quinta-feira, 16 de abril de 2015

O que leva ao empreendedorismo? Entenda a motivação para empreender

Nos últimos tempos, observamos uma onda de pessoas que migraram do mercado tradicional para o empreendedorismo e mais uma centena de outras delas que desejam empreender. 

Os dados, por sua vez, confirmam essa tendência. De acordo com informações da Receita Federal, existem hoje mais de 4.964.402 milhões de brasileiros cadastrados como microempreendedores individuais (MEI). Em janeiro de 2014 até agora, mais de 1.3 milhões e 400 mil pessoas abriram empresas no Brasil, um registro histórico no país. 

Mas, afinal, o que leva as pessoas a se tornarem empreendedoras? Há algo além do sonho de ser dono de um negócio e de ser o próprio chefe? Qual a maior motivação para empreender? Em que consistem as aspirações do empreendedor? Há alguma relação do empreendedorismo com a inovação e a geração de valor?

Com este artigo, pretendo encontrar as respostas para essas perguntas e destrinchar as principais motivações das pessoas para seguirem no caminho do empreendedorismo. Está curioso? Acompanhe!

O que realmente significa empreender?

Empreendedorismo é muito mais que apenas abrir um negócio. É criar uma empresa que trará a solução para as demandas ou dores dos consumidores e, a partir do seu gerenciamento, gerar valor para a sociedade. 


A aspiração do empreendedor, portanto, é impactar positivamente e o resultado do seu trabalho pode implicar ou não a geração de lucro (no caso das instituições sem fins lucrativos, por exemplo, não há lucro, mas isso não quer dizer que não haja empreendedorismo na gestão desse tipo de organização, não é mesmo?). 

Empreendedorismo x Inovação

Dessa maneira, um dos papéis do empreendedor é identificar oportunidades de melhoria, ou necessidades das pessoas que precisam ser sanadas, e então explorá-las e criar soluções, produtos ou serviços capazes de suprir essas demandas. 


Nesse sentido, o empreendedorismo e a inovação caminham juntos. As chances de sucesso aumentam quando algo em um negócio é inovador. É importante pensar fora da caixa. E não se trata de criar algo do zero, uma invenção maluca e completamente disruptiva. Muitos casos de sucesso são ideias simples, apenas uma forma de fazer diferente que ninguém havia pensado antes.  

Qual a motivação das pessoas para empreender? Conheça as principais!

E por que tantas pessoas se sentem atraídas a empreender ou têm buscado adotar o empreendedorismo como plano de vida? A realidade é que muitos fatores podem levar as pessoas a seguirem por esse caminho, desde realização pessoal até a falta de oportunidades. Confira as motivações mais comuns a seguir. 

  • Conquistar mais liberdade e autonomia

Muita gente está cansada da rotina de trabalhar em horário comercial, fechada em um escritório, e acredita que o trabalho autônomo proporciona mais liberdade e flexibilidade de horário, além de mobilidade geográfica. É uma forma de ter mais autonomia para administrar o tempo e equilibrar melhor a vida profissional e a vida pessoal. 


Só é preciso ter cuidado, pois, nem sempre, empreender significa ter mais tempo. Pelo contrário, muitas vezes a tendência é trabalhar ainda mais. Então, é necessário ficar atento e gerenciar o tempo com inteligência para usar a flexibilidade na rotina a seu favor. 

  • Desejo de fazer diferença no mundo e causar impacto positivo na vida das pessoas

Na visão de alguns, o empreendedorismo pode ser a porta para ajudar pessoas por meio de um trabalho que traga algum benefício para a vida delas. Tem relação com a realização de um propósito de vida e de fazer a diferença no mundo. Fato é que muitas iniciativas de empreendedores têm realmente contribuído para gerar impactos positivos na sociedade, seja por meio de ideias inovadoras, serviços, visibilidade social de grupos minoritários e geração de empregos. 

  • Falta de oportunidade no mercado de trabalho ou necessidade de aumentar a renda

Em alguns casos, empreender pode ser a única alternativa. Em uma situação de crise macroeconômica, como a que vivemos no mundo em 2008, muita gente perdeu o emprego e decidiu abrir um negócio próprio para conseguir se sustentar. Para outras pessoas, empreender também pode ser uma maneira de aumentar a renda. 

  • Alcançar a satisfação pessoal de ter o próprio negócio e ser seu próprio chefe

Existe também aquela ideia quase romantizada que, lá no fundo, todo mundo tem: de deixar de ser empregado, não ter chefe, tomar as próprias decisões. Ou seja, ser dono da empresa e do seu próprio destino. Não ter que dar satisfações a ninguém!


Porém, é bom avisar que a realidade de um empreendedor não é tão cor-de-rosa assim. Há muita responsabilidade, muito trabalho e muita pressão. E nem sempre há a garantia de ganhos no final do mês.

  • Realizar o sonho de ganhar a vida trabalhando com o que desperta a sua paixão

E se você pudesse transformar o seu hobby em negócio? Muita gente conseguiu fazer desse sonho uma realidade. E essa é uma das principais motivações para as pessoas desejarem empreender. 


Por muito tempo, o trabalho foi somente um meio de garantir o sustento e muitas pessoas escolhiam suas profissões baseadas exclusivamente no retorno financeiro que elas lhe dariam. Hoje, as pessoas querem se sentir realizadas e desejam aliar o trabalho ao que gostam, às suas paixões. Nesse sentido, empreender pode ser um caminho para isso.

  • Construir riqueza

Há muitos casos de sucesso no empreendedorismo e há uma ilusão de que essa é a melhor forma para enriquecer de forma rápida e acumular riqueza. Por isso, muitos podem ser movidos pela ambição e se sentirem atraídos pela ideia de uma vida de luxo e independência financeira, mas não estão cientes que a jornada empreendedora pode ser, na verdade, bastante tortuosa e cheia de obstáculos. 

  • Seguir tradição familiar

Por último, outra razão para empreender é a de seguir uma tradição familiar. Existem negócios de famílias empreendedoras e para os sucessores dar continuidade pode ser um motivo para optar por esse caminho.


Por mais que eu tenha citado as principais razões neste texto, acredito que haja ainda mais diversas motivações para empreender. O empreendedorismo está no DNA do brasileiro, que tem uma capacidade criativa sem igual, além de uma dose extra de resiliência e a habilidade de se readaptar a qualquer situação, por mais difícil que ela seja. E você? Por que deseja empreender ou continuar empreendendo?


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

A estratégia de escolher o que não fazer: como definir a lista de prioridades no trabalho



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quarta-feira, 11 de março de 2015

O Arquétipo do animal de poder Tigre


O animal de poder faz parte da cultura xamânica e mostra que os animais têm muito a nos ensinar. Continue a leitura e saiba mais sobre o arquétipo do tigre.

O Arquétipo do animal de poder Tigre

Uma qualidade que todo o empreendedor deve preservar é a capacidade de observar e aprender. Uma estratégia para isso é se conectar a um animal de poder.

Mas o que é o animal de poder?

O animal de poder tem sua origem no xamanismo, um conjunto de crenças antigas que busca em elementos da natureza a conexão com o espiritual e divino.

Nesta filosofia, cada pessoa possui três totens de poder: Planta, Pedra e Animal. Eles servem como guias para o autoconhecimento e auxiliares nos desafios de vida.

Cada pessoa possui um animal de poder, um arquétipo espiritual da sua personalidade.

Antigamente, as pessoas se inspiravam neles para aprender a caçar, nadar e sobreviver nas florestas. Hoje eles são utilizados como referência para enfrentar os problemas das cidades e para o autoconhecimento.

A descoberta do seu animal de poder é uma etapa importante no xamanismo e só é possível com a ajuda de um mestre xamã. Pois, nem sempre o espírito animal é representado por um bicho que você gosta ou acredita ser parecido com você.

A simbologia dos animais de poder

Segundo esta crença cada animal tem qualidades, mensagens e ensinamentos específicos para passar aos seres humanos.

Para ficar fácil de entender, segue um exemplo:

Arquétipo do Tigre

O tigre (nome científico: Panthera tigris), está entre os maiores felinos do mundo, chegando a medir mais de 3 a 5 metros de comprimento e pesar 300 quilos. Ele só perde para o ligre, cruzamento entre leão e tigre.

Além do tamanho ele é reconhecido principalmente pela cor alaranjada e as suas listras, que auxiliam na camuflagem e na identificação, pois nenhum tigre tem um padrão igual ao outro.

É um animal de poder cultuado especialmente no continente asiático, onde surgiu a espécie. Lá ele é sempre representado como símbolo de força e preparação.

Na China, por exemplo, acredita-se que as marcas na testa dos tigres formam um símbolo conhecido como “wang”, que significa rei.

Por isso, ele foi escolhido para representar o crescimento e industrialização da Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura, os chamados Tigres Asiáticos.

Mas, o que os tigres têm para nos ensinar?

Um dos pontos fortes deste animal de poder é o planejamento, embora sejam animais grandes, conseguem chegar próximo às presas sem serem notados.

Mas se algo dá errado e a caça percebe que está sendo observada eles interrompem a perseguição e esperam um momento oportuno.

Então, uma das primeiras lições deste seres é: planejar e saber o momento certo da ação.

Também os tigres preferem caçar bichos maiores de 30 a 900 quilos. Para isso eles criam armadilhas elaboradas, mostrando que ele sabe agir com inteligência.

Para quem está abrindo um negócio ou deseja lançar um novo produto essas características são essenciais.

Afinal, você precisa analisar o mercado, montar um plano, definir metas, saber os custos, escolher os sócios, enfim, precisa estar preparado para agir na hora certa.

Mas os tigres também mostram a importância de estar alerta às oportunidades que surgem no seu caminho.

Aliás, esta é uma das qualidades mais relevantes deste animal de poder dentro do xamanismo: foco no presente.

Um atributo valoroso para viver no mundo dos negócios, pois surgem oportunidades todos os dias, mas é preciso estar atento ao mercado para percebê-las.

Mais um destaque dos tigres é a sua visão, ao contrário dos gatos domésticos as suas pupilas são redondas, o que diminui a sua visão noturna.

Contudo, ainda é 6 vezes melhor que a de um ser humano, assim, ele consegue enxergar de longe as presas e também os inimigos.

Estas habilidades são fundamentais para um gestor, pois ele deve prestar atenção aos acontecimentos ao seu redor, principalmente com relação a sua equipe, interferindo quando necessário, elogiando o bom desempenho e comemorando as vitórias.

Outra característica deste animal de poder é a determinação e persistência. Quando vão atrás de uma presa, eles não desistem até alcançá-la.

Um tigre adulto consegue atingir a velocidade de 49 a 65 km/h em distâncias curtas. E no momento que estão em uma caçada se mantêm totalmente focados no seu objetivo.

Esta característica é fundamental para um empreendedor ter sucesso na sua jornada, pois as dificuldades sempre aparecem e se você não seguir firme no seu propósito, elas podem te fazer desistir.

Ainda, outros atributos dos tigres são a liderança e a nobreza.

Quando estão em bando, diferente dos leões, as fêmeas e os filhotes são os que comem primeiro. Também as brigas por alimento são raras, na maioria das vezes cada um espera a sua vez.

Outra curiosidade é que os tigres têm a capacidade de paralisar as suas presas.

Junto com o seu rugido eles emitem infrassons inaudíveis para os seres humanos, mas que causa sensação de medo e ansiedade, paralisando a sua presa por poucos segundos, permitindo um ataque certeiro.

Esta é só uma pequena demonstração da força deste animal de poder.

Contudo, além das vantagens este animal de poder também tem certos “efeitos colaterais”.

Por exemplo: o foco e determinação caso não sejam bem dosados podem levar ao estresse e irritabilidade.  Pois, mesmo planejando com cautela, nem sempre as coisas acontecem da forma como gostaríamos.

Também o excesso de confiança e poder podem causar agressividade com as pessoas ao seu redor.

Então, é muito importante manter o equilíbrio.

Ensinamentos de outros animais de poder

Além dos tigres, podemos aprender observando o comportamento de outros animais, seguem 5 exemplos.

Abelhas: elas são ótimas referências quando se fala em trabalho árduo e harmonia, mas podem ficar presas a processos e não perceberem os acontecimentos ao seu redor.

Águias: ensinam que é preciso coragem para voar mais alto e força para alcançar os seus objetivos.

Borboletas: mostram como as transformações são fundamentais para o crescimento, por isso, é importante estar aberto ao novo.

Cavalos: um dos animais mais importantes do xamanismo, porque ele representa a ponte para o mundo espiritual. É um exemplo de força e bravura para superar os obstáculos.

Formigas: as formigas são um exemplo de estratégia, paciência e poupança, pois armazenam suprimentos para os momentos difíceis.


E você? Acredita que os animais têm algo a nos ensinar?

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores

          


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terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Comentários sobre as 10 Características Comportamentais do Empreendedor - CCEs

O psicólogo americano David C. McClelland foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.

O programa Empretec trabalha os 3 conjuntos de:  Realização, Planejamento e Poder, na qual agrupam as 10 características do comportamento empreendedor.



CONJUNTO DE REALIZAÇÃO

CCE 1 – Busca de oportunidades e iniciativa

  • Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias;
  • Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
  • Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, local de trabalho ou assistência.
Capacidade de antever-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras. Esta é a característica de coragem do empreendedor de sucesso. Coragem de encarar o desconhecido, pois agir antes de ser forçado por circunstâncias. Ser empreendedor é ter visão, e criar alternativas emergenciais para solucionar possíveis problemas no futuro.

CCE 2 – Correr riscos calculados

  • Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;
  • Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;
  • Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
Expor-se somente a situações no risco de exposição na medida certa, avaliar alternativas, calcular os riscos e agir para controlar resultados e redução dos mesmos. Disposição de assumir desafios e responder pessoalmente por eles. Ser capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder, evitando agir de forma impensada. É a característica que faz com que o empreendedor avalie as alternativas antes da ação.
Se possível, o empreendedor deve focar em desenvolver negócios com baixo investimento e ampliá-lo em escala orgânica, e, jamais colocar em risco um alto aporte de capital ou patrimônio, isto é inato e princípio básico do investidor.

CCE 3 – Exigência de qualidade e eficiência

  • Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato;
  • Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência;
  • Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
Fazer as coisas qualitativas, mais rápido e mais barato, exceder os padrões de excelência e assegurar que o trabalho seja concluído a tempo e na qualidade combinada ou mais. Esta característica é a paixão do empreendedor exitoso. Sempre buscar uma forma de melhorar o que tem que ser feito, diminuir o tempo, reduzir os custos. Estar sempre insatisfeito com o que foi feito. A insatisfação é a energia da mudança. É uma característica de processo contínuo.

CCE 4 – Persistência

  • Age diante de um obstáculo significativo;
  • Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
  • Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
Agir diante de barreiras "intransponíveis", mudar a estratégia para enfrentar desafios, assumir responsabilidade para atingir as metas. Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações. Esta característica é o combustível do sucesso, buscar formas diferentes de alcançar os objetivos, incansavelmente querer algo satisfatório e continuar a jornada quando muitos preferem desistir.

CCE 5 – Comprometimento

  • Assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;
  • Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;
  • Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
Fazer sacrifício pessoal ou despender esforço extraordinário para completar uma tarefa; colaborar-se com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho quando necessário for; esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo. Sempre fazer o que diz, cumprir os compromissos, ser fiel a tudo o que foi combinado. Não podemos esquecer que cada minuto de atraso torna os outros muito mais exigentes. Com esta característica nós vamos decidir se vamos ganhar ou perder no mercado mundial. Comprometimento é o valor humano do empreendedor.

CONJUNTO DE PLANEJAMENTO

CCE 6 – Busca de informações

  • Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes;
  • Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
  • Consulta especialistas para obter assistência técnica ou comercial.
Dedicar-se a obter informações necessárias ao negócio, investigar como fazer o produto ou serviço, consultar especialistas. Buscar obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Para se ter sucesso é necessário ser pessoa curiosa, perguntar tudo a todos: clientes, concorrentes, fornecedores, e inovações. Estar sempre interagindo com o mercado. Busca de informações é a pedra angular, é a base de toda atividade exitosa.

CCE 7 – Estabelecimento de metas

  • Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal;
  • Tem visão de longo prazo, clara e específica;
  • Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.
Estabelecer metas com propósito forte e representam desafios e com grande significação; definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis e estritamente analisadas. Registrar tudo o que deve ser feito, listar sobre tudo e por escrito. Sempre saber para onde ir, nunca andar a esmo. Estabelecer Metas é o motor do empreendedor, e, é a característica mais importante.

CCE 8 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos

  • Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos;
  • Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;
  • Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.
Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos, revisar os planos frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões; considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais. O planejamento é o mapa do empreendedor, é a bússola valiosa, contudo, difícil de ser executado por ser uma função conservadora, que exige pensamento e concentração, e o empreendedor gosta de fazer, de realizar, de estar na linha de frente. Agora, é sabido que os melhores resultados sempre ficam ao lado daqueles que planejam.

CONJUNTO DE PODER

CCE 9 – Persuasão e rede contatos

  • Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
  • Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
  • Age para desenvolver e manter relações comerciais.
Utilizar estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir os objetivos e atuar para desenvolver e manter relações comerciais. O empreendedor de sucesso está sempre em contato com pessoas e as mantém com vínculos na rede humana. Tem a capacidade de identificar em outras pessoas pontos para multiplicar sua base, para agir a fim de desenvolver networking genuíno e duradouro.

CCE 10 – Independência e auto confiança

  • Busca autonomia em relação a normas e controles de outros;
  • Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
  • Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
Buscar autonomia em relação a normas, processos sistêmicos e procedimentos; manter os pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Esta é a consequência de todas as outras características, não a fonte. O empreendedor é otimista, quando as coisas não dão certo, manter a confiança, ir sempre em frente por acreditar na própria capacidade de realizar aquilo a que se propõem.
“O desenvolvimento de um negócio requer habilidades muito além de competências gerenciais e de conhecimento técnico. O sucesso depende fortemente de atitude como indivíduo e ser líder de si mesmo.”
Estas características comportamentais são parte integrante do seminário empretec patenteado pela ONU - Organização das Nações Unidas, ministrado no Brasil pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e pode-se dizer que todo empreendedor inexperiente ou não, inclusive com extensão para pessoas que pretendem iniciar um negócio próprio, devem participar de tal aprendizado, pela vivência prática e a simplicidade dinâmica de cada etapa do processo, recomendo como impreterível e necessário, procure uma agência Sebrae mais próxima ou ligue no 0800 que eles irão informar o procedimento para ingressar, é simples!
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


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segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você se torna competitivo quando é especialista no que faz, e isso o diferencia da concorrência

Seja um empreendedor especialista e destaque-se da concorrência

Empreendedor: especialista ou generalista?


Essa é uma pergunta muito comum quando pensamos em começar um novo empreendimento.


Muitas vezes, seja por falta de confiança, ou medo de não ter público consumidor o suficiente, as pessoas começam seus empreendimentos fazendo de tudo um pouco dentro da sua área de atuação.


Entretanto, a não ser que você seja uma loja gigante de departamento com milhares de itens à disposição, provavelmente você será só mais um num oceano de negócios.


Por isso, se você quer aumentar a sua competitividade e gerar mais valor para o seu cliente final, é preciso ser um empreendedor especialista. 


Acompanhe esse artigo e descubra porque você deve começar a se especializar agora!


O que é um empreendedor especialista  


Sabe aquela empresa que “vende de tudo”? 


Pois é, o empreendedor especialista está bem longe disso.


Ele é aquele que tem um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio, seja produto ou serviço.


E o que é nicho de mercado?


É uma segmentação muito específica de mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo com demandas específicas dentro de uma área pouco explorada.


Por exemplo, no começo do seu planejamento de negócios você definiu que a área de atuação da sua empresa seria moda e o segmento de moda feminina, mas essa é uma área de atuação bastante grande, certo?


Então, você pode (e deve) especificar ainda mais escolhendo o nicho mais direcionado e específico.


Digamos que você identificou que dentro desse mercado há uma procura grande por roupas íntimas.


E, dentro desse segmento, há um crescimento expressivo de pessoas em busca de roupas íntimas plus size e que estão com dificuldade de encontrar esse produto no mercado.


Aí está uma oportunidade de nicho de mercado! Atender pessoas com dores específicas que não estão sendo resolvidas por nenhuma empresa.


Um exemplo de uma empresa que identificou um ótimo nicho de mercado é a Airbnb. A empresa revolucionou a forma que viajamos oferecendo aluguel de quartos e casas mais baratos que em hotéis tradicionais.


Entretanto, você não precisa criar um negócio super inovador como o Airbnb para ter sucesso no seu negócio. O segredo para que você consiga escolher o nicho ideal para o seu empreendimento é ter um conhecimento profundo do mercado que você quer atuar.


Existem várias maneiras de você escolher o seu nicho de mercado e ser um empreendedor especializado.


O primeiro passo é descobrir em qual área você quer atuar. É importante escolhermos aquela que tenha conhecimento, afinidade e habilidade, pois assim você, com certeza, se destaca da concorrência. 


Depois de definir a área de atuação, é hora de identificar o problema que a sua empresa vai resolver para seus futuros clientes. Se você já tem certo conhecimento da área, provavelmente você já tem essa resposta. 


Caso não tenha, faça uma pesquisa nas redes sociais e fóruns. Essas plataformas podem ser uma boa fonte para encontrar o seu nicho.


Você deve fazer uma pesquisa de mercado com os potenciais consumidores antes de investir no seu negócio para verificar se existe demanda para a sua ideia.


Além disso, analise a concorrência. O ideal é não ter concorrência nenhuma, mas, como isso é um cenário praticamente impossível, observe se já não tem gente demais oferecendo a solução que você pretende ofertar .


Assim que encontrar o seu nicho de mercado, mãos à obra!


Porém, tenha em mente que ser reconhecido como uma autoridade na sua área de atuação é um processo que leva tempo.


Por isso, não desanime e confie que com um trabalho bem feito esse reconhecimento acontece!


Eu não vou perder clientes fazendo isso?


Esse é um receio muito comum no começo de um negócio. 


A falta de confiança e o medo de não ter público suficiente faz com que o empreendedor no início do seu negócio queira atender o maior número de consumidores possíveis.


Mas será que faz sentido?


Suponha que você está fazendo a reforma da sua casa e precisa de um serviço de pintura externa. 


Nas suas buscas pelo melhor serviço, encontra uma empresa que faz de tudo: pintura, elétrica, hidráulica, telhado.


Encontra também uma empresa que é especializada em pintura externa, isso mesmo, é "externa", não se trata de pintura de chão de fábrica epóxi, pintura em abc geral. 

      

Você daria preferência para a empresa que faz de tudo um pouco, ou para aquela que é especialista no assunto?


Certamente, a maioria de nós prefere contratar um serviço especializado. 


Então, porque na hora de empreender queremos ser generalistas? Não faz sentido, concorda?


Se você optar por entrar no mercado como uma empresa generalista, terá que investir grandes esforços para atingir um número muito maior de pessoas e que nem sempre é o seu público consumidor.


Ou seja, você vai investir muito mais recursos para divulgar sua marca do que se fosse um negócio especializado.


Se você ainda pensa em ser um empreendedor generalista, está perdendo o ouro no mundo dos negócios que é a especialização, e ter um negócio de foco, ser expert com soluções para um público muito específico, e saiba que este tipo de negócio a lucratividade é maior por se tratar de empresa única.


Vender-se como uma empresa expertise é divulgar o seu negócio para um público menor, porém, essa comunicação atingirá quem realmente tem potencial para consumir o seu produto ou serviço.


Além disso, ter um nicho específico diminui a concorrência. Um público específico geralmente é pouco explorado e muitas vezes insatisfeito com as ofertas existentes no mercado.


Ainda mais, trabalhando com um público pouco explorado, você pode oferecer produtos ou serviços de alto valor, o que pode aumentar a sua margem de lucro.


É muito mais vantajoso ser um empreendedor especializado, não acha?


Ter um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio possibilita que você tenha uma empresa lucrativa e com autoridade.


Se você ainda não tem uma especialidade, que tal começar agora?


Mesmo se você ainda não é um empreendedor especialista, não se preocupe, você pode começar agora a definir o seu nicho e, aos poucos, transformar o seu negócio em um empreendimento especializado.


O trabalho constante e a persistência irão transformá-lo em um especialista na área que escolher.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





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        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.