quinta-feira, 26 de março de 2020

12 novos conceitos no mundo dos negócios



As mudanças são vertiginosas no mundo dos negócios, e o empreendedor deve estar sempre atento e atualizar-se para que seu empreendimento prospere em conformidade com as novas demandas do cliente.


Dentro de inúmeros setores, podemos citar os bancos digitais como Neon, Inter e cartão Nubank, pois até mesmo o banco conservador Sofisa adaptou-se ao novo mercado lançando a plataforma de abertura de contas sem a presença  física do proponente a cliente, e isso tudo feito em questão de 10 a 15 minutos onde a pessoa torna-se correntista sem taxas de manutenções de contas e isenções em alguns serviços.

Os serviços de mensageria como WhatsApp quebraram barreiras e fazem parte da vida e cotidiano das pessoas e negócios, é um mundo sem fronteiras.

Cada vez mais os consumidores adaptam-se as conformidades do novo mercado e empreendedores buscam soluções, inovações e criam novos produtos e serviços, e para gerir o negócio de forma sustentável é necessário estar atento a alguns dos principais pontos como:

A disrupção digital


O efeito das tecnologias digitais sobre os modelos tradicionais de negócios, ou seja, a evolução tecnológica que rompe e supera as tecnologias existentes. A disrupção digital cria uma mudança completa na forma de fazer negócios convencionais e novos métodos.

Terceirizações de serviços


Terceirização ou Outsourcing ou externalização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação, pois devido a rapidez de fornecimento de produtos e serviços exige-se minimizar tempo e custos, e tem sido este método inteligente e necessário nos dias atuais onde cada um é bom no que faz e cada "macaco no seu galho".

Equipe de alta performance


É aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento.

Estrutura enxuta de custos


Tão importante quanto mapear a estrutura de custos, é manter tudo organizado. Evitar trabalhar com estoques elevados – isso consome recursos financeiros que poderiam ser utilizados em outras áreas da empresa; Combater o desperdício – procurando identificar onde os desperdícios ocorrem no processo produtivo de sua empresa e saná-los; Obter insights para melhoria no produto – conhecer bem o produto e questionar-se sobre como inová-lo; Escolher bons fornecedores – desenvolver fornecedores em diferentes lugares e jamais comprar uma matéria-prima por impulso; Manter em dia o planejamento tributário do negócio – analisar, antes do início do ano fiscal, se o regime tributário adotado está adequado. Isso pode gerar certas economias tributárias. Conhecer a estrutura de custos do seu negócio é essencial para garantir a prosperidade.

Vender paixão aos consumidores


Conhecer bem o cliente atendendo-o com excelência pessoal é o que ele quer! Nos dias atuais as pessoas gostam de serem surpreendidas e compreendidas, pois elas buscam experiências memoráveis, e aquele tempo da era industrial de apenas um produto bem embalado com uma imagem bem personalizada ficou para trás, e o cliente quer ser convencido e encantado.

Retornos rápidos de capital


O recente sucesso do capital de risco está trazendo uma concorrência maior de possibilidades financeiras, empresas de private equity e fundos mútuos, que estão buscando maneiras de lucrar com as mudanças tecnológicas em andamento no setor móvel, no de computação em nuvem e no de dispositivos conectados, comportamentos de equipe de alta performance no agora faz com que Facebook, Google, Amazon e outros modelem ao mercado mundial respostas rápidas criando a cultura de capital rápido e altamente lucrativo.

Alta marca com valor


Além da autoridade no mercado, contar com uma marca consolidada traz: ­ Melhor desempenho do produto nas vendas. Quando o consumidor já sabe que busca por uma marca específica, fica muito mais fácil driblar a concorrência. ­ Maior lucro: Consequência do melhor desempenho. ­ Fidelização dos clientes. Consolidar uma marca e fidelizar clientes é o objetivo de muitos gestores. Isso é feito muito mais facilmente se o marketing estiver sendo direcionado para o público certo. Uma marca forte também representa maiores chances de negócios feitos paralelamente pela empresa. Por exemplo, um jogador de futebol como Neymar, sim, o nome “Neymar”, já virou uma marca e por isso o jogador consegue associar esse nome a uma série de produtos licenciados que lhe trazem muito mais lucro do que apenas o esporte.

Ser autoridade no assunto


O conceito de autoridade é um "gatilho mental". No momento de uma escolha, com base nas opções distintas a noção de que uma delas é uma autoridade no assunto pesa e muito. Autoridade no assunto, no contexto dos negócios, tem o sentido de “alguém que sabe um pouco mais do que os demais naquele assunto”, para isso é necessário ter conteúdo, informação, comunicar-se com o cliente, investir em inovação e ser referência setorial.

Tendências de mudanças rápidas


A tendência é uma inclinação ou preferência por determinadas coisas ou a fazer determinadas coisas. Para Philip Kotler, "Tendência é uma direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade".

Canais de comunicação otimizados


Quando bem planejados, os canais de comunicação com o cliente se tornam grandes aliados na atração e na fidelização. A falta de um contato físico com o consumidor exige do e-commerce a criação de outros pontos de interação, por meio dos quais é possível contornar a falta de pessoalidade da relação. São alternativas que têm como objetivo proporcionar um atendimento de qualidade, ágil e eficaz. A seleção desses canais deve ser feita com base no perfil dos clientes e em suas preferências de contato (Telefone, WhatsApp, E-mail, Chat, SMS e Redes Sociais...).

Home office e mobile office


Um dos grandes benefícios da modernidade, é a ampliação das opções profissionais. Com a utilização da internet na maioria dos ambientes profissionais e lares, as oportunidades de trabalho de forma remota, ou seja, em casa, passou não só a ser possível, mas também muito mais benéfico pelo enxugamento de custos para as empresas e profissionais.

As mudanças de comportamentos e modernas formas para o empreendedor fazem com que possa eliminar custos, proximidades com os clientes, enxugamento de custos, o conhecimento na "palma da mão", fazem com que o empreendedor aproprie-se de métodos práticos para gerar padrões de qualidade e eficiência nos negócios.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/12-novos-conceitos-no-mundo-dos-negocios


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segunda-feira, 9 de março de 2020

Existe um tesouro qualitativo dentro de cada negócio



Uma das preocupações da grande maioria dos empreendedores é a questão da qualidade do negócio, pois sabem muito bem da necessidade de aprimorar um melhor serviço ou produto, bem como os processos internos da gestão de equipe e melhorias contínuas do empreendimento a que servem.

Surge então uma espécie de síndrome que afeta o empreendedor, é o desejo sobre o “que não tem”, é aquilo que falta, uma mentalidade de escassez fazendo com que se esqueça de enxergar o negócio em si.

Este empreendedor fica mais focado na escassez do que na possível fartura, acha e pensa que tudo é muito pouco, existe um jargão que diz: “pense grande”, mas o grande mal é que só fica nos pensamentos futuros e deixa de observar o agora, por isso, é necessário um equilíbrio.

Existem aqueles que buscam incessantemente o conhecimento, em detrimento de deixar de colocar em prática gerando aprendizados, isto é contra progresso, buscar evoluir com mais conhecimento sim, mas a prova é que legitimará a experiência trazendo melhores resultados e preparando para novos tempos.

Numa analise mais positiva é o estereótipo que todo empreendedor possui – a mente e comportamento de visionário, sempre pensando a frente anos luz, com formulações de ótimas metas e bem fundamentado no propósito do negócio.

Infelizmente para alguns essas metas tornam-se um vicio em si mesmo, tornando-se o futurista da empresa a que predica de forma mecanicista e deixando de fazer o que precisa ser feito no cotidiano do empreendimento e eximindo-se de acompanhar mais a equipe e os liderados no cotidiano.

Já dizia o pensador estoico Marcus Aurélius (imperador em 161 d.c.):

“O ser humano pensa em progredir, evoluir, conquistar e ganhar sempre mais. Entretanto, não pensa no fundamental: manter o que já possui”.

Para elevar a padrões de qualidade e excelência nos serviços ou produtos a serem entregues ou o cuidado e manutenção dos bens tangíveis ou intangíveis é necessário um olhar para dentro, são questões como:

-Podemos desfrutar o que já existe e foi conquistado?

-É possível aprimorar o cenário atual para aperfeiçoar mais os serviços?

-Dá para aproveitar o que já temos em ampliar organicamente o negócio com menores esforços e diminuindo os custos?

-Usar as competências já existentes gerará melhor produtividade?

-Como melhorar com o que possuo para ter mais qualidade de vida?

As indagações são tantas e o empreendedor pode valorizar mais seu próprio negócio encontrando respostas e usando mecanismos, ferramentas, bens móveis ou imóveis, técnicas e fórmulas que já os tem, pois se fizer um inventário do que já possui com certeza se deparará com um mapa para o futuro menos atribulado e mais seguro, e como dizem os estoicos “com menos sou mais e com mais sou menos”.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 16 de maio de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/existe-um-tesouro-qualitativo-dentro-de-cada-negócio



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Orçamento Base Zero (OBZ): seja estratégico e encolha os custos



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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Qual a principal característica de todo empreendedor de sucesso?

Empreender é mais difícil do que parece. Nem sempre as coisas vão sair conforme planejamos e isso pode ser desmotivador num primeiro momento.

Quando começamos um empreendimento, os obstáculos no caminho podem nos fazer pensar em desistir. O medo das quedas e do fracasso muitas vezes nos paralisa, não é mesmo?

Mas se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa cultivar uma característica essencial: a persistência.

Quando entendemos a importância de sermos persistentes, mesmo diante das pedras no caminho, descobrimos que podemos transformar os obstáculos em aprendizado.

Neste artigo, explicarei porque a persistência é uma característica essencial para todo empreendedor que quer ter êxito no seu negócio. 

Então, leia o texto até o final e, se preciso, deixe um comentário para que eu possa esclarecer possíveis dúvidas.

O que é persistência e como essa característica pode ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso 


Uma pessoa persistente é aquela que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.


Ou seja, você precisa encarar os obstáculos e fracassos no seu empreendimento como uma fonte de aprendizado. 


É como aquele velho ditado popular “Pedra mole em água dura tanto bate até que fura”, e isto funciona para tudo, principalmente no mundo dos negócios.


Entretanto, não confunda persistência com insistência! Na insistência repetimos as mesmas ações, enquanto na persistência enxergamos o erro, nos adaptamos e mudamos a estratégia.


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Quais são os conceitos básicos e características do empreendedorismo?


Empreendedorismo é o ato de começar por conta própria e começar um negócio em vez de trabalhar para outra pessoa em seu negócio. Enquanto os empreendedores precisam lidar com um número maior de obstáculos e medos, assumindo riscos emocionais e financeiros, sendo responsável socialmente pelo negócio e perante a sociedade onde atua, mas, pode ser algo compensador e satisfatório.

Compartilho aqui alguns conceitos:

Interesse e Visão

O primeiro fator para o sucesso empresarial é o interesse. Como o empreendedorismo compensa de acordo com o desempenho, e não com o tempo gasto em um esforço particular, um empreendedor deve trabalhar em uma área que lhe interesse. Caso contrário, ela não será capaz de manter um alto nível de ética de trabalho, e ela provavelmente falhará. Esse interesse também deve se traduzir em uma visão para o crescimento da empresa. Mesmo que as atividades do dia-a-dia de uma empresa sejam interessantes para um empreendedor, isso não é suficiente para o sucesso, a menos que ela possa transformar esse interesse em uma visão de crescimento e expansão. Essa visão deve ser forte o suficiente para que ela possa comunicá-la a investidores, colaboradores e fornecedores.

Habilidade

Todo o interesse e visão não compensam a total falta de habilidade aplicável. Como chefe de uma empresa, quer tenha colaboradores ou não, um empreendedor deve poder usar muitos chapéus e fazê-lo com eficiência. Por exemplo, se ele deseja iniciar um negócio que cria jogos para dispositivos móveis, ele deve ter conhecimento especializado em tecnologia móvel, indústria de jogos, design de jogos, marketing de aplicativos móveis ou programação.

Investimento

Um empreendedor deve investir em sua empresa. Esse investimento pode ser algo menos tangível, como o tempo que ela gasta ou as habilidades ou reputação que ela traz consigo, mas também tende a envolver um investimento significativo de ativos com um valor claro, sejam eles dinheiro, imóveis ou propriedade intelectual. Um empreendedor que não vai ou não pode investir em sua empresa não pode esperar que outros o façam e não pode esperar que seja bem-sucedido.

Organização e Delegação

Enquanto muitas novas empresas começam como um show one-man, o empreendedor de sucesso é caracterizado por um crescimento rápido e estável. Isso significa contratar outras pessoas para realizar trabalhos especializados. Por este motivo, ao empreendedor exige-se uma extensa organização e delegação de tarefas. É importante que os empreendedores prestem muita atenção em tudo o que acontece em suas empresas, mas se quiserem que suas empresas tenham sucesso, eles devem aprender a contratar as pessoas certas para as funções certas e deixá-los fazer o trabalho com o mínimo de interferência da administração. 

Risco e Recompensas

Empreendedorismo requer risco. A medição desse risco equivale à quantidade de tempo e dinheiro investidos no seu negócio. No entanto, esse risco também tende a se relacionar diretamente com as recompensas envolvidas. Um empreendedor que investe em uma franquia paga pelo plano de negócios de outra pessoa e recebe uma renda respeitável, enquanto um empreendedor que realiza inovações inovadoras arrisca tudo, supondo que algo revolucionário funcionará no mercado. Se tal revolucionário está errado, ela pode perder tudo. No entanto, se ela estiver certa, ela pode se tornar extremamente rica e realizada.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio Publicado em: 12 de junho de 2019 Especial: artigos no portal Administradores.com Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/quais-são-os-conceitos-básicos-e-características-do-empreendedorismo



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terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

6 estratégias para uso do empreendedor no novo negócio


É possível ser um empreendedor com produtividade, ter tempo para a família e resultados financeiros positivos, sem precisar chegar a exaustão de trabalhar. Com pequenas mudanças de hábitos você pode contratar a produtividade para sua equipe e ter uma vida mais equilibrada.

É importante que você pense em sua empresa, por menor que ela seja, como uma grande empresa. Aliás, quanto menor você a vê no futuro - logo menor ela será! Imagine se o Jeff Bezos da Amazon ficasse naquela garagem da sua casa sem idealizar um crescimento exponencial. Uma grande empresa tem várias pessoas que a fazem crescer gradativamente. No início você pode ser uma única pessoa da empresa, mas precisa começar pensando grande a partir de onde está, pois quando a empresa crescer não será apenas você e, se ela não estiver preparada para esse momento, você ficará atordoado.

Compartilho aqui algumas estratégias para organizar seu negócio e você no ritmo produtivo:

Manter seu plano de negócios sempre atualizado


Um Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores. Servirá como mapa de percurso e dificultará perder-se na jornada.

Defina metas e as compartilhe


Se você fez a lição de casa e seguiu tarefas do seu plano de negócio, essa etapa já deve estar concluída ou bem adiantada. Metas salvam seu tempo e o da equipe, limitando a falta de foco e o excesso de prioridades. Quando tudo é prioridade, é porque não está claro o que realmente deve ser feito, pois provavelmente as metas não existem ou não estão suficientemente claras. Definidas as metas para a sua empresa, certifique-se de que as comunicou adequadamente com clareza para todos os colaboradores e que realmente entenderam, e para isso fica aqui uma segunda sugestão da "cereja no bolo": é criar as metas pro consenso em equipe. Definidas as metas, coloque os indicadores visíveis para a equipe (como itens vendidos, novos contratos, lucro...), e no caso de um mix de produtos você e equipe devem observar qual item gera mais lucratividade e aceitação no qual geram contribuição mais efetiva e eficaz para a empresa, e neste contexto vocês encontrarão quais prioridades e energia devem ser trabalhadas com um foco mais específico, isso tudo ajudará a empresa como um todo em elevar os padrões de qualidade e eficiência.

Defina as responsabilidades das funções e perfil das pessoas necessárias


No início de uma empresa o fundador é o faz tudo (diretor, cargo administrativo, cargo financeiro, comercial para vendas, marketing caseiro...), mas com crescimento é necessário recrutar pessoas com competências e habilidades intrínsecas e a serem desenvolvidas numa estrita observância, para isso deve-se elaborar qual perfil para cada função na empresa e ser como regra para contratação, mas sempre revisando conforme as mudanças de mercado. Isso tudo para nunca cair na armadilha de contratar aquele parente desempregado ou amigo que se diz expert do assunto, fadando a empresa ao nepotismo privado. Por isso, reserve um tempo para definir em cada função o perfil necessário e quando crescer muito a ponto de poder contratar um gestor de recursos humanos, deixe-o revalidar todo este planejamento.

Desenhe processos bem definidos


Quanto mais a empresa funcionar sem você interferir, mais chances ela terá de crescer, nada de ser empreendedor centralizador e narcisista que acha-se o centro da sabedoria e decisor infalível. E, uma forma de ótimo funcionamento é pelo desenho de processos, são diversos processos dentre eles: Como funciona uma venda? Como prospectar clientes? Como acolher e cadastrar um contrato novo? Como proceder no pós venda?... Se você desenhar cada processo no passo a passo das principais atividades da empresa, terá mais facilidade em treinar pessoas, irá aprimorar seus serviços mais rapidamente e terá indicadores de desempenho e histórico documental que poderão serem aproveitados em futuros processos de certificação de qualidade. O empreendedor deve buscar pessoas comuns que com perfil de trabalhar extraordinariamente e isso faz-se com meio de processos bem feitos.

Delegue tudo que puder


Delegar é diferente do neologismo "delargar".

O empreendedor precisa ter a consciência de que outras pessoas também podem realizar o trabalho que ele faz. Ninguém é insubstituível. Isso não isenta responsabilidade, mas liberta-o para focar em outras atividades mais estratégicas e importantes. Se deixar de delegar, o crescimento da empresa estará diretamente ligado ao tempo do empreendedor, e este pode ser limitado. Estou falando do operacional a ser delegado ao máximo a equipe. E, se algo não pode ser delegado porque a pessoa receptora não saberá como fazer, então é hora de dedicar tempo para explicar ou talvez desenhar o processo. O objetivo do empreendedor em desvincular-se de tudo que for operacional como cotações, agendamento de reuniões, ligações e vendas, entre outras, é pensar mais sistemicamente no todo da empresa, na inovação, ser criativo e de forma mais estratégica para o crescimento.

Tecnologia produtiva


Quanto mais bem informatizada estiver seu negócio desde o inicio, mais fácil será a gestão do empreendimento. Recomenda-se no mínimo três áreas estejam informatizadas desde o início: financeiro, gestão de clientes e gestão de atividades. Há diversos sistemas online com excelente preço e benefício. 

O empreendedor deve criar uma agenda para sair das tarefas cotidianas que ele as cria e está tão envolvido. Como sugestão tire meio período por semana para dedicar-se ao planejamento do seu negócio, isso fora do local físico da empresa e avise as principais pessoas da gestão desligando o celular para jamais ser interrompido e dedique-se a "pensar fora da caixa", as estratégias, metas e a conformidade da gestão como um todo. Também tenha um tempo exclusivo para você descansar, reativar suas energias para focar e ser mais produtivo, e lembre-se que a saúde física e mental é muito importante devendo ser o que antecede, pois de nada adianta ficar ultra-rico e ser miserável na saúde.

O uso destas destas estratégias dar-se-á organicamente ao seu tempo, mas, relembre de sempre pensar grande para um futuro promissor, belo e franco crescimento.
Seja feliz em empreender e gerir seu negócio!

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 17 de abril de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link: https://administradores.com.br/artigos/6-estrategias-para-uso-do-empreendedor-no-novo-negocio


Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Ciclo de vida do produto e a necessidade da Inovação Sustentável como cultura


Os produtos, assim como os seres vivos, passam por diferentes fases na vida. Desde o momento em que é lançado e introduzido no mercado até a sua retirada, o produto passa pelos estados de introdução, crescimento, maturidade e declínio. Para Las Casas (2009, p. 201), compreender cada uma das fases desse ciclo de vida é uma parte importante para a formulação das estratégias de marketing. O gráfico representa esse ciclo de vida e suas quatro etapas em relação aos eixos vendas ($) e tempo (t):


Estágio introdução: como o próprio nome sugere, é a inserção do produto no mercado, como o consumidor sabe muito pouco sobre ele, o esforço nessa fase se dá na divulgação do produto/marca.

Estágio de crescimento: após ter sido inserido no mercado, as vendas e os impactos da concorrência no mercado começam a aumentar. Baseados nessa realidade, os lucros estão diretamente relacionados com o diferencial do produto no mercado.

Estágio de maturidade: como o nome sugere, é nessa etapa que as vendas já estão estabilizadas, pois o produto atingiu a maturidade no mercado, deixando de conquistar novos clientes. Para que o produto possa manter sua posição no mercado por muitos anos, devem-se incrementar os negócios e a diferenciação de marcas, pois a competição torna-se grande nesse estágio.

Estágio de declínio: a competição fica mais acirrada uma vez que a procura e as vendas caem. Nessa etapa, produtos são retirados e substituídos no mercado.

A cultura de inovação com sustentabilidade numa organização faz-se necessária, a fim de encontrar produtos e formas de expansão com crescimento, e a criatividade (já dizia Peter Drucker: ...a simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração) é a mola mestra para jamais entrar em declínio, como exemplo a 3M Company criada em 1902 em Minnesota no EUA, onde é sempre vista como uma das mais inovadoras do mundo e com parques industriais em mais de nove unidades aqui no Brasil e agrega mais de oitenta mil colaboradores no mundo.

E, por falta da Inovação Sustentável podemos citar grandes companhias que desapareceram e estiveram no grande topo um dia como: Kodak, BlackBerry, América Online AOL, Atari Games e Blockbuster. Mas, é importante entendermos que Cultura da Inovação deve estar e ser intrínseco na Organização de forma sustentável e obstinada, pois podemos citar aqui o caso da Xerox que sempre teve um "departamento de inovação", porém, quase veio a falência e hoje vale muito menos do que 20 anos atrás, de que adianta um time para inovar na geladeira ou sem gestão? Um dos males é o foco no produto ou serviço apenas, e, neste mundo vertiginoso de mudanças o presente está a um ponto de tornar-se passado em pouquíssimo tempo.

A manutenção do estágio de maturidade dar-se-á com o processo sistêmico da cultura de Inovação Sustentável, com gestão integrada por e para todos os colaboradores, é o que fará a diferença para a perpetuidade da organização.

Grande abraço e bom trabalho.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 10 de novembro de 2019
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte:
 https://administradores.com.br/artigos/ciclo-de-vida-do-produto-e-a-necessidade-da-inovação-sustententável-como-cultura


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.