus pensamentos. O que você pensa e enfoca é o que você mais atrairá para sua vida. Quando você está lidando com obstáculos, seus pensamentos se concentram no que você não pode controlar e por que essa situação está acontecendo com você. Esse pode ser um lugar escuro.

Quando você sentir seus pensamentos em espiral, dê a si mesmo dois minutos para sentir completamente o que está acontecendo em sua cabeça. Não tente suprimir esses pensamentos - deixe-os sair. Quando você tenta suprimi-los, eles ficam mais fortes e ameaçam assumir o controle. Depois de dar a si mesmo dois minutos, assuma o controle de seus pensamentos.

Concentre-se no que você pode controlar.

A vida é confusa. Mudanças são difíceis. Criar uma empresa não é fácil e parece que tudo pode dar errado ao mesmo tempo. Sempre haverá coisas que você não pode e não deve tentar controlar. Existem, no entanto, coisas sobre as quais você pode fazer algo. Se seu plano de marketing estiver errado, você pode se reajustar. Se suas vendas estão falhando, você pode voltar ao que você sabe que funciona. Se um membro da equipe está causando mais problemas do que vale a pena ajudá-lo, você pode deixá-lo ir.

A questão é que existem coisas tangíveis que você pode consertar em seu negócio, não importa o que esteja acontecendo. Identifique quais são as coisas sobre as quais você pode fazer algo. Crie um plano que o ajudará a entrar no caminho da recuperação. Torne-o prático e acionável. Preencha sua lista de tarefas e calendário com as tarefas que levam aos resultados.

Peça ajuda e aja.

Alguns obstáculos parecem mais do que você pode suportar. Buscar conselho e apoio pode ser a diferença entre você superar isso ou fracassar. Não tente ser a Mulher Maravilha ou o Super Homem. Procure ajuda. Uma das melhores coisas que você pode fazer é tomar decisões que o ajudem a se recuperar. É importante conversar e planejar com alguém que entende e é treinado para lidar com uma crise.

Em seguida, tome decisões baseadas em ações. Se uma decisão o empurra para uma ação que ajuda sua empresa, tome-a. Uma das melhores maneiras de se recuperar de situações difíceis é agir em massa. Agir nas coisas que você pode controlar lhe dará progresso. Ao agir de forma consistente, você estará mais perto de sua meta antes mesmo de perceber.

Obstáculos não precisam ser destruidores de negócios em sua vida. Você pode aprender com eles e usá-los para se tornar um empresário mais forte e sábio. Os empreendedores mais bem sucedidos entendem que não é a crise - é a sua resposta que determina o quão bem-sucedido você será. Fique forte, processe seus pensamentos, crie um plano e depois aja.

Bom Trabalho e Grande Abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 21 de junho de 2021
Especial: artigos no Jornal da Tribuna
Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/06/empreendedorismo-tem-tudo-a-ver-com-superar-obstaculos-enfrentar-as-proprias-duvidas-e-medos-e-a-essencia-do-empreendedor/


Conheça também:

Comprometimento: um valor importante para um profissional de sucesso



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sábado, 31 de julho de 2021

7 livros para quem quer ser empreendedor e se desenvolver profissionalmente

 

O que você tem feito para se preparar em sua jornada como empreendedor? Esteja você no início da empreitada, ou caso já tenha mais experiência em ter o próprio negócio, saiba que buscar meios para se aprimorar como gestor e adquirir novos conhecimentos é essencial. Quem deseja ser empreendedor precisa estar ciente que o caminho para o sucesso é árduo e implica constante atualização.

Nesse contexto, a leitura pode simbolizar a força motora para evoluir. Não me canso de defender a importância do aprendizado contínuo no empreendedorismo. Inclusive, essa é uma das habilidades fundamentais de um empreendedor de sucesso. Pensando nisso, decidi destacar 7 livros para quem está nessa trajetória e busca conhecimento, desenvolvimento e inspiração. Confira!

Por que investir em leituras é importante para ser empreendedor?


Entender o mercado, comportamento e hábitos do consumidor, e estar por dentro das principais inovações do mundo dos negócios pode ser um diferencial para o seu posicionamento como líder e seu desenvolvimento enquanto gestor.

Muita gente tem boas ideias e vontade de empreender, mas somente isso não basta para abrir uma empresa, se arriscar em um terreno desconhecido e enfrentar o desafio que é administrar o próprio negócio. É fundamental se preparar para o que estar por vir. Para isso, aconselho a leitura das obras a seguir.

1. De zero a um (Peter Thiel)


Escrito pelo fundador do Paypal, “De zero a um” é um livro importante para quem deseja saber mais sobre inovação. Quer entender como pensar de forma não convencional e criar novas estratégias para o seu negócio? Essa é a leitura certa para esse fim.

2. Negócios digitais (Alan Pakes)


O empreendedorismo digital é uma tendência. Em tempos de pandemia, essa é uma constatação evidente — os negócios online vieram para ficar. Por isso, compreender os meios digitais não é mais uma opção nos dias de hoje, é primordial. Nesse sentido, esse livro pode ajudá-lo a entender como dar os primeiros passos nessa área.

3. Comece pelo porquê (Simon Sinek)


Você sabe qual é o propósito do seu trabalho? Entenda o papel da sua empresa no mundo e saiba como defini-lo para inspirar colaboradores e clientes. Saber o “porquê” é um ponto em comum no sucesso de empresas inspiradoras como a Apple.

4. Empresas feitas para vencer (Jim Collins)


Esta é uma leitura obrigatória para quem quer se destacar no mercado. Essa obra é considerada um manual para orientá-lo a como fazer uma empresa crescer e como posicioná-la entre as corporações que atingiram a excelência. 

5. O poder do hábito (Charles Duhigg)


Este não é um livro sobre negócios ou voltado diretamente para empreendedores, mas entender como acontece a formação dos hábitos pode ser interessante para quem vai lançar um novo produto ou serviço. Afinal, destrinchar o mecanismo do comportamento do consumidor pode ser útil para desenvolver estratégias de venda ao empreender.

6. O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)


Sabemos que nem tudo são flores no mundo do empreendedorismo. Pelo contrário. Os obstáculos geralmente são desafiadores, mas é importante entender que situações difíceis estão inclusas no pacote quando se tem um negócio próprio. Escrito por um dos empreendedores mais importantes do Vale do Silício, esse é um livro repleto de histórias, experiências e conselhos práticos, que geralmente não são encontrados nas faculdades de administração.

7. A startup enxuta (Eric Ries)


Como tirar uma ideia da cabeça e colocá-la em prática com métodos eficazes? Este é um livro recomendadíssimo no meio empreendedor. Quando se quer colocar um produto novo no mercado, ou fundar um negócio, não dá para ser amador e tomar decisões baseadas em achismos, o famoso “ver no que vai dar”. Nesse sentido, Eric Ries apresenta o conceito de “Lean Startup”, ou startup enxuta, e traz uma metodologia para o desenvolvimento de um novo projeto ou empresa.

Espero que essas leituras sejam um pontapé inicial na sua jornada de conhecimento e o ajude a encarar os desafios de ser empreendedor. Bons estudos e nunca deixe de aprender!

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 25 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/7-livros-para-quem-quer-ser-empreendedor-e-se-desenvolver-profissionalmente/



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

domingo, 25 de julho de 2021

Ideias de empreendedorismo para quem deseja ter o próprio negócio


A ideia de deixar de ser funcionário para se tornar empresário tem feito a cabeça de muita gente.  Não à toa o número de empreendedores iniciais cresce a cada ano em nosso país, batendo taxas recordes em 2020. É claro que o fator crise, como a gerada pela pandemia, impulsiona esses números. 
Porém, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) — que avalia as taxas de empreendedorismo inicial em mais de 55 países, incluindo o Brasil —, teve seu último levantamento em 2019 e nele já apontava a tendência de empreendedorismo potencial dos brasileiros. Os indicadores revelaram que 3 a cada 10 brasileiros adultos, que não eram considerados empreendedores, gostariam de abrir um negócio próprio nos próximos três anos seguintes ao estudo.
Mas, afinal, em que empreender? Em que segmentos estão as melhores oportunidades? Veja, a seguir, algumas ideias de empreendedorismo com potencial para bons resultados!

Alimentação

A área de alimentação sempre tem boas probabilidades de sucesso. Afinal, comida é o último item cortado da lista de gastos, mesmo em tempos de crise. E nesse segmento há diversas vertentes para empreender.
A questão do home office, por exemplo, afetou a maneira como as pessoas fazem suas refeições. Se antes elas eram feitas em restaurantes e lanchonetes próximas ao local de trabalho, hoje essas refeições precisam ser feitas em casa. Mas nem todo mundo tem habilidade ou disposição para cozinhar todos os dias. Nesse contexto, uma empresa do ramo alimentício que forneça marmitas prontas ou congeladas tem aí uma boa oportunidade.
Além disso, é possível empreender em diferentes nichos nessa área, como confeitaria, panificação artesanal, pizzaria, hamburgueria… opções não faltam.

Beleza e Estética

Outro setor que está sempre aquecido é o de Beleza e Estética. Além dos tradicionais salões de beleza e clínicas de estética, os serviços especializados também estão em alta. É interessante a aposta em alongamento de cílios, design de sobrancelhas, micropigmentação, unhas em gel, drenagem linfática, entre outros.
Para o público masculino, as barbearias com ambientes descolados e serviços especializados — as chamadas barbershops — são um ramo promissor para se empreender.

E-commerce

Com a necessidade de isolamento social na pandemia, as lojas virtuais — os chamados “e-commerces” — tiveram um boom. Mais por conta das circunstâncias do que por vontade própria, muitos comerciantes precisaram adaptar seus negócios para a venda online.
No entanto, essa mudança parece ser definitiva. Muitos consumidores, até os que tinham certa resistência, hoje preferem fazer suas compras de maneira totalmente virtual, e não pretendem abandonar esse novo hábito. Assim, o investimento em e-commerce é uma boa pedida para os que desejam empreender. E são muitas as ideias sobre quais tipos de produtos são viáveis de se comercializar online: vestuário, decoração, artigos esportivos, artesanatos, itens de petshop, produtos naturais, etc.
Manutenção de bens
Se você tem algum conhecimento técnico em determinada área, outro segmento com potencial de lucros é o de manutenção. Afinal, esse é um tipo de serviço que é sempre necessário e que abrange diferentes nichos — computadores e informática, conserto de carros, equipamentos de ar-condicionado e eletrodomésticos, reformas e reparos residenciais, jardinagem, entre outros.
Outro aspecto que também favorece esse segmento atualmente é o fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa em função da pandemia. Para muitos, esse foi o insight para se perceber a necessidade de fazer melhorias em casa, buscando um conforto maior. Pode reparar que vários vizinhos iniciaram reformas em suas residências nos últimos meses. Não é verdade?
As ideias de empreendedorismo são muito vastas e atendem diversas áreas em que há demanda de serviços e produtos, como você foi capaz de constatar com a leitura deste artigo. Além das citadas, destaco ainda a de infoprodutos, educação (cursos online e presenciais), consultoria e serviços de conveniência, que também oferecem boas oportunidades. Agora é com você! Em que ramo vai empreender?
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 20 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/ideias-de-empreendedorismo-para-quem-deseja-ter-o-próprio-negócio



Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

segunda-feira, 19 de julho de 2021

O que você quer ser quando crescer?


É um fato: o empreendedorismo irá substituir os empregos. Estamos no meio de uma revolução onde a rápida evolução da tecnologia e mudanças industriais drásticas irão substituir muitos cargos. O McKinsey Report indica que, até 2030, cerca de 15-30% dos empregos terão desaparecido. 
 

Entretanto, não significa que esses cargos irão desaparecer por completo: muitos serão substituídos por novas funções, ainda desconhecidas por nós. Além disso, ficou claro com as mudanças trazidas pelo lockdown, que a estrutura de trabalho está mudando. O emprego full-time tradicional está se transformando. 

 

Não há motivo para pânico. O ser humano já passou por mudanças radicais. E a cada nova onda de inovação, tecnologias e mercados ficaram para trás. Mas novas tecnologias e indústrias nasceram: o refrigerador elétrico destruiu a indústria do gelo, o automóvel substituiu as charretes. 

 

Da mesma forma, a robótica é um trabalho automatizado que substitui o que antes foi feito pelo ser humano, o Spotify substitui a necessidade de acumularmos CDs em casa, e nossos aparelhos de celular tomam o lugar de jornais, livros, revistas, câmeras, calculadoras, GPS e muito mais.

Na época de nossos avós, ninguém mudava de emprego. Hoje em dia, é incomum alguém permanecer na mesma empresa por 10 anos. Nossos filhos provavelmente terão múltiplas carreiras. Mas o que isso significa?

 


Acredito que, independente de em que área você esteja hoje, esta é a melhor hora de começar a jogar o jogo do empreendedorismo. Até porque esta é a maior forma de empoderamento. Esta é a hora de você transformar o que te empolga na vida em capital. 


Em uma economia tão incerta, a pior posição para se estar é a de dependência de um salário mensal proveniente de uma empresa que pode se tornar obsolete em um piscar de olhos. 

Saiba que fazer dinheiro à sua maneira não precisa, necessariamente, ser exaustivo. Alias, existem literalmente centenas de opções para que você comece a ganhar dinheiro amanha, empreendendo. E aqui estão as ferramentas para te ajudar:

 

Tecnologia – muitas vezes, basta o download de um aplicativo ou que você crie um perfil em alguma plataforma específica para começar algo novo.
Informação – tudo que você precisa para criar uma estratégia tática está na internet, com acesso gratuito ou a baixos custos. 


Nunca houve uma hora melhor do que essa para empreender. Primeiro, porque a realidade atual exige mudanças. Segundo porque as ferramentas estão cada vez mais acessíveis.

 

E ao invés de perguntar a uma criança: “O que você quer ser quando crescer”, ensine essa criança que o futuro está em suas mãos. Basta saber plantar as sementes.

 

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 16 de julho de 2021 Especial: artigos no Jornal da Tribuna Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/o-que-voce-quer-ser-quando-crescer/



Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Empreendedorismo feminino: conheça 3 histórias de mulheres que se destacaram como empreendedoras

 


Dar o primeiro passo nem sempre é fácil. Para as mulheres então, o desafio de abrir o próprio negócio esbarra em uma série de obstáculos, como preconceito, a questão da dupla jornada e a falta de autoconfiança — a famosa “síndrome de impostora”, tão comum entre o público feminino.


Nesse contexto, a luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho é uma pauta relevante há décadas. Por isso, a presença de mulheres em cargos de liderança, assim como o empreendedorismo feminino, representa a oportunidade e a possibilidade de mudança de cenário no mundo dos negócios. 


Para quem optou pelo caminho do empreendedorismo, histórias inspiradoras de mulheres que alcançaram o sucesso nesse meio podem ser o combustível para seguir em frente. Conheça, com a leitura deste artigo, exemplos de empreendedoras que se destacaram e são referência em nosso país.    

A importância do empreendedorismo feminino

A construção e o estabelecimento de um negócio próprio são capazes de transformar a vida de muitas mulheres, seja por garantir a independência financeira, ou proporcionar realização profissional. Para muitas delas, essa tem sido a única opção de renda ou de oportunidade de desenvolvimento na carreira. 


Não é de se espantar, portanto, que o número de empreendedoras no país tem crescido exponencialmente. Segundo dados divulgados pelo IBGE, em 2018 elas já representavam 34% dos donos de empresas no Brasil. E com a pandemia, o empreendedorismo feminino cresceu 40% em 2020. 

Empreendedoras de sucesso no Brasil

Para servir de inspiração e dar ânimo àquelas que estão pensando em se jogar nessa empreitada, confira a seguir a história de grandes mulheres que alavancaram seus negócios e têm destaque em seus mercados.  

Luiza Helena Trajano — Magazine Luiza

Essa talvez seja a história de empreendedorismo feminino mais conhecida no cenário nacional. Luiza Helena Trajano, a gestora por trás de uma das maiores redes varejistas do país, a Magazine Luiza, é uma referência. 


Luiza começou a trabalhar ainda bem jovem na pequena loja de seus tios e, após assumir a liderança da empresa, transformou o negócio e revolucionou o mercado com sua visão empreendedora. 


A rede foi uma das pioneiras em e-commerce e tem hoje mais de 700 lojas espalhadas Brasil afora. Atualmente, Luiza faz parte do conselho de administração do Magalu e é conhecida por incentivar mulheres empreendedoras e promover ações que combatam a desigualdade, além de ter a preocupação de que a empresa gere um impacto social positivo no país. 

Chieko Aoki — Rede Blue Tree Hotels

Um dos maiores nomes do setor hoteleiro brasileiro, Chieko Aoki é a responsável pela fundação da bandeira Blue Tree Hotels, em operação desde 1997. A rede administra mais de 20 hotéis no Brasil e sua fundadora é uma referência no segmento, conhecida como a dama da hotelaria brasileira.


Com formação em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) e em Administração por instituições internacionais, Aoki trabalhou em diversos lugares no mundo e iniciou sua carreira no mercado hoteleiro em 1982, como Diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park São Paulo. Posteriormente, se tornou presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da Westin Hotels & Resorts, até lançar a sua própria rede hoteleira no final dos anos 90. 

Zica Assis e Leila Velez — Instituto Beleza Natural 

No setor empreendedor, muitas vezes, um problema ou dificuldade pessoal pode ser a grande oportunidade de negócio. Isso é muito comum em trajetórias de empreendedorismo feminino e o caso de Zica Assis e Leila Velez comprova essa tendência.


Na dificuldade de tratar os próprios cabelos crespos e cacheados devido à escassez de produtos específicos para esse tipo de cabelo no mercado, Zica e Leila — que na ocasião trabalhavam como empregada doméstica e atendente de lanchonete — desenvolveram a fórmula de um produto ideal para cuidar dos cachos. Com o apoio de mais dois sócios, abriram o primeiro salão e fundaram, em 1993, o Instituto Beleza Natural.


O empreendimento, especializado no tratamento de cabelos crespos e cacheados com produtos próprios, hoje conta com mais de 40 unidades espalhadas pelo país, inclusive com uma filial em Nova York.  


Conhece mais casos de sucesso no empreendedorismo feminino? Conte-me nos comentários!


Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio

Publicado em: 14 de julho de 2021 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/empreendedorismo-feminino-conheça-3-histórias-de-mulheres-que-se-destacaram-como-empreendedoras





        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

domingo, 11 de julho de 2021

Conheça 5 filmes sobre empreendedorismo com lições valiosas

filmes de empreendedor

Ajeite-se no sofá e escolha um destes 5 filmes sobre empreendedorismo que além de entretenimento, passam ensinamentos fundamentais para construir um negócio.

Com a chegada do inverno, ficar em casa curtindo um filme é o programa preferido de muitas pessoas e se além do entretenimento você aprender com filmes sobre empreendedorismo, fica melhor ainda.

Por isso, separei uma lista com filmes que contém ensinamentos para quem pensa em empreender ou já está neste caminho.

5 Filmes sobre empreendedorismo

Enquanto prepara a pipoca escolha um dos filmes sobre empreendedorismo abaixo.

1.   Fome de Poder

Baseado na história do ambicioso Jay Kroc, o homem que “fundou” a franquia McDonald’s. O filme conta como o ambiente dos negócios pode ser arriscado.

Jay vendia maquinas de milk shake antes de conhecer os irmãos McDonalds’s criadores do sistema Speedee Service System, uma espécie de linha de montagem para restaurantes de drive-in.

Ao ver o potencial deste modelo de restaurante, Jay se torna sócios dos irmãos através de um contrato de abertura de franquias, mas com o crescimento do negócio este contrato se torna um empecilho para os seus lucros.

Este filme mostra como questões burocráticas e éticas, podem prejudicar um empreendedor e até fazer ele perder o seu precioso negócio.

2.   Invictus

O longa-metragem é inspirado no início do mandato de Nelson Mandela como presidente da África do Sul que encontra no Rúgbi uma forma de unir a nação.

O que se destaca neste filme sobre empreendedorismo é a liderança firme, porém reconciliadora de Nelson Mandela em meio a um cenário socioeconômico conturbado.

Para isso ele concilia as demandas da população negra do país que foram negligenciadas por muito tempo, sem prejudicar a população branca, mesmo que isso o levasse ao desgaste físico.

Então este filme é uma excelente oportunidade para aprender como liderar de forma inspiradora, justa e responsável.

3.   Onze Homens e um Segredo

O filme conta a história de 11 criminosos, liderados por Daniel Ocean e Rusty Ryan para assaltar um dos cofres mais bem guardados da história de Las Vegas.

Este filme sobre empreendedorismo, mostra a importância das redes de contatos. Pois, com ela Daniel e Rusty conseguem os melhores “profissionais” do ramo, facilitando o roubo.

Também o Daniel e Rusty dão uma lição sobre persuasão, usando elogios pessoais e vinganças pessoais para convencer os outros a participar do plano.

4.   O Lobo de Wall Street

O longa-metragem é uma sátira sobre as corretoras de Wall Street da década de 80, a partir da perspectiva de Jordan Belfort, um jovem que sonha em construir um império e está disposto a fazer qualquer coisa para isso.

Esta história questiona os limites da ética profissional, já que o personagem principal se envolve em várias transações ilegais que prejudicam os clientes.

Aliás, satisfazer os clientes não faz parte da política da empresa, que só visa os lucros e nada mais.

Porém, apesar atitudes ilícitas, sua promiscuidade e vícios em drogas, o Jordan não deixa de ser um excelente vendedor, mostrando confiança e motivando clientes e sua equipe.

5.   Um senhor estagiário

Esta comédia romântica apresenta a relação entre Benjamin Whitaker um aposentado que se torna estagiário sênior e Jules Ostin, a fundadora e presidente de um e-commerce de roupas.

Mesmo o negócio seja um sucesso a empresa não consegue acompanhar o crescimento acelerado. O que preocupa os investidores e prejudica a vida pessoal de Jules.

Logo, a experiência de Benjamin faz dele um aliado de Jules para resolver esta crise, pois mesmo com bons resultados uma empresa pode ter problemas.

Por isso, se deseja um filme sobre empreendedorismo que ensine o que fazer durante as crises com bom humor, coloque Um Senhor Estagiário na sua lista.

Esta lista contém histórias sobre liderança, ética profissional, táticas de persuasão e estratégias para lidar com problemas e imprevistos. Temas que todos os empreendedores precisam saber!

Então escolha o filme sobre empreendedorismo que mais agradou e relaxe no sofá.

Bom filme e grande abraço.

Autor:  Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em:  11 de julho de 2021
Especial:  Artigos no Jornal da Tribuna
Link fonte: https://jornaltribuna.com.br/2021/07/conheca-5-filmes-sobre-empreendedorismo-com-licoes-valiosas/



Conheça também:

Utilize o Ciclo PDCA para aumentar a qualidade do seu negócio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sábado, 3 de julho de 2021

Empreendedor social, o que faz?

Descubra como é um empreendedor social e veja exemplos de 5 empreendedores que mudaram o mundo com as suas iniciativas.

O que faz um empreendedor social?

Ao contrário do senso comum - o empreendedorismo não consiste em abrir um negócio objetivado apenas no lucro, mas sim é uma qualidade das pessoas que têm iniciativa e força de vontade para começar um novo projeto, até como empreendedor social.

Embora não seja tão divulgado, o empreendedorismo social exerce um papel fundamental para a construção de um mundo mais justo e igualitário, principalmente nos momentos de crise, como o que estamos vivendo.

Por isso, segue uma análise destacando essa vertente do empreendedorismo.

O que é ser um empreendedor social?

O empreendedor social é aquela pessoa que além do espírito empreendedor tem o desejo de tornar o planeta um lugar melhor através do seu trabalho.

Para isso ele cria iniciativas de impacto que suprem carências que o Estado não consegue gerenciar.

Vale destacar que o empreendedor social não necessariamente atua em instituições sem fins lucrativos, porém, ao contrário da maioria dos negócios o lucro não é o foco principal dessas empresas, mas sim uma consequência.

Esses profissionais podem atuar em diferentes vertentes como ensino, trabalho, finanças, saúde, nutrição, construção civil, zootecnia, meio ambiente, etc. normalmente o foco do negócio é ditado pelas necessidades percebidas pela própria pessoa.

Para atingir os objetivos como empreendedor social algumas características são fundamentais:

  1. Tem empatia;

  2. São altamente comprometidos com as suas causas;

  3. São éticos;

  4. Tem paixão pelo que faz;

  5. São inovadores, ousados e criativos;

  6. Como líderes são participativos, motivadores e carismáticos;

  7. Sabem gerenciar pessoas e empresas;

  8. São resilientes e persistentes;

  9. Sabem improvisar quando necessário;

  10. Conseguem negociar e pensar estrategicamente;

  11. Não tem medo de correr riscos.

Agora que já sabe o que é preciso para atuar nesta área, seguem exemplos de empreendedores sociais.

Conheça 5 empreendedores sociais de sucesso

Muhammad Yunus

Ganhador do prêmio Nobel da Paz, o bengalês e economista Muhammad Yunus é uma das referências quando se fala em empreendedorismo social.

Ele ganhou reconhecimento ao fundar Grameen Bank, uma instituição financeira que empresta pequenas quantias de dinheiro para pessoas iniciarem os seus negócios.

Essa iniciativa nasceu da vontade de ajudar mulheres de uma comunidade carente de Bangladesh próxima à universidade em que ministrava aulas, pois para conseguir o seu sustento essas mulheres precisavam correr altos riscos negociando com usurários inescrupulosos.

Blake Mycoskie

Este empreendedor social é o fundador da TOMS Shoes que iniciou com um modelo de negócio singular denominado One for One (um para um).

Na prática, esse modelo funciona assim: a cada sapato vendido pela empresa outro era doado para uma criança necessitada.

Atualmente a empresa reserva 1/3 dos seus lucros para projetos sociais.

A ideia para o negócio veio de uma viagem que Blake Mycoskie fez para a Argentina, onde ficou chocado ao ver crianças brincando na rua descalças.

Antônio Sergio Petrilli

Antônio é um médico oncologista inconformado com os tratamentos de câncer infantis no Brasil, por isso em 1991 criou a GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

Essa iniciativa busca garantir às crianças e adolescentes com câncer, prioritariamente de baixa renda, assistência e tratamentos avançados para a cura e melhora da sua qualidade de vida.

Alice Freitas e Rachel Schettino

Elas são as criadoras da Rede Asta, um negócio social com objetivo de valorizar os artesãos brasileiros e o meio ambiente através do reaproveitamento dos resíduos e da ascensão social.

A empresa funciona como uma ponte entre artesãos e as marcas, aumentando as oportunidades de negócios desses profissionais.

A ideia do negócio surgiu a partir de uma viagem que a Alice fez na a Índia, com o objetivo de conhecer iniciativas sociais e acabou se apaixonando pelo trabalho artesanal.

Já conhecia algum desses empreendedores sociais? Se interessa por essa área? Conte nos comentários.

Bom trabalho e grande abraço!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio

Publicado em: 21 de junho de 2021

Especial: artigos no Espaço Opinião CRA-RJ

Link fonte: https://espacoopiniao.adm.br/empreendedor-social-o-que-faz


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.