domingo, 15 de abril de 2018

60 frases e citações de Peter Drucker que todo empreendedor deve analisar



É notório que o saudoso Peter Drucker atualmente subsiste como o pai da administração moderna, suas idéias continuam nas brumas do tempo, e para o empreendedorismo atual seu pensamento vem de encontro aos empreendedores com foco em servir clientes com propósito bem definido de cada negócio.

É condição obrigatória todo empreendedor estudar o austríaco-americano filósofo, consultor gestor, educador PhD mundial Peter Ferdinand Drucker sobre a gestão com empreendedorismo, pois sua ciência eleva todo empreendimento a padrões de excelência quando aplicado afinco. "Familiarizar-se com as idéias de Peter Drucker é condição obrigatória a todo Empreendedor que almeja ótimos resultados". Suas idéias parafraseadas a seguir tem um grande valia no contexto dos negócios quando o centro de tudo é o cliente, aqui estão 60 frases e citações do autor:

"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr." (Peter Drucker)


"Os elefantes demoram a se adaptar, já as baratas sobrevivem em qualquer ambiente." (Peter Drucker)


"Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem." (Peter Drucker)


"O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER." (Peter Drucker)


"Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo."  (Peter Drucker)


"Não existem países subdesenvolvidos. Existem países sub-administrados." (Peter Drucker)


"Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns." (Peter Drucker)


"Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa." (Peter Drucker)


"Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem." (Peter Drucker)


"O tempo é seu recurso limitante, e ele é totalmente irrecuperável na sua vida.(Peter Drucker)


"Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la." (Peter Drucker)


"Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas." (Peter Drucker)


"O tomador de decisão eficaz compara o esforço e o risco de ação com o risco de inação." (Peter Drucker)


"Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido." (Peter Drucker)


"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho." (Peter Drucker)


"Os milagres acontecem às vezes, mas é preciso trabalhar tremendamente para que aconteçam." (Peter Drucker)


"A primeira regra para a concentração de esforços do gerente é se libertar do passado que deixou de ser produtivo." (Peter Drucker)


"Eficácia significa fazer as coisas certas acontecerem.(Peter Drucker)


"A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração." (Peter Drucker)


"Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa." (Peter Drucker)


"O problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo." (Peter Drucker)


"Todas as pessoas eficazes gerenciam continuamente seu tempo.(Peter Drucker)


"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas." (Peter Drucker)


"Se você tiver ambição e conhecimento poderá chegar ao topo na sua profissão, independentemente de onde começou." (Peter Drucker)


"Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer as coisas de maneira correta." (Peter Drucker)


"Aquele que ajusta sua visão à contribuição eleva a visão e os padrões de todos aqueles com quem trabalha." (Peter Drucker)


"Quando uma empresa não é capaz de perpetuar-se, significa que ela falhou." (Peter Drucker)


"O foco na contribuição quase sempre exigirá que você se distancie de sua própria especialidade, habilidades e departamento e se concentre no que constitui o desempenho da empresa inteira." (Peter Drucker)


"A má organização é outra causa comum da perda de tempo. O seu sintoma é um excesso de reuniões." (Peter Drucker)


"Pessoas eficazes sabem que tempo é o fator limitante." (Peter Drucker)


"Cada empresa requer desempenho em três áreas principais: ela precisa de resultados diretos, construção de valores e sua confirmação, formação e desenvolvimento de pessoas para o futuro.(Peter Drucker)


"Para ser eficaz, o trabalhador do conhecimento deve, em primeiro lugar, fazer as coisas certas acontecerem." (Peter Drucker)


"Há sempre mais tarefas produtivas para amanhã do que tempo para executá-las, e mais oportunidades do que pessoas para se encarregarem delas." (Peter Drucker)


"O que pode ser medido, pode ser melhorado." (Peter Drucker)


"Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas." (Peter Drucker)


"Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes." (Peter Drucker)


"Muito do que chamamos de gerenciamento consiste em fazer com que seja difícil para as pessoas trabalharem." (Peter Drucker)


"Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito." (Peter Drucker)


"Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho." (Peter Drucker)


"Uma empresa que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. E essa finalidade é criar um cliente." (Peter Drucker)


"Resultados são obtidos aproveitando oportunidades e não resolvendo problemas." (Peter Drucker)


"É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que fazer as coisas como devem ser feitas." (Peter Drucker)


"Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite." (Peter Drucker)


"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação." (Peter Drucker)


"Nós agora já aceitamos o fato de que a aprendizagem é um processo necessário de acompanhamento de mudanças ao longo de uma vida. E a tarefa mais premente é ensinar as pessoas como aprender." (Peter Drucker)


"Uma pessoa jovem que entre no mercado de trabalho a partir dos anos 2000... quase não tem qualquer hipótese de trabalhar para a mesma empresa nem uma década. Neste mundo as pessoas têm que tomar a responsabilidade pelos seus próprios futuros. Não podem simplesmente contar com a subida numa escada de carreira." (Peter Drucker)


"O cliente só quer saber o que o produto, ou o serviço, vai fazer por ele amanhã. Tudo o que lhe interessa são os seus próprios valores, as suas próprias necessidades, a sua própria realidade. Por esta razão apenas, qualquer tentativa séria de afirmar o que é o seu negócio tem de começar com o cliente, as suas realidades, as suas situações, o seu comportamento, as suas expectativas e os seus valores." (Peter Drucker)


"O único centro de lucros é o cliente." (Peter Drucker)


"Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente." (Peter Drucker)


"A coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito." (Peter Drucker)


"Vezes sem conta na história dos negócios, um concorrente desconhecido vem do nada e, em poucos anos, ultrapassa os líderes estabelecidos sem que aparentemente se tenha esforçado muito." (Peter Drucker)


"O conhecimento tem de ser melhorado, desafiado, e aumentado constantemente, ou vai desaparecer." (Peter Drucker)


"Não tenho interesse nas celebridades. Se todos os super-ricos desaparecessem, a economia mundial nem iria reparar. Os super-ricos são irrelevantes para a economia." (Peter Drucker)


"Culturas de empresa são como culturas de nações. Tentar mudar é inútil. Tenta, em vez disso, trabalhar com aquilo que você tem neste momento." (Peter Drucker)


"Quanto menos dados precisarmos, melhor a informação." (Peter Drucker)


"Acima de tudo, inovação não é invenção. É mais um termo de economia do que de tecnologia." (Peter Drucker)


"O marketing não é uma função, é todo o negócio visto do ponto de vista do cliente." (Peter Drucker)


"O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se vende por si próprio." (Peter Drucker)


"A grande maioria dos executivos tende a concentrar-se para baixo. Eles estão ocupados com os esforços, em vez dos resultados. O executivo eficaz centra-se na contribuição. Ele olha para fora, em direção às metas." (Peter Drucker)


"A produtividade do trabalho não é responsabilidade do trabalhador mas do gestor." (Peter Drucker)


O empreendedor que busca as ciências aplicadas da gestão tem resultados absolutamente positivos e em conformidade com os ensinamentos do autor Peter Drucker com certeza existem horas de estudos e conformidade com aplicabilidade no cotidiano do empreendimento em si, mergulhar é necessário!

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também um dos Pais da Administração:

Henry Gantt e o gerenciamento de projetos



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segunda-feira, 26 de março de 2018

O clima organizacional e os seus principais aspectos



O clima organizacional está diretamente relacionado com a cultura. São assuntos que, na maioria das vezes, são abordados como interligados e complementares nas mais diversas publicações existentes.

O clima organizacional corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho. Em alguns casos, o clima pode corresponder também à percepção de clientes, fornecedores e outros públicos que tiverem contato com a organização. Tudo dependerá de como este clima será avaliado.

O clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos (CHIAVENATO, 2010).

Estes sentimentos manifestados podem estar voltados ainda a estados de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa. O mais importante é que seja dada a devida importância ao clima organizacional, principalmente porque, ele influencia predominantemente na motivação dos indivíduos que trabalham na organização.

Mas por que esta influência ocorre?


Como mencionado, o clima corresponde à percepção dos indivíduos sobre a organização em que atuam, então quando este ambiente é avaliado de forma negativa, são manifestados fatores que interferem na motivação destes colaboradores e, consequentemente, nos resultados alcançados com o desenvolvimento de suas funções.

É perceptível então que o clima organizacional precisa ser avaliado constantemente para que os gestores das organizações possam orientar os seus trabalhos, considerando para isso, as expectativas e percepções das pessoas da organização.

Esta avaliação se faz importante, inclusive para que a empresa não faça investimentos (de tempo, dinheiro e energia) em aspectos que na verdade estão sendo bem percebidos por seus colaboradores, em detrimento de outros que estão sendo mal avaliados e prejudicando o clima organizacional. Veja aqui alguns fatores que podem ser manifestados na avaliação do clima organizacional:

Fatores Positivos
-Identificação com a função;
-Relacionamentos com os colegas de trabalho;
-Relacionamentos com lideranças;
-Satisfação com a composição da remuneração;
-Autonomia;
-Realização;
-Companheirismo.

Fatores Negativos
-Conflitos entre membros do grupo de trabalho;
-Coação;
-Insatisfação com a remuneração;
-Sentimento de desvalorização profissional;
-Falta de perspectivas;
-Insatisfação com as lideranças;
-Falta de identificação com a função e/ou a empresa.

Estes fatores apresentados são um exemplo de percepções que podem ser manifestadas pelas pessoas que estão avaliando o clima organizacional. Ademais, a avaliação pode acontecer na empresa como um todo, como também ser setorizada (departamentos).

No caso da avaliação do clima de maneira setorizada em departamentos, podem ocorrer diferentes percepções entres os setores. Alguns podem manifestar fatores negativos, enquanto outros fatores positivos. Cabe neste momento uma avaliação destes fatores pelo órgão de RH juntamente com os gerentes de linha, para identificar os motivos das discrepâncias e/ou similaridades. A estrita observação do gestor é primordial, pois significa que esta sendo feito checagens efetivas em conformidade com os líderes e toda organização.

O instrumento utilizado para a avaliação do clima organizacional é a “Pesquisa de Clima Organizacional”, também tratada como PCO. A pesquisa de clima funciona como um instrumento estratégico para as organizações, e deve ser elaborada de acordo com cada contexto em que será aplicada. Geralmente o órgão de RH tem a incumbência de elaboração do instrumento de coleta de dados, e atua juntamente com os gerentes de linha para aplicar a pesquisa junto aos empregados.

Faz-se necessário destacar ainda que ao decidir para a realização da pesquisa de clima organizacional, os gestores das organizações precisam esclarecer às suas equipes de trabalho qual o objetivo desta ferramenta. Isso se faz necessário para que as pessoas não se sintam coagidas ou ameaçadas ao participarem deste processo.

Além disso, após a realização da pesquisa de clima, é necessário que os gestores deem um feedback (retorno) aos participantes sobre as percepções manifestadas. Esta ação se faz necessária, pois a PCO levanta as percepções dos indivíduos sobre o seu ambiente de trabalho, o que gera expectativas nos respondentes sobre o que foi respondido na pesquisa. Portanto, é necessário deixar claro qual será o plano de ação a partir dos resultados da PCO.

Outro aspecto que se faz importante na realização da PCO é a preservação do sigilo do respondente. Este sigilo contribui, inclusive, para a veracidade das informações obtidas por meio deste instrumento de coleta de dados. Atualmente, com a evolução da tecnologia, programas já são desenvolvidos para a realização da PCO, de forma que se preserve a identificação dos respondentes, como também para facilitar a manipulação e análise de dados.

Mas se desejarmos aplicar a pesquisa de clima em um ambiente organizacional menor, nada impede que os responsáveis por este processo optem por formulários em papel para fazê-lo. O mais importante é que sejam concedidos tempo e privacidade para que os colaboradores possam responder à pesquisa.

Geralmente os formulários de PCO são compostos por questões fechadas e abertas. As questões fechadas buscam identificar o grau de avaliação do respondente sobre algo. Enquanto as questões abertas buscam trazer à tona percepções que podem não ser manifestadas nas questões fechadas.

Luz (2010), afirma que o clima em um ambiente de trabalho pode ter 3 (três) classificações: bom, prejudicado ou ruim. O clima é avaliado como “bom” quando as atitudes positivas são predominantes, é “ruim” quando as pessoas se mostram insatisfeitas com o seu trabalho e sem motivação para realizá-lo, e, “prejudicado” quando manifesta aspectos de insatisfação e satisfação ao mesmo tempo. 

Os gestores das organizações podem perceber no dia a dia de trabalho algumas situações e/ou comportamentos que sugerem o tipo de clima que podem estar sendo vivenciado no ambiente organizacional. Apresento alguns destes elementos que sugerem um clima ruim, a seguir:
-Rotatividade de pessoas.
-Faltas e atrasos em excesso.
-Conflitos entre as pessoas ou departamentos.
-Metas não alcançadas.
-Desânimo ao executar as tarefas.
-Mau humor no trabalho.
-Estresse e irritabilidade.
-Dificuldade de comunicação. 

Desta forma, nota-se que o clima organizacional influencia diretamente no comportamento do indivíduo no ambiente organizacional. E este mesmo indivíduo pode influenciar outro ou todo um grupo de trabalho. Pode-se ver então que o clima organizacional influencia diretamente na motivação das pessoas nas organizações, pois se estas não avaliarem positivamente o ambiente em que trabalham, consequentemente não se sentirão motivadas, e não desenvolverão por completo as suas funções.

Motivação


Após tratar do clima organizacional e da satisfação dos trabalhadores em relação ao seu trabalho, cabe agora abordar sobre motivação. A motivação está associada ao comportamento, que manifesta a forma com que uma pessoa executa uma ação. Sendo assim, quando estudamos a motivação, falamos de motivos que levam um indivíduo a fazer algo.

A motivação é o que leva os indivíduos a buscarem um objetivo, no intuito de satisfazer uma necessidade ou atender a uma expectativa. O que significa que se o colaborador de uma organização deseja alcançar algo ou executar uma tarefa, a forma pela qual ele desempenhará as suas ações para tal feito, dependerá da sua motivação (MULLINS, 2004).

Nota-se assim, que a motivação tem influência direta no ambiente organizacional, e pode ser um reflexo do clima de trabalho existente, como vimos anteriormente. Mas o que leva uma pessoa a se sentir motivada a realizar algo?

A motivação enquanto parte do ambiente organizacional pode ser sustentada ainda pelos interesses dos colaboradores. É natural que em um ambiente no qual as expectativas, anseios e interesses dos colaboradores são satisfeitos, o seu nível de motivação seja maior. Cabe ainda ressaltar que a motivação não é “uma constante”. Como está associada ao comportamento, a motivação pode ocorrer ou não no indivíduo. Tudo vai depender do tipo de estímulo recebido e percebido por ele em seu ambiente.

O comportamento humano é motivado pelo desejo de se alcançar algo, mas nem sempre o indivíduo conhece ou percebe o que o está motivando, pois boa parte da motivação humana está localizada abaixo do nível do consciente (MARRAS, 2011). Por esse motivo, torna-se tão importante que os gestores conheçam as suas equipes e desenvolvam os estímulos adequados para atingir as metas almejadas.

Quando falamos de práticas de gestão de pessoas, é indispensável que as organizações saibam oferecer os incentivos que atendam às expectativas dos seus empregados, pois isso pode determinar eles se sentirem motivados ou não. Além disso, é necessário sempre mapear como estão as expectativas dos empregados em relação ao que é oferecido, pois como tratamos anteriormente, a motivação não é uma constante.

E, mesmo oferecendo incentivos que se mostrem adequados, é natural que em determinado momento, as pessoas manifestem insatisfação no exercício de suas atividades, o que exige das organizações um trabalho contínuo de diversificar as formas de incentivos para gerar novas motivações.

Perceba que estamos falando em gerar novas motivações. Não temos o poder de motivar ninguém. O que os gestores das organizações podem fazer é estimular adequadamente as suas equipes para que elas permaneçam motivadas. E a motivação é um dos caminhos para que as pessoas tenham comprometimento com o seu papel dentro da organização.

O comprometimento está associado à capacidade de entrega de uma pessoa ao exercício de sua função. Essa entrega é percebida na forma como esta pessoa desempenha a sua tarefa, na sua dedicação e até mesmo no uso do tempo para executá-la. Não se sentindo motivada, é certo que a entrega à tarefa será reduzida. Consequentemente, avalia-se que o seu comprometimento também é menor.

Buscando explicar os motivos que levam as pessoas a executarem uma ação, existem as teorias motivacionais. As teorias motivacionais são diversas, mas destacam-se: (1) Teoria da Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow, (2) Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, (3) Teoria X e Y de Douglas McGregor e (4) Teoria dos Três Fatores de Sirota.

Bom trabalho e grande abraço.

Autor: Adm. Rafael José Pôncio
Publicado em: 04 de março de 2017
Especial: artigos no portal Administradores.com
Link fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-clima-organizacional-e-os-seus-principais-aspectos




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domingo, 25 de fevereiro de 2018

Como a economia compartilhada pode ajudar você a se tornar minimalista



Por: Michael Munger

Em cinquenta anos, as pessoas vão olhar para trás e pensar sobre nós. Eles vão se perguntar por que nós fomos tão desperdiçadores, tão egoístas. Por que nós tínhamos armários, garagens e depósitos de aluguel, tudo sob o bloqueio de cadeados a chave para que pudéssemos evitar que outras pessoas usassem as coisas que nós não estávamos usando?

Não posso me gabar de que não sou parte do problema. Eu tenho um brilhante e preto BMW 330i com uma transmissão de seis velocidades. A BMW tem seu próprio santuário especial, com uma porta que magicamente - bem, eletronicamente - abre quando me aproximo. Meu carro ocupa bastante espaço. Na verdade, "vive" melhor, em uma garagem limpa e bem iluminada, do que pelo menos uma quarta parte da população humana mundial.

Às vezes eu dirijo-o para o trabalho, onde eu o estaciono em um pedaço muito caro de terra chamado estacionamento. Eu dou aula em Duke há muito tempo, então eu tenho o "ponto de estacionamento divino", perto dos prédios.

Dirijo o meu carro cerca de 45 minutos por dia, quatro dias por semana, e menos quando estou viajando, algo que é comum. Estou escrevendo esse artigo em Sydney, Austrália, e meu carro está parado, sem uso, em um estacionamento no aeroporto, atrás do arame farpado.

Quando eu estou na cidade, eu também uso meu carro para passeios - talvez eu use o carro com esse propósito mais cinco horas por semana. Isso resulta em 163 horas por semana que o carro não é usado, e enquanto não é usado, ele realmente ocupa dois lugares de estacionamento, no sentido de que tanto a minha garagem quanto o estacionamento da universidade estão reservados para mim.

Pagando por coisas que não usamos

Um dos meus conselheiros de graduação foi Douglass North, que ganhou um Prêmio Nobel em 1993 por argumentar que os custos de transação eram o conceito central na economia moderna. Não importa qual seja a pergunta; a resposta é o custo de transação.

Se você quiser fazer um comércio, você tem que gastar tempo e outros recursos para encontrar a pessoa certa para negociar e depois organizar e fazer valer a troca. Esse custo é o custo da transação.

Por que eu pago para armazenar meu carro em vez de deixar que outras pessoas o utilizem pagando um aluguel? Custos de transação. Por que mais pessoas não oferecem carona? Custos de transação. Por que, em termos mais gerais, possuímos coisas ao invés de alugá-las? A resposta, como Doug North disse, é o custo de transação.

Mas estamos vivendo no início de uma era fundamental que transformará nosso relacionamento com "coisas" (precisaremos menos disso) e com outras pessoas (nós compartilharemos mais). Para toda a história humana até cerca de 1995, o desejo de reduzir os custos de transação foi vinculado ao desejo de vender um produto específico. Agora, os empresários estão combinando três coisas - plataformas móveis, aplicativos de software e conexões de internet - para vender reduções nos custos de transação sem nenhum produto anexado. E essa combinação mudará tudo.

Você já conhece a Uber, é claro. Se eu tiver um carro e alguns minutos, e você precisa de um passeio, é improvável que possamos resolver o problema de custos de transação por nossa conta. Nós enfrentamos problemas de triangulação (encontrar um ao outro), transferência (providenciar a entrega do serviço e negociar o pagamento) e confiança (ter certeza de que não vou roubá-lo e você não vai me assaltar, embora a Uber não tenha atuado de forma impecável a esse respeito). Essas três categorias - triangulação, transferência e confiança - são as razões pelas quais possuímos muito e pagamos para armazenar tudo.

Mas há um enorme e amplamente não utilizado montante de excesso de capacidade no sistema agora, apenas esperando por uma redução nos custos de transação para disponibilizá-lo. Considere as caronas: quase ninguém nos Estados Unidos pega ou oferece caronas. Se você ficar em uma ponte sobre uma rodovia interestadual, você notará que a maioria dos carros e quase todos os caminhões têm um único passageiro. Por que não existem mais pessoas em todos esses veículos?

O novo Uber

A resposta é o custo de transação. Mas uma empresa chamada BlaBlaCar descobriu uma maneira de vender reduções nesses custos.

Ao contrário de muitas outras plataformas, o BlaBlaCar oferece compartilhamento puro. O software fornece informações importantes: (1) a localização do passageiro, (2) o destino do passageiro e (3) a hora que o passageiro quer sair. Alguém que tenha um assento extra em seu carro ou caminhão e que esteja viajando por essa rota em aproximadamente esse tempo é ligado ao passageiro. O passageiro paga parte do custo da viagem que o motorista vai pagar de qualquer maneira. O resultado é um ganho de eficiência pura com custo marginal próximo a zero, mas benefícios para ambos, ou todos, participantes.

O nome da plataforma do software vem de uma quarta informação: "papo" desejado. Se você preferir um viagem silenciosa, então você marca a opção "bla". Mas se você gosta de conversar toda a viagem, você pode selecionar "bla-bla-bla". O nome da empresa é a configuração do meio, "bla-bla", como a forma de representar o serviço em geral.

A partir desta escrita, BlaBlaCar tem mais de 25 milhões de "membros" em 22 países. Pelo menos 10 milhões de viagens são organizadas por trimestre e, claro, cada viagem requer pelo menos dois membros. Na verdade, a ocupação média de carros é de 2,8 em um passeio BlaBlaCar, em comparação com 1,6 a 1,8 (dependendo do país) para viagens de carro em geral. BlaBlaCar estima uma redução das emissões de CO2 na ordem de mais de 1 milhão de toneladas por ano, mas é claro que a estimativa pressupõe que todos os pilotos teriam feito suas próprias viagens solo, em vez de tomar um trem ou simplesmente não viajar, se o serviço não estivesse disponível.

O que os serviços de compartilhamento realmente vendem

Observe que a Bla-Bla Car não vende passeios, transporte ou qualquer coisa remotamente parecida com um serviço físico. O que a Bla-Bla Car vende é uma redução nos custos de transação. E esse é o tema unificador da nova economia compartilhada: pela primeira vez na história humana, os empresários podem ganhar dinheiro apenas vendendo reduções nos custos de transação. Temos muitas coisas; elas apenas estão no lugar errado. A única coisa que mantém coisas no lugar errado são os custos de transação.

As plataformas portáteis (principalmente smartphones) que utilizam software (geralmente aplicativos modulares e autônomos) e conexão pela internet significam que os custos de transação estão caindo. Uber não vende passeios de táxi; Airbnb não aluga quartos de hotel. Essas empresas e mais mil, "vendem" reduções nos custos de transação.

Precisaremos de muito menos coisas e muito menos espaços de estacionamento se pudermos aproveitar melhor o que já temos. E as cidades terão muito mais espaço uma vez que não estamos pagando os custos de armazenar carros em estacionamentos e montes de equipamentos e roupas em instalações de armazenamento.

Fonte: https://fee.org/articles/how-the-sharing-economy-can-help-you-go-minimalist/

sábado, 17 de fevereiro de 2018

A gratidão pelo alimento junto aos familiares e amigos


Por milênios, nós, humanos, tivemos nossas conversas mais importantes, forjamos nossas alianças mais fortes e tomamos nossas maiores decisões no mesmo local – a mesa de jantar. Em todos os cantos do globo, as tradições familiares foram transmitidas através de receitas, itens de serviços cerimoniais e histórias compartilhadas junto as refeições.

A oração sagrada antes da refeição – oferecendo agradecimento pela generosidade e abundância que alimenta e nutre nossos corpos – nas muitas formas que leva em todas as culturas, tem sido um lembrete fundamental para os membros da família sobre a importância de ser grato pelo que temos alcançado além da mesa.

Mas, infelizmente, vejo que esses rituais tornam-se menos comuns na sociedade moderna e ocupada. Muitas famílias se reúnem em torno da televisão ao invés da lareira ou fogão, os indivíduos interagem com seus dispositivos iphones/androids em vez da outra pessoa presente, ou a comida prática é extraída de um pacote durante o cotidiano desenfreado. Enquanto isso, existem pessoas que desejam mais conexões entre si, com a Terra e com o espírito.

A preparação consciente e a partilha de alimentos como ritual sagrado é uma poderosa força vinculativa para famílias e comunidades. Quando preparamos cuidadosamente a comida e servimos com gratidão, recebemos mais do que apenas alimentação física. O ingrediente secreto de todos os pratos preparados em torno do mundo é o mesmo: o amor no agora.

Fui criado numa comunidade ítalo-brasileira no Rio Grande do Sul, e lembro-me que normalmente uma vez ao mês eram feitos os famosos "serões" (encontros) familiares noturnos com pratos servidos denominados brodo, galinhada, tortei, polenta, pinhão e o vinho produzido artesanalmente sob o calcar dos pés, mas uma coisa era muito clara pra mim: o dialogo familiar sobre as conquistas e mazelas dos negócios agrícolas, sobre a saúde e espiritualidade eram sempre debates presentes; o que mais importavam-se para aquelas pessoas eram as interações para gerar percepções, uma troca salutar, construtiva e mutua.

Crescendo em minha própria família, minha nona Phina era uma guardiã da tradição culinária de nossa família e intuiu em mim uma profunda reverência pela comida e toda a magia dela.

Aprendi na infância que a maneira meticulosa de preparar os ingredientes, cozinhar cada prato e limpar enquanto se segue é meditativo e curativo para a alma.

Cada momento na cozinha é tão rico, tão tranquilo, tão cheio de intenção, significado e alegria. O modo como a vida deve ser.

Pude compreender que o maior sentido memorial do preparo ao servir é: um momento sagrado, muito além das “religiões”, é um elo que transcende e inflamava a alma de todas as pessoas presentes.

A minha proposta é quando você for o(a) anfitrião(ã) de pessoas, seja no cotidiano ou ocasião, convide-os para uma prática simples: uma antiga oração huna, a ser recitada antes das refeições!

Pesquisei orações da época medieval, oriental, ao modo indígena americano dos nativos, e encontrei essa filosofia da antiga comunidade huna do Havai.

Lhe convido para recitar esta oração, e sugiro que após você crie a sua própria oração, a proposta é o hábito, e pode ter certeza que os resultados da gratidão influenciarão em todas as áreas da vida, devido a formosura em outros contextos da vida, então segue:

Uma Bênção Unitária

Abençoado seja a Terra por dar à luz a este alimento,
Bendito seja o Sol por nutri-lo com a energia necessária,
Bendito seja o Vento por espalhar a sua semente,
Bendita seja a Chuva por saciar a sua sede,
Abençoadas sejam as Mãos que ajudaram a cultivar este alimento, 


Abençoados os colaboradores para trazê-lo às nossas mesas, para nutrir nossas mentes, corpos e espíritos.
Abençoados sejam nossos familiares e nossos entes queridos.
Seja tudo abençoado e obrigado!

Reflita sobre, bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.