sexta-feira, 12 de junho de 2015

8 lições de empresas de excelência que têm o propósito em servir como valor principal

Não é de hoje a descoberta que o foco no atendimento ao cliente é uma importante estratégia de negócio. Empresas que não se importam, ou não dão a devida atenção à experiência do cliente, estão pouco a pouco perdendo espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, por mais que haja interesse financeiro por trás dessa ideia de aprimorar as formas de interação com o público e melhorar o atendimento de maneira geral, existem empresas que, genuinamente, têm o propósito em servir como valor principal, constroem uma cultura em que o cliente está sempre no centro de tudo e hoje são referência quando se fala em atendimento. 


Fato é que essas empresas com excelência no atendimento podem servir de inspiração para você construir os valores do seu negócio. De que organizações eu me refiro? Acredito que no que se refere a esse quesito, quando falamos em bom atendimento, há nomes que saltam em nossa mente com facilidade, não é mesmo? Apple, Netflix, Starbucks, Amazon… as brasileiras Natura e Nubank, são alguns exemplos. E, claro, não podemos deixar de incluir a grande referência na arte de encantar clientes: a Disney.


A ideia deste artigo é destacar o que essas empresas de sucesso fazem de melhor quando o foco é o propósito de servir bem e deixar o cliente satisfeito, a partir de uma experiência boa ou ruim. O fato é que toda experiência ou situação com o cliente pode ser um aprendizado e uma oportunidade de melhorar, depende da forma como a empresa lida com isso e o que está disposta a entregar. Acompanhe a leitura e descubra em que você deve focar!

Inspire-se em empresas referência em atendimento

1. Seja firme com os valores e a cultura da empresa

Caso você defina que valores como empatia, respeito, qualidade, vontade de impressionar e propósito em servir bem serão os mais importantes da sua empresa, garanta que eles serão compartilhados verdadeiramente por todos os colaboradores e farão parte da cultura da empresa. De outra forma, uma cultura de valorização do cliente não vai funcionar, na prática, se tudo for da boca para fora. 

2. Empodere seus colaboradores

É importante que toda a equipe entenda o propósito da empresa e saiba em que pode contribuir para atingir esse propósito. Nesse ponto, é fundamental que os colaboradores tenham autonomia para tomar atitudes diante de situações e se sintam empoderados a solucionar problemas e gerar encantamento. 


Na Disney, por exemplo, onde os clientes são chamados de “guests”, ou “convidados”, todos os colaboradores trabalham em conjunto para entregar a melhor experiência, independentemente do cargo, e estão firmes no propósito de criar felicidade, o propósito original do fundador da empresa, Walt Disney. 

3. Dê atenção aos detalhes

Detalhes são extremamente importantes e fazem parte dessa estratégia de gerar uma experiência. A Apple, por exemplo, além do design dos produtos e do excelente pós-venda, busca impressionar nos pequenos detalhes, como a própria embalagem do Iphone, pensada com cuidado para que o cliente viva uma experiência sensorial ao desembalar o seu produto. Não é à toa que o índice de satisfação do usuário da marca é acima da média.

4. Comprometa-se a criar soluções 

O cliente espera ter suporte e ajuda na hora de tomar decisões e a empresa deve estar pronta para isso se o intuito é prestar o melhor atendimento. Por exemplo, no Starbucks os atendentes são instruídos a auxiliarem os clientes com seus pedidos, perguntando sobre suas preferências e gostos para escolherem a melhor opção e, assim, saírem satisfeitos. Dessa maneira, em vez de serem meros anotadores de pedidos, são criadores de soluções. É um exemplo simples, mas que pode ser aplicado nas mais diversas escalas de atendimento. 

5. Mostre interesse pelo cliente e ofereça um serviço personalizado 

Atendimentos cada vez mais personalizados são uma grande tendência. A Nubank, por exemplo, desde a sua criação, prioriza um atendimento ao cliente baseado na humanização, o que se tornou seu diferencial. As pessoas querem se sentir ouvidas e terem suas demandas solucionadas, e não serem mais um a receber um atendimento robótico e burocrático. Além disso, procure se adequar, quando possível, aos pedidos e necessidades específicas dos seus clientes, permitindo a customização. É importante ser flexível, atendimentos muito rígidos e engessados, cheios de regras, tendem a afastar o consumidor. 

6. Responsabilize-se pelo que deu errado e por reverter o erro

A pior coisa para o cliente é ninguém assumir a resolução do seu problema ou não tomar nenhuma atitude diante de um erro. Esse é o jeito mais fácil de perdê-lo e pior, ter grandes chances que isso evolua para uma propaganda negativa de um negócio. 


O grande mérito das empresas que são referência em atendimento é entender que uma situação-problema, ou um erro, pode ser uma grande oportunidade de conquistar o cliente e reverter um cenário de crise. É comum ficarmos admirados quando somos bem atendidos e temos nossos problemas solucionados em uma experiência ruim, não é verdade? Ainda mais no Brasil, que tem uma das piores avaliações de atendimento ao cliente do mundo. 

7. Entregue além do esperado

Clientes querem se sentir importantes e valorizados, então quando são surpreendidos o resultado só pode ser positivo. Portanto, busque entregar além do esperado, seja na forma de amostra grátis, na delicadeza da personalização, na lembrança de uma data especial. Isso, sem dúvida, faz a diferença.

8. Ofereça sempre qualidade e consistência

Por último, o que todas as empresas citadas neste artigo têm em comum e deixam de lição? Todas elas têm um consistente padrão de qualidade e fazem questão de oferecer o melhor ao cliente. Não adianta focar no melhor atendimento do mundo, se o produto ou serviço oferecido não apresenta qualidade condizente. Todo esforço, nesse caso, é em vão.


Incorporar o propósito em servir aos valores de uma empresa é um desafio para aqueles que não enxergam a empatia e a humanização do serviço como uma prioridade. Porém, mesmo quem tem o fator financeiro como o objetivo principal na hora de construir um negócio já entendeu que negligenciar o atendimento ao cliente não é uma estratégia inteligente.



Espero que as atitudes dessas empresas de sucesso tenham lhe inspirado a servir melhor e até, quem sabe, a encantar!


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





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segunda-feira, 18 de maio de 2015

Como ser um empreendedor organizado


A organização é uma característica essencial para quem quer ter um negócio lucrativo.


Você é uma pessoa organizada?

Mesmo que você seja uma pessoa super organizada, nem sempre é possível manter tudo sob controle.

Administrar a vida pessoal e profissional às vezes pode parecer bastante caótico, as fronteiras entre a vida pessoal e privada muitas vezes se infiltram umas nas outras.


Não é fácil se manter produtivo para conseguir resultados cada vez melhores para o seu negócio. 


A falta de organização torna você menos focado e produtivo e mais facilmente distraído.


Ou seja, desorganização significa queda nos negócios e normalmente a perda da reputação que é um valor humano essencial para o empreendedor.


Embora algum tipo de caos seja inevitável durante o dia a dia, existem certas atitudes que vão mantê-lo organizado, não importa o que aconteça.


Continue lendo esse artigo e saiba quais são as atitudes certas para manter o seu negócio organizado.


Reveja seus objetivos com frequência


Todo plano de negócios tem metas a curto, médio e longo prazo para serem alcançadas.


É muito importante ter sempre claro aonde você quer chegar e o caminho que deverá percorrer até lá.


Isso te ajuda a manter o foco nos momentos de caos.


Imagine que você tem uma loja de sapatos. As vendas foram abaixo do que você esperava e o negócio não atingiu as metas esperadas para aquele período. 


Nessa situação, é preciso rever os objetivos, não acha?


Por isso, rever constantemente os objetivos do seu negócio é essencial para você entender aquilo que está dando certo, enxergar aquelas coisas que não vão te levar a lugar nenhum e corrigi-las antes que elas causem algum prejuízo.


Faça tarefas semelhantes de uma só vez


Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode gerar muita frustração, ansiedade e desgaste físico e mental.


Por isso, agrupe tarefas semelhantes e realize todas elas de uma só vez.


Se você precisa ver seus e-mails, por exemplo, reserve um tempo do seu dia para fazer somente isso.


Para fazer atividades similares, seu cérebro não se dispersa tanto, ou seja, você se mantém focado por mais tempo. Isso permite que você realize as tarefas com mais velocidade.


Fazer tarefas semelhantes de uma só vez aumenta e muito a sua produtividade.


Darren Rowse, famoso blogueiro Australiano, relata ter se tornado “10 vezes mais produtivo” após aprender a fazer as tarefas por lotes. 


Escolhas suas prioridades


Você sabe o que é prioridade para que o seu negócio seja um sucesso?


Pois é, no dia a dia conturbado, muitas vezes nos dispersamos fazendo tarefas que simplesmente aparecem na nossa frente.


Com isso, acabamos nos desviando das metas essenciais para que o nosso empreendimento alcance os resultados esperados.


Por isso, é muito importante estabelecermos nossas prioridades. 


Como saber o que é prioritário?


Para estabelecer nossas prioridades, é necessário se perguntar se aquela tarefa vai me aproximar das minhas metas importantes.


Se a resposta for positiva, organize-se e concentre-se para cumprir essa tarefa e não perder o foco dos seus objetivos. 


Delegue 


Como gestor do seu negócio, provavelmente você tem muitas tarefas para realizar ao mesmo tempo e acaba tendo dificuldade para cumprir todas.


Sem dúvida, fica aquela sensação de falta de tempo para completar todas as atividades, não é mesmo?


Portanto, delegar tarefas é um processo útil para ganhar mais tempo e aumentar a produtividade.

Com mais tempo disponível, você se dedica a funções estratégicas que farão o seu negócio crescer e gerar mais vendas.


Você percebeu como a organização é essencial para você ter um negócio lucrativo?


Ter um bom planejamento, organizar-se para cumprir as prioridades estabelecidas, e saber delegar tarefas que só tomam seu tempo, são as atitudes certas para fazer o seu negócio crescer e realizar os seus sonhos.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




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quinta-feira, 16 de abril de 2015

O que leva ao empreendedorismo? Entenda a motivação para empreender

Nos últimos tempos, observamos uma onda de pessoas que migraram do mercado tradicional para o empreendedorismo e mais uma centena de outras delas que desejam empreender. 

Os dados, por sua vez, confirmam essa tendência. De acordo com informações da Receita Federal, existem hoje mais de 4.964.402 milhões de brasileiros cadastrados como microempreendedores individuais (MEI). Em janeiro de 2014 até agora, mais de 1.3 milhões e 400 mil pessoas abriram empresas no Brasil, um registro histórico no país. 

Mas, afinal, o que leva as pessoas a se tornarem empreendedoras? Há algo além do sonho de ser dono de um negócio e de ser o próprio chefe? Qual a maior motivação para empreender? Em que consistem as aspirações do empreendedor? Há alguma relação do empreendedorismo com a inovação e a geração de valor?

Com este artigo, pretendo encontrar as respostas para essas perguntas e destrinchar as principais motivações das pessoas para seguirem no caminho do empreendedorismo. Está curioso? Acompanhe!

O que realmente significa empreender?

Empreendedorismo é muito mais que apenas abrir um negócio. É criar uma empresa que trará a solução para as demandas ou dores dos consumidores e, a partir do seu gerenciamento, gerar valor para a sociedade. 


A aspiração do empreendedor, portanto, é impactar positivamente e o resultado do seu trabalho pode implicar ou não a geração de lucro (no caso das instituições sem fins lucrativos, por exemplo, não há lucro, mas isso não quer dizer que não haja empreendedorismo na gestão desse tipo de organização, não é mesmo?). 

Empreendedorismo x Inovação

Dessa maneira, um dos papéis do empreendedor é identificar oportunidades de melhoria, ou necessidades das pessoas que precisam ser sanadas, e então explorá-las e criar soluções, produtos ou serviços capazes de suprir essas demandas. 


Nesse sentido, o empreendedorismo e a inovação caminham juntos. As chances de sucesso aumentam quando algo em um negócio é inovador. É importante pensar fora da caixa. E não se trata de criar algo do zero, uma invenção maluca e completamente disruptiva. Muitos casos de sucesso são ideias simples, apenas uma forma de fazer diferente que ninguém havia pensado antes.  

Qual a motivação das pessoas para empreender? Conheça as principais!

E por que tantas pessoas se sentem atraídas a empreender ou têm buscado adotar o empreendedorismo como plano de vida? A realidade é que muitos fatores podem levar as pessoas a seguirem por esse caminho, desde realização pessoal até a falta de oportunidades. Confira as motivações mais comuns a seguir. 

  • Conquistar mais liberdade e autonomia

Muita gente está cansada da rotina de trabalhar em horário comercial, fechada em um escritório, e acredita que o trabalho autônomo proporciona mais liberdade e flexibilidade de horário, além de mobilidade geográfica. É uma forma de ter mais autonomia para administrar o tempo e equilibrar melhor a vida profissional e a vida pessoal. 


Só é preciso ter cuidado, pois, nem sempre, empreender significa ter mais tempo. Pelo contrário, muitas vezes a tendência é trabalhar ainda mais. Então, é necessário ficar atento e gerenciar o tempo com inteligência para usar a flexibilidade na rotina a seu favor. 

  • Desejo de fazer diferença no mundo e causar impacto positivo na vida das pessoas

Na visão de alguns, o empreendedorismo pode ser a porta para ajudar pessoas por meio de um trabalho que traga algum benefício para a vida delas. Tem relação com a realização de um propósito de vida e de fazer a diferença no mundo. Fato é que muitas iniciativas de empreendedores têm realmente contribuído para gerar impactos positivos na sociedade, seja por meio de ideias inovadoras, serviços, visibilidade social de grupos minoritários e geração de empregos. 

  • Falta de oportunidade no mercado de trabalho ou necessidade de aumentar a renda

Em alguns casos, empreender pode ser a única alternativa. Em uma situação de crise macroeconômica, como a que vivemos no mundo em 2008, muita gente perdeu o emprego e decidiu abrir um negócio próprio para conseguir se sustentar. Para outras pessoas, empreender também pode ser uma maneira de aumentar a renda. 

  • Alcançar a satisfação pessoal de ter o próprio negócio e ser seu próprio chefe

Existe também aquela ideia quase romantizada que, lá no fundo, todo mundo tem: de deixar de ser empregado, não ter chefe, tomar as próprias decisões. Ou seja, ser dono da empresa e do seu próprio destino. Não ter que dar satisfações a ninguém!


Porém, é bom avisar que a realidade de um empreendedor não é tão cor-de-rosa assim. Há muita responsabilidade, muito trabalho e muita pressão. E nem sempre há a garantia de ganhos no final do mês.

  • Realizar o sonho de ganhar a vida trabalhando com o que desperta a sua paixão

E se você pudesse transformar o seu hobby em negócio? Muita gente conseguiu fazer desse sonho uma realidade. E essa é uma das principais motivações para as pessoas desejarem empreender. 


Por muito tempo, o trabalho foi somente um meio de garantir o sustento e muitas pessoas escolhiam suas profissões baseadas exclusivamente no retorno financeiro que elas lhe dariam. Hoje, as pessoas querem se sentir realizadas e desejam aliar o trabalho ao que gostam, às suas paixões. Nesse sentido, empreender pode ser um caminho para isso.

  • Construir riqueza

Há muitos casos de sucesso no empreendedorismo e há uma ilusão de que essa é a melhor forma para enriquecer de forma rápida e acumular riqueza. Por isso, muitos podem ser movidos pela ambição e se sentirem atraídos pela ideia de uma vida de luxo e independência financeira, mas não estão cientes que a jornada empreendedora pode ser, na verdade, bastante tortuosa e cheia de obstáculos. 

  • Seguir tradição familiar

Por último, outra razão para empreender é a de seguir uma tradição familiar. Existem negócios de famílias empreendedoras e para os sucessores dar continuidade pode ser um motivo para optar por esse caminho.


Por mais que eu tenha citado as principais razões neste texto, acredito que haja ainda mais diversas motivações para empreender. O empreendedorismo está no DNA do brasileiro, que tem uma capacidade criativa sem igual, além de uma dose extra de resiliência e a habilidade de se readaptar a qualquer situação, por mais difícil que ela seja. E você? Por que deseja empreender ou continuar empreendendo?


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





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A estratégia de escolher o que não fazer: como definir a lista de prioridades no trabalho



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quarta-feira, 11 de março de 2015

O Arquétipo do animal de poder Tigre


O animal de poder faz parte da cultura xamânica e mostra que os animais têm muito a nos ensinar. Continue a leitura e saiba mais sobre o arquétipo do tigre.

O Arquétipo do animal de poder Tigre

Uma qualidade que todo o empreendedor deve preservar é a capacidade de observar e aprender. Uma estratégia para isso é se conectar a um animal de poder.

Mas o que é o animal de poder?

O animal de poder tem sua origem no xamanismo, um conjunto de crenças antigas que busca em elementos da natureza a conexão com o espiritual e divino.

Nesta filosofia, cada pessoa possui três totens de poder: Planta, Pedra e Animal. Eles servem como guias para o autoconhecimento e auxiliares nos desafios de vida.

Cada pessoa possui um animal de poder, um arquétipo espiritual da sua personalidade.

Antigamente, as pessoas se inspiravam neles para aprender a caçar, nadar e sobreviver nas florestas. Hoje eles são utilizados como referência para enfrentar os problemas das cidades e para o autoconhecimento.

A descoberta do seu animal de poder é uma etapa importante no xamanismo e só é possível com a ajuda de um mestre xamã. Pois, nem sempre o espírito animal é representado por um bicho que você gosta ou acredita ser parecido com você.

A simbologia dos animais de poder

Segundo esta crença cada animal tem qualidades, mensagens e ensinamentos específicos para passar aos seres humanos.

Para ficar fácil de entender, segue um exemplo:

Arquétipo do Tigre

O tigre (nome científico: Panthera tigris), está entre os maiores felinos do mundo, chegando a medir mais de 3 a 5 metros de comprimento e pesar 300 quilos. Ele só perde para o ligre, cruzamento entre leão e tigre.

Além do tamanho ele é reconhecido principalmente pela cor alaranjada e as suas listras, que auxiliam na camuflagem e na identificação, pois nenhum tigre tem um padrão igual ao outro.

É um animal de poder cultuado especialmente no continente asiático, onde surgiu a espécie. Lá ele é sempre representado como símbolo de força e preparação.

Na China, por exemplo, acredita-se que as marcas na testa dos tigres formam um símbolo conhecido como “wang”, que significa rei.

Por isso, ele foi escolhido para representar o crescimento e industrialização da Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura, os chamados Tigres Asiáticos.

Mas, o que os tigres têm para nos ensinar?

Um dos pontos fortes deste animal de poder é o planejamento, embora sejam animais grandes, conseguem chegar próximo às presas sem serem notados.

Mas se algo dá errado e a caça percebe que está sendo observada eles interrompem a perseguição e esperam um momento oportuno.

Então, uma das primeiras lições deste seres é: planejar e saber o momento certo da ação.

Também os tigres preferem caçar bichos maiores de 30 a 900 quilos. Para isso eles criam armadilhas elaboradas, mostrando que ele sabe agir com inteligência.

Para quem está abrindo um negócio ou deseja lançar um novo produto essas características são essenciais.

Afinal, você precisa analisar o mercado, montar um plano, definir metas, saber os custos, escolher os sócios, enfim, precisa estar preparado para agir na hora certa.

Mas os tigres também mostram a importância de estar alerta às oportunidades que surgem no seu caminho.

Aliás, esta é uma das qualidades mais relevantes deste animal de poder dentro do xamanismo: foco no presente.

Um atributo valoroso para viver no mundo dos negócios, pois surgem oportunidades todos os dias, mas é preciso estar atento ao mercado para percebê-las.

Mais um destaque dos tigres é a sua visão, ao contrário dos gatos domésticos as suas pupilas são redondas, o que diminui a sua visão noturna.

Contudo, ainda é 6 vezes melhor que a de um ser humano, assim, ele consegue enxergar de longe as presas e também os inimigos.

Estas habilidades são fundamentais para um gestor, pois ele deve prestar atenção aos acontecimentos ao seu redor, principalmente com relação a sua equipe, interferindo quando necessário, elogiando o bom desempenho e comemorando as vitórias.

Outra característica deste animal de poder é a determinação e persistência. Quando vão atrás de uma presa, eles não desistem até alcançá-la.

Um tigre adulto consegue atingir a velocidade de 49 a 65 km/h em distâncias curtas. E no momento que estão em uma caçada se mantêm totalmente focados no seu objetivo.

Esta característica é fundamental para um empreendedor ter sucesso na sua jornada, pois as dificuldades sempre aparecem e se você não seguir firme no seu propósito, elas podem te fazer desistir.

Ainda, outros atributos dos tigres são a liderança e a nobreza.

Quando estão em bando, diferente dos leões, as fêmeas e os filhotes são os que comem primeiro. Também as brigas por alimento são raras, na maioria das vezes cada um espera a sua vez.

Outra curiosidade é que os tigres têm a capacidade de paralisar as suas presas.

Junto com o seu rugido eles emitem infrassons inaudíveis para os seres humanos, mas que causa sensação de medo e ansiedade, paralisando a sua presa por poucos segundos, permitindo um ataque certeiro.

Esta é só uma pequena demonstração da força deste animal de poder.

Contudo, além das vantagens este animal de poder também tem certos “efeitos colaterais”.

Por exemplo: o foco e determinação caso não sejam bem dosados podem levar ao estresse e irritabilidade.  Pois, mesmo planejando com cautela, nem sempre as coisas acontecem da forma como gostaríamos.

Também o excesso de confiança e poder podem causar agressividade com as pessoas ao seu redor.

Então, é muito importante manter o equilíbrio.

Ensinamentos de outros animais de poder

Além dos tigres, podemos aprender observando o comportamento de outros animais, seguem 5 exemplos.

Abelhas: elas são ótimas referências quando se fala em trabalho árduo e harmonia, mas podem ficar presas a processos e não perceberem os acontecimentos ao seu redor.

Águias: ensinam que é preciso coragem para voar mais alto e força para alcançar os seus objetivos.

Borboletas: mostram como as transformações são fundamentais para o crescimento, por isso, é importante estar aberto ao novo.

Cavalos: um dos animais mais importantes do xamanismo, porque ele representa a ponte para o mundo espiritual. É um exemplo de força e bravura para superar os obstáculos.

Formigas: as formigas são um exemplo de estratégia, paciência e poupança, pois armazenam suprimentos para os momentos difíceis.


E você? Acredita que os animais têm algo a nos ensinar?

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



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Sobre Virtudes e Empreendedores

          


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Comentários sobre as 10 Características Comportamentais do Empreendedor - CCEs

O psicólogo americano David C. McClelland foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.

O programa Empretec trabalha os 3 conjuntos de:  Realização, Planejamento e Poder, na qual agrupam as 10 características do comportamento empreendedor.



CONJUNTO DE REALIZAÇÃO

CCE 1 – Busca de oportunidades e iniciativa

  • Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias;
  • Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
  • Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, local de trabalho ou assistência.
Capacidade de antever-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras. Esta é a característica de coragem do empreendedor de sucesso. Coragem de encarar o desconhecido, pois agir antes de ser forçado por circunstâncias. Ser empreendedor é ter visão, e criar alternativas emergenciais para solucionar possíveis problemas no futuro.

CCE 2 – Correr riscos calculados

  • Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;
  • Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;
  • Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
Expor-se somente a situações no risco de exposição na medida certa, avaliar alternativas, calcular os riscos e agir para controlar resultados e redução dos mesmos. Disposição de assumir desafios e responder pessoalmente por eles. Ser capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder, evitando agir de forma impensada. É a característica que faz com que o empreendedor avalie as alternativas antes da ação.
Se possível, o empreendedor deve focar em desenvolver negócios com baixo investimento e ampliá-lo em escala orgânica, e, jamais colocar em risco um alto aporte de capital ou patrimônio, isto é inato e princípio básico do investidor.

CCE 3 – Exigência de qualidade e eficiência

  • Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato;
  • Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência;
  • Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
Fazer as coisas qualitativas, mais rápido e mais barato, exceder os padrões de excelência e assegurar que o trabalho seja concluído a tempo e na qualidade combinada ou mais. Esta característica é a paixão do empreendedor exitoso. Sempre buscar uma forma de melhorar o que tem que ser feito, diminuir o tempo, reduzir os custos. Estar sempre insatisfeito com o que foi feito. A insatisfação é a energia da mudança. É uma característica de processo contínuo.

CCE 4 – Persistência

  • Age diante de um obstáculo significativo;
  • Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
  • Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
Agir diante de barreiras "intransponíveis", mudar a estratégia para enfrentar desafios, assumir responsabilidade para atingir as metas. Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações. Esta característica é o combustível do sucesso, buscar formas diferentes de alcançar os objetivos, incansavelmente querer algo satisfatório e continuar a jornada quando muitos preferem desistir.

CCE 5 – Comprometimento

  • Assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;
  • Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;
  • Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
Fazer sacrifício pessoal ou despender esforço extraordinário para completar uma tarefa; colaborar-se com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho quando necessário for; esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo. Sempre fazer o que diz, cumprir os compromissos, ser fiel a tudo o que foi combinado. Não podemos esquecer que cada minuto de atraso torna os outros muito mais exigentes. Com esta característica nós vamos decidir se vamos ganhar ou perder no mercado mundial. Comprometimento é o valor humano do empreendedor.

CONJUNTO DE PLANEJAMENTO

CCE 6 – Busca de informações

  • Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes;
  • Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
  • Consulta especialistas para obter assistência técnica ou comercial.
Dedicar-se a obter informações necessárias ao negócio, investigar como fazer o produto ou serviço, consultar especialistas. Buscar obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Para se ter sucesso é necessário ser pessoa curiosa, perguntar tudo a todos: clientes, concorrentes, fornecedores, e inovações. Estar sempre interagindo com o mercado. Busca de informações é a pedra angular, é a base de toda atividade exitosa.

CCE 7 – Estabelecimento de metas

  • Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal;
  • Tem visão de longo prazo, clara e específica;
  • Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.
Estabelecer metas com propósito forte e representam desafios e com grande significação; definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis e estritamente analisadas. Registrar tudo o que deve ser feito, listar sobre tudo e por escrito. Sempre saber para onde ir, nunca andar a esmo. Estabelecer Metas é o motor do empreendedor, e, é a característica mais importante.

CCE 8 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos

  • Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos;
  • Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;
  • Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.
Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos, revisar os planos frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões; considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais. O planejamento é o mapa do empreendedor, é a bússola valiosa, contudo, difícil de ser executado por ser uma função conservadora, que exige pensamento e concentração, e o empreendedor gosta de fazer, de realizar, de estar na linha de frente. Agora, é sabido que os melhores resultados sempre ficam ao lado daqueles que planejam.

CONJUNTO DE PODER

CCE 9 – Persuasão e rede contatos

  • Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
  • Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
  • Age para desenvolver e manter relações comerciais.
Utilizar estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir os objetivos e atuar para desenvolver e manter relações comerciais. O empreendedor de sucesso está sempre em contato com pessoas e as mantém com vínculos na rede humana. Tem a capacidade de identificar em outras pessoas pontos para multiplicar sua base, para agir a fim de desenvolver networking genuíno e duradouro.

CCE 10 – Independência e auto confiança

  • Busca autonomia em relação a normas e controles de outros;
  • Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
  • Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
Buscar autonomia em relação a normas, processos sistêmicos e procedimentos; manter os pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Esta é a consequência de todas as outras características, não a fonte. O empreendedor é otimista, quando as coisas não dão certo, manter a confiança, ir sempre em frente por acreditar na própria capacidade de realizar aquilo a que se propõem.
“O desenvolvimento de um negócio requer habilidades muito além de competências gerenciais e de conhecimento técnico. O sucesso depende fortemente de atitude como indivíduo e ser líder de si mesmo.”
Estas características comportamentais são parte integrante do seminário empretec patenteado pela ONU - Organização das Nações Unidas, ministrado no Brasil pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e pode-se dizer que todo empreendedor inexperiente ou não, inclusive com extensão para pessoas que pretendem iniciar um negócio próprio, devem participar de tal aprendizado, pela vivência prática e a simplicidade dinâmica de cada etapa do processo, recomendo como impreterível e necessário, procure uma agência Sebrae mais próxima ou ligue no 0800 que eles irão informar o procedimento para ingressar, é simples!
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       
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