segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

3 dicas de autocuidado de empreendedores bem sucedidos

A maioria dos empreendedores tem dificuldade para cuidar de si mesmos.


Talvez você já deve ter ouvido o famoso “trabalhem enquanto eles dormem”, não é mesmo?


Eles se orgulham de trabalhar doze, dezesseis horas por dia.


Se você já passou o dia todo mergulhado no trabalho e só percebeu que a única coisa que você comeu foi aquele fast food à noite, você sabe do que eu estou falando.


Só que esse estilo de vida estressante acarreta em muitos prejuízos para a saúde física e mental.


Mas existem empreendedores de sucesso que souberam muito bem administrar seus negócios sem deixar o autocuidado de lado.


Por isso, neste artigo trago 3 dicas de autocuidado de empreendedores bem sucedidos pra você começar agora a cuidar da sua saúde. 


Por que cuidar de si mesmo é importante para a saúde do seu negócio?


Ser empreendedor é uma escolha que exige desafios diários. Contas pra pagar, medo de fracassar, horas de sono perdidas, tudo isso acaba se tornando uma grande fonte de estresse.


E todo esse estresse mais dia ou menos dia vai acabar cobrando o seu preço: diminuindo a sua produtividade, causando ansiedade, depressão ou insônia. 


Em casos mais graves, pode levar você a ter síndrome de burnout.


Segundo o Ministério da Saúde, “A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.” 

Uma pesquisa de 2018 da Harvard Business Review com 326 empreendedores americanos —96% deles em companhias com menos de 250 funcionários — mostrou que 25% dos empresários têm ao menos um início de burnout.


Com certeza o excesso de estresse acaba impactando negativamente no seu negócio, concorda?


Muitos empreendedores tendem a colocar as próprias necessidades em último lugar. Normalmente são tão focados nas questões e oportunidades de negócios do dia a dia que é fácil se deixar levar. 


Além disso, em nossa cultura, existe a tendência de valorizar a 'agitação' e admiração por aqueles que não têm tempo para dormir e que estão ocupados demais construindo seu império para descansar e relaxar.


E isso pode ser fatal para qualquer empreendimento. 


Desse modo, ter uma rotina de autocuidado torna-se essencial para o empreendedor que quer manter a saúde física, mental e a do seu negócio.


O autocuidado é qualquer atividade que você realiza voluntariamente que o ajuda a manter sua saúde física, mental ou emocional.


E como podemos cultivar hábitos mais saudáveis na nossa rotina?


Sabemos que a mudança de hábitos pode ser bastante desafiadora. Os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias, diz um estudo da Universidade de Duke, na Carolina do Norte.


Por isso, se você quer ter uma vida com menos estresse, ansiedade e todos os sintomas associados ao desgaste físico e emocional, vai precisar de uma boa dose de força de vontade.


Inspirado por grandes empreendedores de sucesso, trago 3 dicas de autocuidado  de empreendedores bem sucedidos.


  1. Tenha uma boa alimentação


Comer refeições e lanches balanceados o ajudará a manter sua energia, melhorar seu humor, manter o foco e ser mais produtivo.


John Mackey, CEO da Whole Foods Market, rede de supermercados nos EUA que vende produtos integrais e naturais, fez fortuna vendendo alimentos saudáveis ​​aos consumidores.


Mas Mackey também vive o estilo de vida que prega.  Vegano há décadas, ele acredita que uma alimentação saudável deve ser baseada em produtos naturais e pouco processados. Mas, tirando este caso isolado, não significa que é necessário ser vegano, a questão toda é uma alimentação saudável.


Sabemos o quanto é difícil manter uma rotina saudável de alimentação na correria do dia a dia. Porém, com alguns hábitos simples é possível trazer mais qualidade de vida na hora das refeições. 


Uma dica é: organize-se. Ou seja, separe um momento para planejar as refeições durante a semana. 


Prepare no final de semana pequenas marmitas e lanches que irá consumir ao longo dos dias. Isso evita correr pros aplicativos de comida quando bate aquela preguiça de cozinhar.


Por fim, se você não sabe que escolhas deve fazer e/ou como se planejar, consulte um bom nutricionista para auxiliá-lo nessa tarefa. Entenda os grupos de nutrientes para café da manhã, lanches, almoço e jantar. 


  1. Pratique exercício físico


É sempre bom lembrar que ter uma rotina diária de exercício físico é excelente para manter o corpo e a mente sã. 


Para o bilionário Richard Branson, fazer um bom treino diário é uma obrigação. De acordo com Branson, fundador do Virgin Group, permanecer ativo faz parte do que o tornou bem-sucedido, pois o obriga a se aplicar mental e fisicamente.


“Duvido seriamente que teria tido tanto sucesso em minha carreira (e feliz em minha vida pessoal) se não tivesse sempre dado importância à minha saúde e preparo físico”, escreve ele no seu blog.


Branson afirma que malhar o ajudou a guiar seus empreendimentos para um sucesso incrível, permitindo-lhe dobrar sua produtividade diária. 


É um ótimo motivo pra começar a se movimentar, não acha?


Escolha uma atividade física que esteja dentro das suas possibilidades e que você goste e comece a praticá-la mesmo sem muita disposição. Logo os resultados vêm e você não vai querer mais uma rotina longe dos exercícios. E, praticar uma rotina de caminhadas ou exercícios físicos é uma questão de hábitos, começar devagar e continuamente é o segredo, pois é uma questão de habituar seu cérebro, sem forçar para não desanimar, a rotina deve ser amiga, ou seja todos os dias.


  1. Cultive a espiritualidade


Isso não significa que você deve seguir uma crença religiosa. Aqui me refiro à espiritualidade como um momento em que você pode aquietar sua mente e se auto-observar.


É uma questão de dedicar um tempo para estar autoconsciente; para reunir seus pensamentos, refletir sobre o dia e fazer um balanço de onde você está e para onde está indo.


Uma ferramenta muito utilizada pelos grandes empreendedores para cultivar a autoconsciência e a mente relaxada é a meditação. 


Jack Dorsey, CEO e fundador do Twitter, por exemplo, é adepto da prática. Dorsey acorda muito cedo e um dos hábitos adotados pela manhã é a meditação. Ele diz que meditar torna seu dia a dia muito mais produtivo.


Um empresário saudável, relaxado e seguro tem muito mais chances de obter sucesso no seu negócio.


Comece agora a incluir hábitos saudáveis na sua rotina de empreendedor e em breve você começará a colher os benefícios na sua saúde física e mental.


E claro, se estiver muito difícil fazer isso sozinho, procure a ajuda de um profissional.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

A importância da honradez e integridade no ambiente e nas relações de trabalho



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Você já conversou com seus filhos sobre prioridades? E com você mesmo?


Desde a criação do Universo, tudo está em constante transformação. Passamos de selvagens que vivem em florestas e caçam para se alimentar para viajantes do espaço. 

Sim. Tudo muda. Por isso, é natural que nossas prioridades também modem com o passar do tempo.

A prioridade de uma criança é brincar o máximo possível durante o dia. Já o adolescente, pensa mais no futuro do que no presente. E até esse pensamento muda constantemente: quem nunca quis ser médico, administrador, astronauta e artista, tudo ao mesmo tempo?

Quando chegamos na vida adulta, precisamos priorizar o tempo todo: aproveitar o dia em família ou adiantar o trabalho da semana no domingo, aprovar o projeto 1 ou o projeto 2, almoçar ou terminar a planilha, defender uma ideia ou seguir a maioria.

Como muitas vezes fazer uma escolha não é tão fácil, nos afogamos. Mas como falar sobre isso com nossos filhos? Como explicar que, ao optar por adiantar um relatório num domingo ensolarado ao invés de passar um dia no parque não significa, de fato, uma escolha?


Talvez essa conversa não precise acontecer se aprendermos, de uma vez por todas, que priorizar é um belo e importantíssimo exercício. Aliás, talvez priorizar deva ser uma matéria escolar. Para que as futuras gerações possam ser mais livres da obrigatoriedade de fazer escolhas tão dolorosas para suas vidas pessoais. 


Enquanto ainda não é ensinado na escola, segue uma ajuda. Que pode ser para você, para seus colaboradores, parceiros e, porque não, filhos?



Como priorizar quando tudo é importante?

- Faça uma lista que contenha tudo que precisa ser feito;
- Identifique o que é importante, tendo em mente seus reais objetivos;
- Marque o que é urgente;
- Priorize com base em importância e urgência;
- Analise o tempo que você precisa para cada atividade;
- Aprenda a delegar tarefas;
- Revise a lista constantemente;
- Seja realista e flexível.

Quando você consegue criar uma matriz, onde urgência e importância são claramente definidas, a questão fica muito mais simples. Porque tudo se encaixa quase que naturalmente nos espaços que sobram.

O objetivo dessa prática administrativa é otimizar seu dia, ou de quem você acredita que precisa desse apoio e aprendizado nessa gestão, de uma forma mais estratégica. Interferindo na produtividade. E, de quebra, trazendo um pouco de paz para a vida!


Falamos aqui de administração de prioridades, porém, o segundo passo após habituado é transformar numa gestão de tempo com data para cumprir.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

4 Características do Empreendedor que levam ao sucesso

Descubra como desenvolver 4 características empreendedoras (dinâmico, ativo, confiante e competente), indispensáveis para ter sucesso nos negócios.

4 Características do Empreendedor que levam ao sucesso

Um negócio próspero não nasce da noite para o dia, requer muito esforço trabalho. Também é preciso desenvolver certas características do empreendedor para conseguir resultados.
Para te ajudar nesta jornada separei 4 comportamentos que considero indispensáveis para um empreendedor, os conheça agora:

Características do empreendedor habilidoso

Conheça as 4 características do empreendedor que farão você ter mais sucesso no seu negócio.

1.   Ser dinâmico

Trabalhar de forma rápida e versátil é fundamental. Afinal, muitas decisões precisam ser tomadas imediatamente, logo ter um planejamento e objetivos claros auxilia no dinamismo.
Também no começo do negócio é natural ter uma equipe reduzida, então o empreendedor limpa a empresa, passa café, atende os clientes, planeja objetivos, enfim um faz tudo.
Para  melhorar esta dinâmica, seguem 3 sugestões.
Seja organizado
Como o empreendedor tem várias demandas ao mesmo tempo, é importante controlar bem as tarefas. Para isso, pode usar aplicativos como o Trello, o Google Agenda ou um quadro branco para colocar as principais atividades do dia.
Pense de forma estratégica
Na hora de definir o cronograma da semana ou do mês é fundamental escolher as prioridades de maneira estratégica, pensando no melhor para os clientes e para a empresa.
Mantenha o foco
Para manter o dinamismo, evite distrações como redes sociais, elas são um gatilho forte para procrastinação, o que leva ao não cumprimento das tarefas, sem falar de outras atividades inesperadas que surgem no cotidiano.

2.   Estar sempre ativo

O empreendedor precisa estar sempre em ação. Por isso, ele aproveita melhor o seu dia otimizando a rotina.
Mas lembre-se: um trabalho produtivo, não significa ficar na empresa 12 horas por dia, mas sim, aproveitar ao máximo o tempo disponível.
Então, ser ativo já começa no dia anterior tendo uma boa noite de sono. Pois, ao dormir bem você acordará mais disposto e atento, o que facilita a entrega de resultados.
Outra estratégia é praticar atividades físicas. Manter o corpo ativo também deixa a mente ativa, ao exercitar o corpo você libera endorfina e alivia o estresse aumentando o seu ânimo para o trabalho.
Ainda programe momentos de lazer durante a semana, porque ficar pensando só em trabalho pode levar a exaustão. Para evitar, marque um jantar com a família, assista a um filme ou o episódio de uma série. Isso tudo com certeza evita a tal de síndrome de burnout.

3.   Passar confiança

Mesmo que acredite fielmente na qualidade do seu produto e serviço, um simples comentário negativo de um cliente pode abalar a segurança de quem está começando um negócio.
Assim, uma característica do empreendedor é a confiança.
Para se manter autoconfiante mesmo nos momentos difíceis seguem duas dicas:
Antecipe os problemas
Mesmo que trabalhemos para que os erros não aconteçam uma hora ou outra surge algum problema, nestes casos é bom ter um plano de contenção. Esta atitude trará mais segurança e tranquilidade.
Não tenha medo de pedir uma segunda opinião
Se você está em dúvida sobre como lidar com algum imprevisto peça ajuda para um colega ou amigo. Outro ponto de vista pode te ajudar a encontrar estratégias para combater as dificuldades.

4.   Priorizar a competência

Antigamente, para ser considerado um profissional competente bastava fazer o seu trabalho e gerar resultados, porém com as mudanças na sociedade e nos negócios ter competência requer outras habilidades como:
Ter um alto nível de exigência: para conseguir os melhores clientes, ter o melhor produto ou serviço é fundamental.
Saber liderar a equipe: um empreendedor competente sabe impor a sua autoridade através do exemplo, orientando os seus colaboradores da forma correta.
Sede de conhecimento: quem tem competência entende que o mercado muda constantemente, logo estar a par das novidades é essencial.
Gostou das 4 características do empreendedor? Diga nos comentários.
 
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

Exigência de qualidade e excelência: o que é?

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Então aprenda sobre qualidade e excelência, uma das 10 características do comportamento empreendedor.

Exigência de qualidade e excelência: aprenda esta característica do comportamento empreendedor

Qualidade e excelência são itens essenciais para um empreendedor conseguir sucesso, afinal é desta maneira que você irá surpreender os clientes e fazer com que eles retornem.
Por isso, conheça mais 9 habilidades dos empreendedores de sucesso e veja dicas para trabalhar a qualidade e excelência no seu negócio.

10 Características do comportamento empreendedor

As 10 características do comportamento empreendedor (CCEs) foram estipuladas pelo psicólogo David McClelland.
Através de pesquisas sobre o comportamento e motivação humana ele estipulou as qualidades essenciais para um empreendedor de sucesso, são elas:
Busca por oportunidades e iniciativa: o empreendedor deve estar sempre atento para antecipar os fatos e assim aproveitar as oportunidades que surgirem.
Persistência: um empreendedor enfrenta todos os obstáculos com resiliência para alcançar o seu objetivo.
Correr riscos calculados: tem disposição para assumir desafios desde que sejam moderados e com altas chances de êxito.
Exigência de qualidade e excelência: buscar continuamente a perfeição (vou falar mais desta característica no tópico abaixo).
Comprometimento: o empreendedor se responsabiliza pelo cumprimento de prazos e satisfação do cliente, mesmo que para isso tenha que fazer sacrifícios pessoais.
Busca de informações: procura melhorar o seu conhecimento e assim como os seus produtos através de consultorias especializadas e pesquisas de mercado.
Estabelecimento de metas: estabelece objetivos de curto e longo prazo que são alcançáveis e mensuráveis.
Planejamento e monitoramento sistemáticos: além das tarefas, o empreendedor faz um monitoramento dos resultados, para verificar se corresponde com os objetivos definidos.
Persuasão e rede de contatos: saber influenciar pessoas que ajudam a alcançar os objetivos e estabelecer parcerias com fornecedores e clientes.
Independência e autoconfiança: ter mais confiança no seu julgamento que nos outros, passando uma imagem de autoridade sobre o seu negócio.

Como empreender com qualidade e excelência?

Fazer com qualidade e excelência se resume em fazer da melhor maneira, mais rápido ou mais barato.
O empreendedor que busca a qualidade e excelência faz o possível para que o produto ou serviço a ser entregue, chegue no tempo determinado e de preferência supere as expectativas dos clientes.
Esta característica não é vista somente no negócio, a pessoa que tem este comportamento também leva isso para a sua vida pessoal, buscando dar o seu melhor com a família e amigos.
Mas se você ainda não tem essa habilidade, como desenvolver?
Embora tenham pessoas que trabalham naturalmente com qualidade e excelência, há quem precise aprender como implementar isso nos negócios.
Para te ajudar neste processo, seguem 3 dicas:

1.   Foco no cliente

A primeira pessoa que precisa perceber a qualidade e excelência é o cliente, afinal ele é a peça chave para uma empresa prosperar, por isso ouvi-lo com muita atenção e empatia é fundamental.
Uma estratégia que a empresa Apple faz nas reuniões de criação é deixar um lugar vazio na sala, esta cadeira simboliza a persona (representação ideal de um cliente criada a partir de dados reais e especulações fundamentadas).
Logo, para surpreender o cliente é importante conhecê-lo o máximo possível, quais são as suas necessidades, seus desejos e seus medos.
Desta forma você terá mais embasamento para aperfeiçoar os produtos e serviços.

2.   Reduza o desperdício

Como um dos objetivos da qualidade e excelência é fazer mais barato é importante pensar estratégias para reduzir o desperdício de materiais e produtos.
Para isso, alguns pontos a considerar são:
  • Produção em excesso;
  • Processos desnecessários;
  • Procedimentos que exijam retrabalhos.

3.   Busque a eficiência

Não é incomum que na busca pela qualidade e excelência muitos empreendedores aumentam o custo ou tempo de produção para realizar iniciativas que encantem os clientes.
Por exemplo, os brindes que não são brindes (quando o valor do produto fica acima do preço de mercado).
Para evitar isso é fundamental ter um controle de custos sólidos e uma equipe inovadora que encontre alternativas realistas que não comprometam outras áreas do negócio.
Gostou das dicas? Me conte nos comentários.
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio
Conheça também:

6 dicas para conquistar e manter a autoconfiança ao empreender


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

3 maneiras poderosas de estabelecer sua credibilidade como empreendedor

Um dos grandes desafios para empreendedores iniciantes é obter credibilidade no seu setor.

Quando você está lançando um novo produto ou serviço no mercado, a falta de credibilidade é, de certa forma, um obstáculo para o sucesso. 


Ou seja, para que os outros façam negócio com você, é preciso que seu empreendimento seja visto como confiável.


 A confiança na marca é necessária para fazer vendas.


Por isso, o valor da credibilidade nos negócios não pode ser subestimado, trata-se do maior ativo intangível do empreendedor e marca da empresa. 

Não é algo que possa ser substituído por campanhas inteligentes com um enorme orçamento de publicidade.

A relação de confiança entre a sua marca e seu cliente leva tempo para ser conquistada. 

Pensando nisso, neste artigo trago 5 maneiras poderosas para você estabelecer a credibilidade do seu negócio.

  1. Gerencie sua comunicação com eficácia


A comunicação é a base para estabelecer credibilidade.


Certifique-se de que está comunicando adequadamente a missão, visão e os valores da sua marca e o que diferencia você dos seus concorrentes, e para isso deve haver a congruência.


Além disso, seu site institucional e suas redes sociais muitas vezes costumam ser a primeira impressão que um cliente em potencial terá de você e de sua empresa.  


A velocidade e a facilidade de navegação são importantes, mas, principalmente, cuide do design para que eles estejam alinhados com a mensagem que você quer passar do seu produto ou serviço. 


  1. Envolva seu público


Ainda sobre a comunicação, a mídia digital pode ser uma forma econômica de aumentar sua credibilidade, e  você não precisa gastar uma fortuna com isso.


Compartilhar conteúdo, responder perguntas e envolver seu público nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook pode ajudar a estabelecer você como um especialista confiável em sua área. 


Na medida em que você mantém a constância nas redes sociais, a credibilidade vem com o tempo. 


  1. Seja íntegro


A credibilidade é algo difícil de ser conquistado. Leva anos para construir uma boa reputação no mercado que pode, rapidamente, ser destruída.


Por isso, a integridade é fundamental para conquistar a confiança do cliente.


Ofereça somente aquilo que você pode cumprir e não minta a respeito das características do produto ou do serviço.


O cliente sabe quando suas expectativas não foram atendidas e isso pode ser muito ruim para o seu negócio.


Ainda mais agora na era da internet, fica cada vez mais difícil esconder possíveis situações desfavoráveis entre sua marca e seu cliente.  


  1. Promova suas conquistas


Aprender a reconhecer suas realizações pode aumentar sua própria motivação, respeito próprio e confiança, mas, quando divulgado, também pode falar muito para seus colegas e clientes no mundo dos negócios. 


Divulgar suas realizações podem ajudá-lo a oferecer aos clientes em potencial a confiança de que precisam para investir em seu produto ou serviço.


Você também pode envolver seu público e aumentar a credibilidade, compartilhando sua experiência para ajudar outras pessoas.


Além das suas conquistas, você pode compartilhar seus fracassos e como fez para superá-los. Isso gera uma sensação de humanidade que conecta você ao seu público.  


  1. Faça Networking


A maioria de nós já comprou um produto ou serviço por indicação de amigos ou familiares.


Esse “boca a boca” pode ajudá-lo muito na construção da credibilidade do seu negócio. Nas parcerias, você amplia os pontos de contato do público com a sua marca.


Mas, lembre-se, parceria é troca, seja honesto sobre aquilo que você realmente consegue oferecer nessa parceria para não correr o risco de colocar tudo a perder.


Estabelecer sua credibilidade como empreendedor tem muito mais relação com a sua postura e seus valores do que com o seu produto ou serviço.


Como vimos neste artigo, o essencial é você saber comunicar os valores do seu negócio com integridade e estar cercado das pessoas certas que, com certeza, a sua credibilidade como um empreendedor de sucesso virá com o tempo.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.