sexta-feira, 18 de setembro de 2020

6 coisas que a escola de negócios não lhe ensinará sobre empreendedorismo


Para os MBAs, começar um negócio pode se tornar a cena do acidente, onde teoria e educação colidem com fatos e realidade.

Nos cursos de empreendedorismo no Brasil não é ensinado tudo o que você precisa saber sobre como iniciar e administrar um negócio de sucesso. Eu aprendi isso da pior maneira!
Enquanto a escola de administração ensinou-me como negociar, comunicar-me de forma eficaz e compreender os fundamentos de finanças, economia e direito, então entendi que havia lacunas significativas no meu conhecimento desde o primeiro dia que comecei a empreender.
As relações e a rede que construí na escola de negócios valem mais do que o custo da mensalidade. No entanto, acabei aprendendo muito mais sobre negócios, sendo um empreendedor por quatro meses, do que em uma sala de aula durante quatro anos, isto sem desmerecer a necessária busca incessante pelo conhecimento é claro.
Aqui está o que eu aprendi como um empreendedor que a escola de negócios não me ensinou, e que isso não irão lhe ensinar - sobre como construir um negócio de sucesso.

1. Um negócio pode ser complicado

Começar um novo negócio exigirá que você "descubra as coisas à medida que for". Embora a faculdade de administração enfatize a importância do financiamento, da contratação e do escalonamento, começar um negócio significa aproveitar ao máximo os poucos recursos que você possui.
A realidade é que as empresas mais bem-sucedidas começaram hoje muito fragmentadas e a partir do zero. Eles realmente não tinham um plano, não alugavam um espaço, nem ficavam com a ideia original em alguns casos.
Seu sucesso dependerá muito de como você pode ser perspicaz e de como você pode aproveitar ao máximo os recursos e ferramentas disponíveis para você agora. Mesmo que isso signifique lançar com um produto viável mínimo para testar o mercado antes de tentar obter o financiamento, a equipe ou os recursos que você acha que precisa.

2. Planos não são a coisa mais importante

É contra intuitivo, mas o planejamento exagerado pode acabar com o seu negócio, especialmente quando você está girando e ajustando com base em como o cliente usa, percebe e compra seu produto ou serviço.
Escolas de negócios gostam de tratar cada nova ideia de negócio como um empreendimento maciço que pode ser completamente planejado. "Quer começar um negócio? Crie um plano de negócios, determine a adequação do seu produto ao mercado, calcule o ponto de equilíbrio, etc."
A verdade é que muito disso se tornará mais claro à medida que você testar e primeiro levar seu produto ou serviço ao mercado. É muito mais importante executar sua ideia e obter uma prova de conceito, em vez de tentar planejar cada aspecto de seu negócio com perfeição. O planejamento excessivo antes da execução geralmente conduz apenas a procrastinação. As coisas mudam muito rápido neste mundo digital disruptivo.

3. Como definir metas

Com tanta ênfase no planejamento e na tomada de decisões estratégicas, é um pouco irônico o pouco que as escolas de administração estabelecem objetivos e fazem engenharia reversa do que você quer.
Muitos empresários sabem o que querem fazer, mas não sabem como fazê-lo. Definir metas facilita a determinação do caminho, pois é possível fazer engenharia reversa de onde você deseja estar.
As metas mantêm você responsável, além de alinhar todos em sua equipe. A última coisa que você quer como dono de uma empresa é que sua equipe tenha motivações diferentes que contradizem (ou competem) uma com a outra.
Qual é o objetivo que você quer que toda a sua equipe se concentre? Concentre-se nele para causar um impacto maior.

4. Marketing no século XXI

Muitas escolas estão finalmente começando a melhorar suas aulas de marketing para se adequarem à era digital, mas você ficaria surpreso com o quanto ainda está por trás de muito da educação em marketing. Para ser justo, é porque essa informação muda muito mais rápido do que a maioria das escolas de negócios consegue acompanhar.
Como empreendedor, é sua responsabilidade manter-se informado sobre as tendências atuais do marketing digital, bem como as táticas que funcionam no momento.
Muitos dos princípios fundamentais de marketing que as escolas de negócios ensinam ainda são úteis e relevantes. No entanto, é crucial para o seu sucesso que você tenha uma compreensão profunda de coisas como publicidade paga por clique, otimização de mecanismos de pesquisa e marketing por redes sociais, só para citar alguns. 
Se você quiser aprender como criar um anúncio de sucesso no Facebook, por exemplo, você não encontrará a resposta em uma sala de aula. Você terá que criar um e ajustá-lo conforme for.

5. Como ser criativo

Os empreendedores precisam canalizar sua criatividade com frequência, seja para você ter soluções exclusivas para os problemas de seus clientes ou para encontrar essa grande ideia de negócio.
A criatividade é muito difícil de ensinar, por isso não é de admirar que isso seja algo que falta nas escolas de negócios. As escolas de negócios ensinam sistemas e regras. Eles mostram os parâmetros em que você trabalhará como empreendedor e como aproveitá-los ao máximo.
Criatividade é trabalhar fora desses parâmetros, pensando fora da caixa. Como empreendedor, às vezes a melhor solução não é a mais óbvia. Às vezes, isso requer uma solução inspirada.
Quando você pensa em alguns dos casos mais famosos de sucesso de empresas, apesar das probabilidades, ou das campanhas de marketing mais bem recebidas, geralmente há muita criatividade por trás disso, não uma fórmula de corte de cookies ensinada em uma escola de administração. 
Mas essa inspiração geralmente vem de tentar coisas novas, cometer erros e aprender com os outros. E esse tipo de experiência é acelerado quando você é um empreendedor.

6. Assumir riscos

As escolas são projetadas para ensinar os alunos a não falhar. Eles ensinam os alunos a serem mais avessos ao risco do que assumir riscos. Eles são projetados para que os alunos trabalhem dentro de um conjunto de regras. Esta é a antítese de ser um empreendedor e administrar um negócio.
Administrar um negócio significa falhar muitoEmpreendedorismo é sobre assumir riscos calculados. Envolve pensar fora da caixa e criar um caminho não convencional.
O fracasso deve ser visto como parte do processo de aprendizagem. Como os alunos são desencorajados a falhar, eles nunca veem o valor do fracasso como uma maneira de aprender. Assim, estudantes da escola B que se dedicam ao empreendedorismo podem se tornar mais avessos ao risco.
O problema com isso, é claro, é que os empreendedores se dão uma desculpa para desistir cedo demais, e evitam assumir os riscos que podem ajudar sua empresa a decolar.
Qualquer obstáculo ou desafio que você encontrar como proprietário de uma empresa não deve ser visto como um sinal de parada. Em vez disso, isso pode significar simplesmente que você precisa avançar em uma direção diferente.
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/6-coisas-que-a-escola-de-negocios-nao-lhe-ensinara-sobre-empreendedorismo


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domingo, 6 de setembro de 2020

Grupo de trabalho ou Equipe de trabalho?


Em tempos em que o trabalho individualizado é cada vez mais recorrente, impulsionado principalmente pela expansão da tecnologia, torna-se vital que as lideranças das organizações explorem e desenvolvam um “espírito” de atuação e trabalho em grupo e, consequentemente, o trabalho em equipe. Mas antes de continuar nossas discussões, vamos conhecer algumas diferenças importantes. Você sabe diferenciar um grupo de uma equipe?

O grupo de trabalho pode ser definido como todo conjunto de profissionais que de alguma forma faz parte de um mesmo projeto e/ou contexto organizacional, desenvolvendo as suas tarefas em busca de objetivos previamente definidos. 

A equipe de trabalho abarca estes mesmo aspectos, mas ainda acrescenta a cooperação mútua, a sinergia, a comunicação e a assertividade à sua definição.

No trabalho em grupo cada um preocupa-se unicamente com a sua tarefa, e em realizá-la de maneira adequada. Já no trabalho em equipe, as tarefas são executadas, mas as pessoas se auto gerenciam, têm atuação conjunta e desenvolvem atividades em parceria, buscando resultados de maneira compartilhada.

E de que forma isso pode ser alcançado? Mais uma vez destaca-se o papel que a liderança tem neste processo. O líder sabendo conduzir adequadamente os seus liderados levará ao desenvolvimento do trabalho em equipe. Você perceberá que os conceitos de liderança e de trabalho em equipe sempre caminharão juntos, pois um acaba sendo reflexo do outro, principalmente em contextos organizacionais.

Segundo Barbieri (2012, p.63), “o líder de uma equipe deve entender os vários estágios pelos quais o grupo deve passar no desenvolvimento de suas características humanas e de suas competências, para que possa acelerar o processo de aperfeiçoamento do mesmo”. Por meio deste entendimento torna-se possível conduzir o grupo a um estágio de reciprocidade contínua, um estágio de cooperação madura, que seria o ideal.

O estágio de cooperação madura é abordado por Barbieri (2012) como o momento em que os membros do grupo entram em um processo de competição madura e fazem o melhor que puderem no desenvolvimento de suas atividades, desde que se prestem também a ensinar, a ouvir e a aprender com os seus colegas de equipe.

Complementando, Vergara (2011) afirma que existem algumas especificidades para o bom funcionamento do trabalho em equipe. Destaca-se aqui, três destas especificidades, que são: a comunicação, o feedback e o poder compartilhado.
  1. Comunicação: é a base do trabalho em equipe, pois pensamentos, sentimentos e percepções precisam ser explicitados em um processo de comunicação franca, aberta e principalmente em um clima de respeito mútuo. Os problemas precisam vir à tona e as ideias inovadoras precisam ser conhecidas pelos membros da equipe. E isso só ocorre por meio da comunicação. 
  2. Feedback: é a resposta a todo o processo que envolve informações. O feedback contínuo torna-se um recurso de aprendizagem individual e coletiva, pois ele permite que as pessoas e a equipe como um todo reflita sobre suas percepções, opiniões e ações, levando a corrigir rumos e fazer ajustamentos quando necessário. O importante é que o feedback seja honesto, mas que ao mesmo tempo não venha ferir a autoestima de ninguém.
  3. Poder compartilhado: quando se desenvolve o trabalho em equipe, não necessariamente a liderança precisa ser a mesma sempre. Em uma equipe de trabalho engajada é natural que os seus diferentes membros assumam a liderança conforme a tarefa que lhes é proposta.
Estes três elementos que foram abordados a partir de Vergara (2011) caracterizam comportamentos que delineiam as relações e “dão vida” ao que chamamos de trabalho em equipe. Percebe-se, então, como o trabalho em equipe se mostra adequado para as organizações? E não estamos tratando aqui de algo inalcançável e utópico, mas sim de um processo que envolve muita dedicação de todos os envolvidos, principalmente das lideranças.

Grande abraço e bom trabalho!

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 05 de janeiro de 2017
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte:
 https://administradores.com.br/artigos/grupo-de-trabalho-ou-equipe-de-trabalho




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quarta-feira, 19 de agosto de 2020

As 5 Regras de Ouro do Estabelecimento de Metas



"Chama-se trabalho duro porque é difícil. Se fosse fácil, todo mundo faria isso."
Como empreendedores, sonhamos em sermos nossos próprios patrões, rompendo com as restrições corporativas e perseguindo nossa paixão como um empreendimento. Trabalhamos longas horas, muitas vezes sacrificando o tempo da família e outras obrigações para fazer, tudo isso  por que sentimos que está em nosso sangue. Ser um empreendedor não é para todos, mas uma vez que começamos nessa jornada, não voltamos atrás - não importa o quão acidentada seja a jornada.
Empreender é uma questão de postura, é um objetivo de vida, mas na senda do empreendedor exige metas claras, com data para cumprir, significação pessoal, ter um alvo e suas divisas.

Constatou-se recentemente num estudo que 21% das organizações de alto desempenho que estabelecem metas, são mais produtivas do que suas concorrentes, de acordo com a Workboard e na mesma fonte: 69% das empresas pesquisadas disseram que as metas de negócios de comunicação são a maneira mais eficaz de construir uma equipe de alto desempenho.

As metas são uma forma de medir o nível de sucesso - elas lhe dão foco, direção e senso de propósito, ao mesmo tempo em que fornecem uma referência tangível para determinar se você está realmente obtendo sucesso almejado.
Como qualquer um de nós define o sucesso? É um termo relativo. Para alguns de nós, é sobre quanto dinheiro pode-se ganhar. Para outros, dinheiro são apenas troféus, ou quantos leads de vendas se têm ou o número de entrevistas que podem receber. Para alguns, tudo começa com as condições pré estabelecidas para alcançar a própria definição de satisfação: a capacidade de realização, ganhos financeiros, crescer profissionalmente e divertir-se fazendo isso.
Empreendedores costumam definir expectativas incrivelmente altas e as metas que eles definem são projetadas para corresponder a essas elevadas expectativas. Mas como nós, empreendedores, sabemos se os objetivos que estamos estabelecendo para nós mesmos são realistas e até alcançáveis?
A resposta é conhecer e fazer uma boa análise das cinco regras de ouro da definição de metas:

1. Estabeleça metas que te motivem


Quando você define uma meta, ela tem que significar algo, e tem que haver um valor para alcançá-la. 
Se o resultado é de pouca ou nenhuma importância para você, então as chances de sua colocação no trabalho são quase nulas. Na verdade, 
93% das pessoas não podem traduzir metas em ações se as metas forem irrelevantes para elas.
Então, comece com as metas mais altas na sua lista de prioridades. É fácil ser sobrecarregado por tudo o que precisa ser feito, então comece com simplicidade. Vivemos em um mundo do tamanho de um "lanche", o que significa que somos capazes de digerir informações em pequenas mordidas e desligar quando recebemos demais.
Divida suas metas em suas três principais metas, ou as cinco principais, aquelas com maior senso de urgência. Se isso ajudar, escreva por que elas são valiosas para você. 
Às vezes, escrevo essas metas porque: 
a) a lista se torna um lembrete tangível do que precisa ser feito;
b) Preciso dos recursos visuais para me ajudar a focar. Como todo empreendedor sabe, temos muitas coisas em mente, então não há nada de errado em ter uma pequena ajuda.

2. Defina metas SMART


Você já deve ter ouvido falar disso, mas é sempre útil ter uma atualização. Se você ainda não ouviu falar desse acrônimo, aqui está o que ele significa:
  • eSpecífico
  •  Mensurável
  •  Atingível
  •  Relevante
  •  Tempo limite
Específico: Seus objetivos precisam ser o mais específicos possível, porque, de outro modo, eles não lhe darão orientação suficiente para seguir adiante. De acordo com um estudo da Associação Americana de Psicologia, estabelecer metas específicas levou a um desempenho mais alto em 90% do tempo para as empresas estudadas. Os objetivos são como uma lâmpada iluminando o caminho - quanto mais brilhante a luz, mais clara a estrada à frente.
Perguntei a alguns conhecidos de negócios sobre como eles estabeleceram metas e recebi uma resposta que me disse: “Se você não tem metas claramente definidas, você procrastina. Pense nos resultados que você deseja alcançar - quais atividades você precisa fazer para obter os resultados?”
Mensurável: Dê-se prazos realistas para concluir a tarefa em mãos. Adicionar datas específicas, valores, etc., torna o seu progresso quantificável. Por exemplo, em vez de dizer "Reduzir despesas", diga algo como "Reduza as despesas em 10% nos próximos 12 meses". Isso lhe dá uma quantia fixa, um prazo para completar sua meta e visualizar uma linha de chegada.
Atingível: Seja honesto com você mesmo. Seja realista, nada de sonhos mirabolantes, é necessário a meta ser desafiadora e desconfortável, porém, um gerenciamento e acompanhamento é necessário.
Relevante: Alinhe seus objetivos com a direção que você quer que sua vida e carreira o levem. Equilibrar o alinhamento entre longo prazo e curto prazo lhe dará o foco que você precisará.
Tempo limite: Ter uma linha de chegada significa que você vai comemorar quando você atingir seu objetivo. Ter prazos definidos dá a você uma sensação de urgência que falta quando as metas são estão sem datas para terminar.

3. Anote seus objetivos

Começar todos os dias escrevendo uma lista de "tarefas", além de imprimir um calendário com as reuniões do dia. Manter essas metas diárias visíveis em todos os momentos e verificar as coisas realizadas para avaliar em que ponto está no final do dia. Esta é uma prática recomendada, porque torna as coisas tangíveis e aumenta a auto responsabilidade.
Seus próprios objetivos de longo prazo não precisam ser explicados tão publicamente, mas você deve mantê-los em algum lugar onde, de vez em quando, você é lembrado de onde quer ir. Use uma voz ativa ao escrevê-las!

4. Coloque um plano em ação


É fácil ficar tão concentrado no resultado que você esquece os passos necessários para alcançar o resultado. Você pode ir de A a Z, dando pouca atenção a B, C, D e tudo mais. Então, anote todas as etapas individuais. Este é o seu roteiro para executar o seu plano o mais perfeitamente possível. 

Os empreendedores de sucesso traçam os seus objetivos para os alcançar. Os empreendedores que desenvolvem um mapa para alcançar uma conquista ou superar a indecisão são obrigados a agir. Ao longo do caminho, procure o conselho de seus colegas - um ex-parceiro de negócios, um conselheiro ou mentor de confiança. Eles podem ter insights que você ignorou.

5. Trabalhe o plano

Ter um plano em vigor faz com que você seja oficial. Trabalhando o plano faz você bem sucedido. Se você tomar o tempo para elaborar um bom plano, por que não usá-lo? É tentador continuar mudando de ideia ou desenhar novos planos quando as coisas dão errado, mas as variáveis ​​não são uma desculpa para não se ater ao plano. Confie nos seus instintos.
Um conselho importante que é: olhe a longo prazo, mas viva a curto prazo. É muito fácil pensar nas coisas que você quer e no dinheiro que pode ganhar, mas isso não é possível sem o aqui e agora.
Não fique à frente de você. Confie no seu plano, trabalhe no plano, seja flexível ao lidar com variáveis ​​e você chegará lá. Chama-se trabalho duro porque é difícil. Se fosse fácil, todo mundo faria isso. Mas é satisfatório e compensatório!
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 10 de novembro de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: 
https://administradores.com.br/artigos/as-5-regras-de-ouro-do-estabelecimento-de-metas


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.         

domingo, 9 de agosto de 2020

O que faz um empreendedor ter sucesso?


Começar um pequeno negócio não é fácil, existem alegrias, tristezas, mazelas e vitórias. Para muitas pessoas, começar um negócio significa deixar o conforto e a segurança de um "dia de trabalho" regular para perseguir uma paixão ou um sonho. Então, como saber quais são as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso? Através do auto-exame cuidadoso e honesto, você pode determinar se possui algumas das qualidades benéficas.

Perseverança

Empreendedores inevitavelmente enfrentam desafios, até retrocessos, durante sua busca pelo sucesso nos negócios. Você pode ter dificuldade em obter o financiamento para começar ou seus esforços iniciais de marketing podem não ser bem-sucedidos. Você pode ter que enfrentar tudo de início ou mesmo declarar falência. O empreendedorismo de sucesso exige que você persevere e persiga sua ideia mesmo quando sua situação parece desanimadora. A perseverança é um valor humano para o empreendedor sábio, já a teimosia é burrice.

Autodisciplina

Os empreendedores devem possuir um alto nível de autodisciplina. Ao contrário do ambiente típico de trabalho, não há um chefe inclinado sobre o ombro e ninguém obriga a sair da cama pela manhã e ir trabalhar. Como empreendedor, você precisa da disciplina para trabalhar, mesmo que seja um dia lindo ou um jogo de futebol esteja na televisão. Aos que montam o negócio em casa, a atenção deve ser redobrada por conta dos eventos domésticos. E, sobre marcar reuniões e compromissos sendo pontual nos horários, é necessário a autodisciplina e com certeza você terá autoridade moral e postura perante as relações onde empreende.

Paixão com propósito

Você provavelmente passará a maior parte de suas horas focado e trabalhando no empreendimento escolhido, portanto, possuir uma paixão pelo que você está fazendo é uma importante qualidade empreendedora. Gostar do que faz já é uma jornada prazerosa e com isto você pode incrementar definindo o propósito de vida por conta do negócio em questão. Todo empreendedor de sucesso tem um propósito, uma causa em servir pessoas.

Autoconfiança

Como empreendedor, só você é responsável pelo seu próprio sucesso. Portanto, você deve ser capaz de promover a si mesmo e ao seu negócio de maneira contínua. Você precisa ter a confiança em si mesmo e na sua ideia de negócio para contar ao mundo sobre os benefícios do seu empreendimento.

Competitividade

A menos que seu conceito de negócio seja completamente único, você provavelmente enfrentará uma série de competições em seu empreendimento definido. Você precisará possuir um espírito competitivo para vencer a si mesmo, juntamente com a equipe caso forme uma. Você também precisa dedicar um tempo para estudar a competição para entender o que a concorrência faz de certo e errado, o que resulta em uma experiência de aprendizado benéfica. Cuide para nunca cair na rotina da mesmice e conservadorismo. A competição inteligente nos dias atuais é estar sempre atento com inovações e mudanças necessárias, isso sim é competir!

Autoconhecer-se é necessário para o empreendedor bem sucedido, é nobre admitir pontos forte e fracos, pois o cuidado comportamental é o que faz com que o empreendimento tenha ótimos resultados.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 03 de março de 2020
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: 
https://administradores.com.br/artigos/o-que-faz-um-empreendedor-ter-sucesso



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quinta-feira, 16 de julho de 2020

12 maneiras de desenvolver foco com simplicidade no seu cotidiano



Aqui estão algumas maneiras surpreendentes de ajudar a impulsionar seu foco e desempenho.

Se você quer ser bem sucedido, você tem que encontrar estratégias que irão ajudá-lo a se concentrar, apesar de todas as possíveis distrações que impedem que você faça a tarefa em mãos. Felizmente, com a ajuda da ciência, desenvolver um foco de laser é mais fácil do que você imagina.
Para começar, verifique se você está dormindo bem e fazendo exercícios regularmenteEsta é uma ação básica da produtividadedesempenho e foco. Em seguida, basta olhar para a cor vermelha - apenas a visão do vermelho pode melhorar o desempenho e o foco.  Se isso não funcionar, ligar o termostato em seu escritório é outra opção.  Segundo a pesquisa, as pessoas que trabalham em uma sala com cerca de 68 graus são mais bem sucedidas e focadas do que as pessoas em espaços de trabalho mais frios.
Há muitas coisas que você pode fazer para aumentar sua capacidade de concentração. Para saber mais, aqui estão 13 maneiras de desenvolver o foco do laser (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação).

1. Dormir

Aqui está um dos pontos: o sono tem um link direto para funções cognitivas, como a capacidade de se concentrar e executar. De acordo com a National Sleep Fundation - EUA, o sono de qualidade, que é entre sete a nove horas, nos ajuda a pensar com clareza, lembrar mais e tomar decisões. A falta de sono pode resultar em incapacidade de prestar atenção e foco, menor produtividade, tempos de reação mais lentos e esquecimento.

2. Use o método ABC.

De acordo com a Harvard Business Review, nossos cérebros são constantemente distraídos por “ambientes internos e externos”, o que significa pensamentos, sons ou interrupções. Uma maneira de evitar distrações é o método ABC. Como em Harvard explicam, ABC significa: estado de consciência, boa respiração e capacidade de escolhas. Para começar, tome consciência das suas opções escolhendo se deve prestar atenção às distrações. Em seguida, respire e relaxe enquanto você escolhe se concentrar ou se distrair.

3. Medite.

Do estresse à ansiedade, a meditação é conhecida há muito tempo como uma ferramenta incrível no gerenciamento de emoções. Outra vantagem da meditação é sua capacidade de ajudar as pessoas a se concentrarem. Os pesquisadores descobriram que depois de três meses em um retiro de meditação, as pessoas saíram com uma incrível capacidade de concentração e uma melhora geral nas funções cognitivas.

4. Vestir-se.

O ditado, "Vista-se bem para ter autoestima", é verdade. Quando as pessoas se vestem para se preparar para um determinado projeto ou tarefa, sua capacidade de concentração aumenta. De acordo com um estudo, os estudantes que usavam jalecos brancos durante a realização de experimentos fizeram metade do número de erros que os estudantes que estavam vestidos regularmente de acordo com seus gostos.

5. Não faça multitarefa.

Embora a multitarefa possa soar como algo mais produtivo, ela realmente afeta negativamente sua capacidade de foco. A multitarefa e a alternância constante entre as tarefas, na verdade, tiram o foco porque você não está se permitindo tempo NECESSÁRIO para se ajustar a uma coisa.

6. Aumente o calor.

Segundo a pesquisa, um local de trabalho mais quente ajudará você a se concentrar melhor e ser mais produtivo. De fato, um estudo da Psychology today descobriu que um grupo de trabalhadores em uma sala de aula com 68 graus fez quase 44% a mais de erros e foi mais produtivo do que os funcionários em uma sala de 77 graus.

7. Olhe para a cor vermelha.

Seja a cor das paredes do seu quarto ou a imagem de fundo na tela do seu computador, a cor tem um grande efeito sobre nós psicologicamente. Um estudo de 2009 publicado na Science descobriu que quando as pessoas viam a cor vermelha enquanto estavam focando em certas tarefas, seu desempenho, memória e atenção aos detalhes melhoraram.

8. Use luz natural.

Trabalhar de 9 a 5 horas em uma sala sem janelas com luz artificial está longe de ser motivador e de fato pode ser uma distração. Pessoas que trabalham em escritórios cheios de luz natural experimentam substancialmente menos cansaço visual, dores de cabeça e visões borradas, que impedem o foco e o desempenho.

9. Beba um pouco de café.

Uma quantidade moderada de cafeína - cerca de uma a duas xícaras de café por dia - é benéfica para o foco, o estado de alerta, o desempenho e o humor de uma pessoa. No entanto, é importante não exagerar, o que pode resultar em desidratação, ansiedade e dores de cabeça.

10. Faça uma pausa.

Pode parecer irônico, mas fazer pausas pode ajudar a melhorar o foco. Intervalos curtos restauram a motivação de uma pessoa e ajudam-na a atingir objetivos de longo prazo. De acordo com um artigo publicado na Psychology Today, “Pesquisas sugerem que, quando se deparam com longas tarefas (como estudar antes de um exame final), é melhor impor breves quebras a você mesmo. Breves pausas mentais irão ajudá-lo a manter o foco em sua tarefa.”

11. Ouça a música clássica.

Salve seu álbum de rock, sertanejo, clássicos ou rap favorito para depois do trabalho. A música clássica, em particular, aciona a parte do cérebro usada para prestar atenção e concentração. Porquê clássica? De acordo com o estudo, as mentes das pessoas tendem a perambular enquanto ouvem música, mas como a música clássica apresenta muitos “pontos de transição” onde há silêncio, isso ajuda a manter as pessoas conscientes e atentas.

12. Beber água

Beba no mínimo dois litros de água durante o dia, hidratar-se também antes de dormir tomando um copo e ao acordar pela manhã também, isso é saúde absoluta e o seu corpo agradece, é tudo muito simples, basta habituar!
Esse sincronismo de hábitos se bem adaptados, com certeza trará resultados positivos no cotidiano empreendedorial do foco, experimente!
Bom trabalho e grande abraço.
Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 17 de abril de 2019 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/12-maneiras-de-desenvolver-foco-com-simplicidade-no-seu-cotidiano


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