domingo, 29 de novembro de 2020

A importância da persistência no caminho do empreendedor

Entre as características do comportamento empreendedor mais relevantes para se alcançar o sucesso, a persistência se destaca como uma das mais importantes. O que não é nenhuma surpresa. Afinal, o ato de empreender já traz consigo a necessidade de se ter força de vontade e resiliência frente aos diversos obstáculos a serem enfrentados no processo.

Mas, o que é ter persistência? É insistir em algo contra tudo e todos, não importa as circunstâncias? É ignorar os erros e seguir em frente?  

Acredito que, primeiramente, é importante esclarecer o conceito de persistência, para então podermos usá-la ao nosso favor, já que muitos a confundem com insistência e teimosia. Sem dúvida, ela é fundamental na jornada empreendedora. Entenda, portanto, o que é ser um profissional persistente e como ter a persistência como um de seus valores!

O que é ser persistente?

Muitos empreendedores bem-sucedidos têm histórias em que o sucesso só chegou depois de muitos “nãos”, muitas tentativas e muitas frustrações. O que eles têm em comum? A persistência. Não desistiram e seguiram adiante, mesmo quando o resultado não era o esperado. 


Nesse sentido, ser persistente é ter um objetivo e não perder o foco, mesmo diante dos percalços e dificuldades. É ser resiliente e se adaptar aos desafios, ter uma mentalidade flexível. Por isso, ser teimoso e apenas insistir não resolve. É preciso ter sabedoria e humildade para reconhecer quando algo não está dando certo e encontrar maneiras diferentes para fazer acontecer. E não perder a motivação e jogar tudo para o alto quando se deparar com o primeiro obstáculo. 

Como desenvolver a persistência?

É necessário entender que como empreendedor sempre haverá um novo passo a ser dado. Então, desenvolver a persistência é o caminho. Compartilho a seguir algumas estratégias que considero relevantes. 

1. Seja realista e identifique as suas expectativas

Como estão as suas metas? Elas são realistas e condizentes com o mercado? Muitas vezes, o que alimenta a frustração e dificulta a persistência é a junção de metas muito difíceis de serem alcançadas e fora da realidade com expectativas muito altas. Sonhe grande, mas faça um planejamento realista e tenha consciência que resultados levam tempo.

2. Entenda o que lhe motiva

É mais fácil ter persistência quando se tem motivação. Portanto, antes de mais nada, pergunte a si mesmo e liste os motivos de estar se dedicando a esse projeto, a essa ideia, a esse negócio.

3. Mantenha uma atitude positiva

Sabe aquela história de sempre ver o copo meio cheio? Sim, é extremamente difícil manter-se otimista em situações de dificuldade, quando tudo está desmoronando. Mas não consigo ver uma maneira melhor de enfrentar desafios e ser resiliente. Temos como exemplo a questão da pandemia, que foi um balde de água fria para muitos empreendedores. No entanto, apesar das dificuldades, muitos encontraram oportunidades nessa situação tão adversa. 

4. Atente-se ao progresso e ao aprendizado

Erros são inevitáveis, não existe perfeição, por mais que se estabeleça um ideal. Mas qual é a sua postura diante do erro? O importante é não desanimar, nem negar ou ignorar essa falha. Todo erro é uma oportunidade de aprendizado. Foque nisso.

5. Seja flexível e reavalie estratégias

Como já expliquei, teimosia não é persistência. Não adianta insistir no que não está dando certo. Isso só vai deixá-lo mais frustrado e com vontade de desistir. Portanto, em muitas situações, o melhor caminho é se adaptar e recalcular a rota, encontrar novos meios de seguir adiante. Isso dará um novo “gás” para persistir e lutar pelo resultado desejado.

6. Dê valor as suas conquistas

A tendência é que a gente foque só nos desafios e dificuldades, principalmente como empreendedor, já que os resultados positivos podem demorar um pouco a chegar. Mas, e os êxitos? Também é importante celebrá-los. Comemore as pequenas conquistas e o alcance de metas estabelecidas. Isso trará motivação e reforçará o espírito da persistência.


No empreendedorismo, uma boa ideia não é o suficiente. É necessário ter objetivos e traçar metas para alcançá-los. No entanto, sem a persistência é muito fácil desistir no primeiro degrau da escada. Por isso, jamais perca o foco ou deixe de persistir!


Bom trabalho e grande abraço. Prof. Adm. Rafael José Pôncio




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domingo, 15 de novembro de 2020

Negócios inovadores requerem liderança


Na coluna Franquias, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, foi divulgado um artigo intitulado: ‘Liderança tem papel fundamental em franquias’, de Maria Cristina Franco. O texto, basicamente, relembra conceitos primários da administração que abordam sincronia de informações, gestão eficiente, comunicação, motivação e liderança. Segundo síntese da autora, “o sucesso de um time está relacionado ao nível de seu comprometimento com a missão, o que se aplica às corporações e ao franchising. Nesse sentido, o líder atuante, inspirador e motivador é indispensável para que a rede trilhe esse caminho virtuoso”. O próprio SEBRAE sinaliza a importância da liderança na gestão de franchising, ofertando curso específico de gestão de liderança, intitulado: Lidere com sucesso.

Já, segundo Chiavenato (2003), a abordagem clássica da administração entendia a liderança como instrumento de controle e dominação e cabia ao colaborador que exercia a função de líder controlar e fazer valer esse controle em favor da organização. Lembrando que a abordagem clássica da administração compreendeu um período crítico para sobrevivência das organizações que potencializou e acelerou a concorrência e a performance das empresas. A produção em massa herdada por essa competição aliada ao monopólio do capitalismo liberal configurou a liderança para ditar e extrair ao máximo as potencialidades dos colaboradores. Já a partir das demandas originárias da Teoria das Relações Humanas, o conceito de liderança passa a ser concebido como instrumento de aliança entre organização e colaboradores, com foco nas oportunidades para o crescimento e aperfeiçoamento pessoal e, paralelamente, o crescimento da organização como um todo, vejamos aqui alguns fundamentos sobre liderar:

Liderança estratégica

O conceito de liderança estratégica gira em torno da capacidade da função de líder de influenciar os colaboradores de sua equipe a assumirem, de forma pró-ativa, responsabilidades que mantenham ou impulsionem positivamente a organização frente aos clientes, ao mercado e à concorrência. A liderança estratégica deve estar alinhada ao planejamento estratégico da organização, pois ela conduzirá seu grupo sobre a perspectiva de ser parte do planejamento estratégico, agindo em prol dos objetivos da organização. A gestão competente deve alinhar e convergir seus propósitos de acordo com a cultura da organização. A atuação do líder deve estar atrelada à missão, à visão e aos valores da organização e só assim ela agira como agregadora e estratégica, de forma a convergir as energias em um só objetivo comum: o objetivo da organização.

Modelos/Estilo de liderança

Temos três estilos clássicos de liderança e deles podemos observar variâncias infinitas, entretanto sempre voltamos a essas três raízes:
  1. Liderança autocrática.
  2. Liderança liberal.
  3. Liderança democrática.
a. Liderança autocrática
É um estilo de liderança ditatorial. Nesse cenário, a equipe é considerada executora de tarefas. Ela não participa de discussões ou tomada de decisões, simplesmente executa ordens. Não há abertura para discussões ou participação dos demais membros da equipe. A gestão é feita, única e exclusivamente, pelo gestor. Geralmente, as reuniões nesse cenário são representadas pelo monólogo em que o “chefe” fala, dita, organiza, despacha e pune. É um modelo negativo e desestimulante de gestão. Esse estilo fica muito evidenciado nas administrações baseadas nos modelos de Taylor e Fayol.
b. Liderança liberal
Esse é o estilo mais desejado pelos membros das equipes, porém mais temido pelos empresários. O excesso de liberdade desse estilo de gestão quase sempre é criticado pelas recorrentes perdas de foco do trabalho. A liberdade é essencial para o desenvolvimento e a criatividade, entretanto, como toda liberdade, ela precisa ter limites. Nesse modelo, o líder é ausente, paternalista e, se a equipe não é madura o suficiente para assumir as responsabilidades, fatalmente o grupo todo perderá. A falta de feedback corrói até os melhores profissionais. O líder está para o grupo como um direcionador. Quando sua figura é omissa, esse direcionamento é inexistente e, com isso, a equipe pode se perder.
c. Liderança democrática
Nesse estilo, as decisões são prioritariamente deliberadas em grupo, porém sempre dirigidas, conduzidas e coordenadas pela figura do líder. Nesse modelo, é comum perceber uma convivência amistosa entre os membros do grupo. Mas é importante observar que a liberdade de relacionamento aqui deverá ser focada no profissionalismo e na responsabilidade, correndo o risco de cair na informalidade, caso não seja corretamente direcionada.

Portanto, encontrar o equilíbrio é necessário, o Líder deste mundo na era do conhecimento e disrupção digital, deve acompanhar as tendências comportamentais influenciadas meio, e fortalecer elementos por Gestão de Valores com um planejamento estratégico criado por consenso em equipe, isso tudo fortalecerá o Líder, sendo mais aquele modelo "monge" ao invés do "mecanicista por resultados".

Conheça também Os 11 princípios do Líder eficaz.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/negocios-inovadores-requerem-lideranca


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terça-feira, 20 de outubro de 2020

Seis fundamentos que norteiam o empreendedor



Alguns princípios fundamentais no cotidiano do empreendedor proporcionam bons resultados no médio e longo prazo, desde que observados constantemente até tornarem-se hábitos arraigados na vida de forma abrangente e sistêmica.

Vejamos aqui seis principais fundamentos:

Ter um plano com clareza para virtudes e econômico
É obvio que o fator econômico é preponderante na vida do empreendedor, mesmo que seja um vocacionado em questões altruístas e sociais, as metas financeiras devem serem intrínsecas no empreendimento de cada empreendedor; Mas, um plano de virtudes faz toda a diferença, pois cultuar certos valores humanos é potencializar o que vem de "dentro", a estrita observação de cada virtude o levará a resultados amplos em todas as áreas da vida.

Visualizar objetivos com fé em imagens claras
Enxergar-se no futuro como a exemplo ser um empreendedor sábio em finanças, virtuoso e espiritualizado com objetividade trará resultados alinhados com o plano traçado, é tudo muito simples, porém requer práticas no exercício da fé, e isso é uma ferramenta de milênios, desde que homem é homem, a própria evolução humana demonstra por si só, mas isso requer práticas de visão. 'Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não vêem' (Hebreus 11.1). Mas, para dar conta desta atração toda é necessário um conjunto de elementos, conforme o próximo passo.

Especializar-se pondo amor no ofício
Expertise, por foco e dominar certa área é o que fará a diferença, para dar conta da jornada visionária citada anteriormente, o empreendedor deve capacitar-se incessantemente até tornar-se ótimo no que faz, tudo isso com o prazer pelo que faz a serviço das pessoas, tem que haver um gosto e em momentos de adversidades então haverá uma base maior para enfrentar as intempéries, para isso todo cuidado em dispersar-se com excessivos produtos ou serviços, pois o pouco é muito quando um especialista propõe entregar algo com excelência.

Ser um empreendedor de ação
A citação de Bia Cortéz diz: "O nível de consciência e o caráter não devem ser medidos por palavras ditas e sim pelos atos que cada um pratica diariamente", e existe uma citação antiga que diz: "Palavras são vazias e atos são plenos"
As virtudes devem serem fundamentadas nos comportamentos ao invés de meras palavras ao vento, ou seja, o empreendedor deve de agir de acordo com que acredita, mas com força de vontade para a ação, isso sim trará resultados, como o empreendedor age demonstra quem realmente é.

Atento a novos conhecimentos com humildade
Jamais ser o "sabe tudo" com egos e vaidades, o empreendedor deve admitir que não conhece tudo, e aprender com cada oportunidade, nas relações do cotidiano ter muita escuta ativa e buscar incessantemente como aperfeiçoar o negócio. Existe uma postura para ser humilde atento que diz: "Não existem perguntas tolas, somente os tolos não perguntam".
 
Desenvolver bons hábitos
Observar os hábitos e ressignificá-los de tempo em tempo para evitar o automatismo é necessário. Dizem que: "As correntes do hábito são muito leves para serem sentidas, até se tornarem pesadas demais para serem quebradas". Até hábito com deve ser observado, e isso pelo autoconhecimento o empreendedor ampliará os níveis de assertividade.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 19 de outubro de 2020
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/seis-fundamentos-que-norteiam-o-empreendedor


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sábado, 10 de outubro de 2020

9 atitudes que empreendedores mentalmente fortes fazem que ninguém faz


A maioria das pessoas foge de seus medos, mas não as de mentalidade forte.

Gerenciar as emoções e aumentar a produtividade pessoal, é algo extremamente importante no cotidiano do empreendedor e logicamente de profissionais habilitados em diversas áreas, vamos analisar aqui como os empreendedores com uma tendência forte na personalidade agem no cotidiano da vida.

Eles praticam gratidão.

Em vez de concentrar-se somente no operacional do dia-a-dia ou o que não se têm ainda, as pessoas mentalmente fortes fazem um balanço de todas as grandes coisas que elas têm e as competências desenvolvidas. Existem várias maneiras de praticar a gratidão, mas a maneira mais simples de começar é apenas pensar em três coisas pelas quais você é grato, seja no campo do ser ou do ter. Você também pode começar a prática diária de gratidão anotando todas as coisas boas que você experimentou ao longo do dia ou adotar rituais de gratidão, como apreciar a gratidão antes de uma refeição sendo grato pelo alimento.

Eles dizem “não”.

Dizer “não” pode ser um problema para alguns, mas não para os mentalmente fortes. Em vez de aceitar todos os convites sociais ou ajudar parceiros de trabalho em todos os projetos, eles simplesmente dizem “não”. Dessa forma, eles podem concluir seu próprio trabalho e não se comprometerem demais.

Eles superam sua crítica interna.

Se você acha que é um fracasso, adivinhe? Você provavelmente acabará falhando. Essa profecia auto-realizável está prevendo seu destino.

Em vez disso, use essa profecia auto-realizável a seu favor, acreditando que você terá sucesso. Isso pode ser um desafio, mas é possível se você prestar atenção aos seus pensamentos. Não ignore esses pensamentos negativos, reconheça-os e, em seguida, faça algo positivo para distrair-se.

Dê uma olhada nas evidências nos dois pontos de vista, ao anotar os bons e os maus sentimentos, você notará que alguns desses pensamentos negativos são irracionais. Encontre equilíbrio: ao invés de flagelar-se mentalmente, olhe para suas falhas como formas de melhorar.

Eles se expõem à dor.

Pessoas mentalmente fortes estão dispostas a suportar a dor, desde que haja um propósito. Eles não passam por um treino desafiador, por exemplo, apenas para provar o quão difícil é. Afinal, há alguma verdade no velho ditado popular que: "Sem sacrifício, sem valor” ou “ganha fácil e perde fácil". Os ganhos emocionais conquistados com uma certa dificuldade geram valor interno.

Eles não culpam os outros.

Pessoas mentalmente fortes nunca culpam os outros por seus erros ou falhas. Eles assumem total responsabilidade por suas ações. Fazer isso significa que eles não dão poder aos outros, trazem a responsabilidade para si mesmos e adotam uma postura de: “se acertei tudo bem, mas se errei a culpa é minha, e agora entendo como melhorar na próxima vez”.

Eles praticam um otimismo realista.

Os mentalmente fortes são pessoas otimistas. Mas eles também entendem que não podem ser excessivamente otimistas. É improdutivo acreditar que os desafios desaparecerão magicamente ou que os objetivos serão manifestados sem tomar qualquer ação no mundo real.

Pessoas mentalmente fortes praticam otimismo realista. Isso significa que eles levam em conta os desafios que enfrentam e concentram-se no que podem fazer para aceitar ou superar essas realidades. A maioria começa com planejamento antes de precisar concluir algo, desta forma, o otimismo tem em si espaços para manejar os procedimentos.

Eles reconhecem suas limitações.

Embora as pessoas mentalmente fortes possuem autoconfiança, eles também sabem quando é hora de reconhecer pontos fracos. Eles estão cientes de suas fraquezas e não hesitam em pedir ajuda quando necessário.

A observância em melhorar o conjunto de habilidades é mais importante do que proteger o ego, com humildade isso permite melhores aprendizados.

Eles não se comparam aos outros.

Lembre-se, os fortes mentalmente minimizam o seu tempo e ampliam sua energia. Então, por que desperdiçar em preocupar-se com o que os outros estão fazendo? Sentimentos como ciúme e ressentimento não são apenas exaustivos; eles são inúteis.

Em vez disso, eles apreciam os outros e celebram suas realizações com eles. Isso cria otimismo - que é um ganha-ganha para todos. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, um sentimento de otimismo pode reduzir o risco de morrer por causas importantes, como as doenças cardiovasculares.

Eles respeitam e até gostam de seus concorrentes.

Pessoas mentalmente fortes não têm medo, nunca sentem-se intimidadas e nem invejam seus concorrentes. Na verdade, eles respeitam entre si.

Eles percebem que seus concorrentes podem ser seus maiores professores. Eles podem aprender o que a concorrência fez certo ou errado. Eles podem ver o que os diferencia e usar isso como inspiração para o seu próximo movimento.

Steve Jobs e Bill Gates  tiveram uma relação de amor e ódio. No entanto, ambos os homens apoiaram-se e respeitaram-se mutuamente, como Gates disse uma vez: "Eu daria muito para saber o gosto de Steve". E, Jobs admitiu: "Eu o admiro pela empresa que ele construiu - é impressionante - e gostei de trabalhar com ele. Ele é brilhante e tem um bom senso de humor."

Tornar-se mentalmente forte não acontece da noite para o dia, mas vale a pena a jornada. Pode fazer você - e sua equipe - resiliente o suficiente para suportar qualquer coisa.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 21 de março de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/9-atitudes-que-empreendedores-mentalmente-fortes-fazem-que-ninguem-faz-1



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Sobre Virtudes e Empreendedores



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segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O dia do empreendedor 05 de outubro

 


Comemora-se o Dia do Empreendedor todo dia 05 de outubro. A data é na verdade uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.



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O que é ser um empreendedor: conceitos, definições e desafios



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sexta-feira, 18 de setembro de 2020

6 coisas que a escola de negócios não lhe ensinará sobre empreendedorismo


Para os MBAs, começar um negócio pode se tornar a cena do acidente, onde teoria e educação colidem com fatos e realidade.

Nos cursos de empreendedorismo no Brasil não é ensinado tudo o que você precisa saber sobre como iniciar e administrar um negócio de sucesso. Eu aprendi isso da pior maneira!
Enquanto a escola de administração ensinou-me como negociar, comunicar-me de forma eficaz e compreender os fundamentos de finanças, economia e direito, então entendi que havia lacunas significativas no meu conhecimento desde o primeiro dia que comecei a empreender.
As relações e a rede que construí na escola de negócios valem mais do que o custo da mensalidade. No entanto, acabei aprendendo muito mais sobre negócios, sendo um empreendedor por quatro meses, do que em uma sala de aula durante quatro anos, isto sem desmerecer a necessária busca incessante pelo conhecimento é claro.
Aqui está o que eu aprendi como um empreendedor que a escola de negócios não me ensinou, e que isso não irão lhe ensinar - sobre como construir um negócio de sucesso.

1. Um negócio pode ser complicado

Começar um novo negócio exigirá que você "descubra as coisas à medida que for". Embora a faculdade de administração enfatize a importância do financiamento, da contratação e do escalonamento, começar um negócio significa aproveitar ao máximo os poucos recursos que você possui.
A realidade é que as empresas mais bem-sucedidas começaram hoje muito fragmentadas e a partir do zero. Eles realmente não tinham um plano, não alugavam um espaço, nem ficavam com a ideia original em alguns casos.
Seu sucesso dependerá muito de como você pode ser perspicaz e de como você pode aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas disponíveis para você agora. Mesmo que isso signifique lançar com um produto viável mínimo para testar o mercado antes de tentar obter o financiamento, a equipe ou os recursos que você acha que precisa.

2. Planos não são a coisa mais importante

É contra intuitivo, mas o planejamento exagerado pode acabar com o seu negócio, especialmente quando você está girando e ajustando com base em como o cliente usa, percebe e compra seu produto ou serviço.
Escolas de negócios gostam de tratar cada nova ideia de negócio como um empreendimento maciço que pode ser completamente planejado. "Quer começar um negócio? Crie um plano de negócios, determine a adequação do seu produto ao mercado, calcule o ponto de equilíbrio, etc."
A verdade é que muito disso se tornará mais claro à medida que você testar e primeiro levar seu produto ou serviço ao mercado. É muito mais importante executar sua ideia e obter uma prova de conceito, em vez de tentar planejar cada aspecto de seu negócio com perfeição. O planejamento excessivo antes da execução geralmente conduz apenas a procrastinação. As coisas mudam muito rápido neste mundo digital disruptivo.

3. Como definir metas

Com tanta ênfase no planejamento e na tomada de decisões estratégicas, é um pouco irônico o pouco que as escolas de administração estabelecem objetivos e fazem engenharia reversa do que você quer.
Muitos empresários sabem o que querem fazer, mas não sabem como fazê-lo. Definir metas facilita a determinação do caminho, pois é possível fazer engenharia reversa de onde você deseja estar.
As metas mantêm você responsável, além de alinhar todos em sua equipe. A última coisa que você quer como dono de uma empresa é que sua equipe tenha motivações diferentes que contradizem (ou competem) uma com a outra.
Qual é o objetivo que você quer que toda a sua equipe se concentre? Concentre-se nele para causar um impacto maior.

4. Marketing no século XXI

Muitas escolas estão finalmente começando a melhorar suas aulas de marketing para se adequarem à era digital, mas você ficaria surpreso com o quanto ainda está por trás de muito da educação em marketing. Para ser justo, é porque essa informação muda muito mais rápido do que a maioria das escolas de negócios consegue acompanhar.
Como empreendedor, é sua responsabilidade manter-se informado sobre as tendências atuais do marketing digital, bem como as táticas que funcionam no momento.
Muitos dos princípios fundamentais de marketing que as escolas de negócios ensinam ainda são úteis e relevantes. No entanto, é crucial para o seu sucesso que você tenha uma compreensão profunda de coisas como publicidade paga por clique, otimização de mecanismos de pesquisa e marketing por redes sociais, só para citar alguns. 
Se você quiser aprender como criar um anúncio de sucesso no Facebook, por exemplo, você não encontrará a resposta em uma sala de aula. Você terá que criar um e ajustá-lo conforme for.

5. Como ser criativo

Os empreendedores precisam canalizar sua criatividade com frequência, seja para você ter soluções exclusivas para os problemas de seus clientes ou para encontrar essa grande ideia de negócio.
A criatividade é muito difícil de ensinar, por isso não é de admirar que isso seja algo que falta nas escolas de negócios. As escolas de negócios ensinam sistemas e regras. Eles mostram os parâmetros em que você trabalhará como empreendedor e como aproveitá-los ao máximo.
Criatividade é trabalhar fora desses parâmetros, pensando fora da caixa. Como empreendedor, às vezes a melhor solução não é a mais óbvia. Às vezes, isso requer uma solução inspirada.
Quando você pensa em alguns dos casos mais famosos de sucesso de empresas, apesar das probabilidades, ou das campanhas de marketing mais bem recebidas, geralmente há muita criatividade por trás disso, não uma fórmula de corte de cookies ensinada em uma escola de administração. 
Mas essa inspiração geralmente vem de tentar coisas novas, cometer erros e aprender com os outros. E esse tipo de experiência é acelerado quando você é um empreendedor.

6. Assumir riscos

As escolas são projetadas para ensinar os alunos a não falhar. Eles ensinam os alunos a serem mais avessos ao risco do que assumir riscos. Eles são projetados para que os alunos trabalhem dentro de um conjunto de regras. Esta é a antítese de ser um empreendedor e administrar um negócio.
Administrar um negócio significa falhar muitoEmpreendedorismo é sobre assumir riscos calculados. Envolve pensar fora da caixa e criar um caminho não convencional.
O fracasso deve ser visto como parte do processo de aprendizagem. Como os alunos são desencorajados a falhar, eles nunca veem o valor do fracasso como uma maneira de aprender. Assim, estudantes da escola B que se dedicam ao empreendedorismo podem se tornar mais avessos ao risco.
O problema com isso, é claro, é que os empreendedores se dão uma desculpa para desistir cedo demais, e evitam assumir os riscos que podem ajudar sua empresa a decolar.
Qualquer obstáculo ou desafio que você encontrar como proprietário de uma empresa não deve ser visto como um sinal de parada. Em vez disso, isso pode significar simplesmente que você precisa avançar em uma direção diferente.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/6-coisas-que-a-escola-de-negocios-nao-lhe-ensinara-sobre-empreendedorismo


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