domingo, 10 de agosto de 2014

Empreendedor: Saiba como detectar e lidar com Burnout antes que seja tarde demais


Você sente um cansaço físico e mental excessivo? Tem dor de cabeça frequentemente? Está com insônia e dificuldade de concentração? Saiba que esses são sintomas comuns da Síndrome de Burnout. Segundo o Ministério da Saúde: “A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.” Ou seja, a principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. E quando se trata do mundo dos negócios, os empreendedores são alvos fáceis do Burnout.  Se você está sofrendo com algum desses sintomas, fiz este artigo para você saber como detectar e lidar com Burnout antes que seja tarde demais.


O que é a síndrome de Burnout? 


Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. 


Burnout é uma forma de exaustão causada por se sentir constantemente sobrecarregado. É resultado de estresse emocional, físico e mental excessivo e prolongado.


O esgotamento acontece quando você está sobrecarregado, emocionalmente esgotado e incapaz de atender às demandas incessantes do dia a dia.


Mas o que significa esgotamento?


O estresse normal pode ser saudável e contribuir de forma positiva para a nossa produtividade. Mas quando você não consegue se recuperar após um período de descanso, esse esgotamento pode se tornar crônico.


Com o tempo, esse estresse contínuo pode afetar a nossa saúde física e mental. 


Segundo a psicóloga Maria da Conceição Uvaldo, do Instituto de Psicologia da USP, em entrevista à Folha: “A pessoa afetada apresenta sintomas físicos e psicológicos, como dores na cabeça e na coluna, problemas intestinais, insônia, desânimo, irritação e falta de memória”.


E conforme a situação progride, os sintomas podem levar ao Burnout. 


A Síndrome está muito associada ao trabalho. 


Uma pesquisa de 2018 da Harvard Business Review com 326 empreendedores americanos —96% deles em companhias com menos de 250 funcionários — mostrou que 25% dos empresários têm ao menos um início de burnout.


Por isso, é importante estar atento aos primeiros sinais que aparecem e fazer algo a respeito antes que algo mais problemático apareça.


Todos nós sentimos estresse. Todos nós ficamos nervosos. Todos nós sentimos ansiedade ou medo às vezes. 


Então, como saber quando isso é apenas parte do trabalho e quando é um sinal precoce de Burnout?


Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas que podem indicar Burnout são:


  • Cansaço excessivo, físico e mental;

  • Dor de cabeça frequente;

  • Alterações no apetite;

  • Insônia;

  • Dificuldades de concentração;

  • Sentimentos de fracasso e insegurança;

  • Negatividade constante;

  • Sentimentos de derrota e desesperança;

  • Sentimentos de incompetência;

  • Alterações repentinas de humor;

  • Isolamento;

  • Fadiga;

  • Pressão alta;

  • Dores musculares;

  • Problemas gastrointestinais;

  • Alteração nos batimentos cardíacos.

Geralmente, os sintomas aparecem de forma leve. Mas com o passar do tempo, eles se tornam mais intensos e frequentes.


Nesse caso, é fundamental buscar apoio profissional para tratar os sintomas e evitar que a síndrome se agrave.


O diagnóstico é feito pelo psicólogo e psiquiatra que indicarão a melhor forma de tratamento, conforme cada caso.


Como tratar?


O tratamento para a síndrome de Burnout é feito com psicoterapia e, se for o caso, medicamentos.


Além disso, é necessário ações complementares ao tratamento como a prática de exercícios físicos regularmente, alimentação balanceada e exercícios de relaxamento para aliviar o estresse diário.


Mais do que o acompanhamento de um profissional da saúde mental e uma mudança de hábitos, caso haja um ambiente propício para isso, você pode compartilhar com os seus familiares e colegas de trabalho como está se sentido. 


Ter o apoio de quem a gente gosta é muito importante para atravessarmos esse momento desafiador.


Como evitar?


Até aqui, falamos sobre os principais sintomas da síndrome de Burnout e como tratá-la. 


Mas como podemos evitá-la?


O primeiro passo para evitar o esgotamento devido ao trabalho excessivo é promover uma mudança de mentalidade.


Hoje em dia, existe uma cultura de que somos definidos pela nossa profissão e de que o sucesso na nossa carreira está totalmente atrelado ao sucesso como ser humano. Somos medidos pela nossa produtividade e resultados que obtemos.


Mas isso não é verdade.


O verdadeiro sucesso reside em nosso estado geral de bem-estar e nunca deve ser feito à custa de nossa saúde física e mental.


Por isso, a melhor coisa que você pode fazer se quiser evitar o Burnout é definir estratégias para diminuir o estresse no seu dia a dia.


Inclua na sua rotina hábitos saudáveis: exercícios físicos, alimentação saudável, contato com amigos e familiares, sono regular e de qualidade. 


Por fim, mantenha uma atitude resiliente perante as dificuldades do cotidiano. Não permita que pequenos contratempos afetem o seu estado mental. 


Nem sempre é simples evitar que você se esgote. O importante é saber identificar aquilo que está lhe causando um incômodo maior. 


Por exemplo, o seu esgotamento pode estar vindo de uma atitude centralizadora no seu negócio; neste caso, confiar e delegar aliviaria você da carga de trabalho em excesso.


É muito importante para a sua saúde e a do seu negócio evitar o esgotamento.


Nossa sociedade ainda é bastante ignorante em relação à saúde mental e segue valorizando o excesso de trabalho. 


A maioria das pessoas que nos cercam não entendem que você não está mais dando conta de tudo. E é nesse momento que você precisa ser sincero consigo mesmo e encarar a realidade.


É uma questão de amor próprio. Mais dia ou menos dia o corpo vai acabar cobrando o seu preço se você continuar nesse looping infinito de estresse. 


Se você se identificou com o conteúdo deste artigo não hesite em procurar ajuda de profissionais qualificados da saúde mental.


Esteja disposto e pró ativo para efetuar as mudanças necessárias, e você terá uma boa chance de reverter os efeitos do esgotamento empresarial em sua carreira.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

6 dicas para conquistar e manter a autoconfiança ao empreender


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

terça-feira, 8 de julho de 2014

Método FCA: encontre a raiz do problema e o solucione!


Mesmo quando as coisas dão errado, é preciso ter uma estratégia. Neste texto você aprenderá sobre o Método FCA, uma tática para lidar com imprevistos.

Método FCA: encontre a raiz do problema e o solucione!

Mesmo quando planejamos com todo o cuidado, nem sempre as coisas saem como o esperado, nestas horas você pode contar com o Método FCA.

Mas, o que é o Método FCA?

O Método FCA é a sigla para FATO/CAUSA/AÇÃO. Esta estratégia é usada para remediar ou resolver problemas que surgem e estão fora do plano estratégico.

Por exemplo: 3 colaboradores de uma padaria pediram demissão em um mês.

É lógico que estes desligamentos não estavam nos planos da empresa e prejudicam a produção, o atendimento e o clima organizacional.

Por isso, você precisa de uma solução simples e rápida, como o Método FCA.

Então, segue um passo a passo de como aplicar esta técnica.

Defina o fato

O fato é o problema que surgiu e precisa ser solucionado. Por exemplo: uma empresa que vende marmitas saudáveis congeladas teve uma queda de 15% dos pedidos no começo do ano.

Você também pode subdividir o fato para facilitar a análise, como definir que a queda nos pedidos diminui a partir de janeiro.

Encontre a causa com os 5 porquês

Uma técnica aliada ao Método FCA para encontrar a razão dos problemas é os 5 porquês.

Este processo consiste em fazer 5 perguntas (ou mais) até encontrar a resposta para o problema.

Para ficar mais fácil de entender, vamos seguir com o exemplo da empresa de marmitas:

O fato: a empresa de marmitas saudáveis teve uma queda de 15% dos pedidos em janeiro.

  • A primeira questão é: Por que os pedidos diminuíram em janeiro?

  • Porque alguns clientes habituais não fizeram as solicitações

Como essa resposta não é o suficiente para encontrar a causa, você continua.

  • Por que os clientes habituais não fizeram as solicitações?

  • Porque houve uma mudança no número de contato.

Ainda não é o motivo principal, portanto segue fazendo as perguntas.

  • Por que os clientes habituais não foram informados da mudança de número?

  • Porque ele não foi divulgado para eles.

Já dá para perceber que há uma falha de comunicação, mas ainda não chegamos à raiz do problema.

  • Por que o novo contato não foi divulgado para os clientes habituais?

  • Porque o responsável estava de férias e não foi substituído.

Agora chegamos à causa principal: os pedidos de janeiro da loja de marmitas saudáveis sofreu uma queda de 15% porque o novo contato da empresa foi alterado, mas não foi divulgado para os clientes habituais, pois o responsável estava de férias e não foi substituído.

Neste caso, nem precisamos usar os 5 porquês, mas o mais importante desta técnica é fazer a perguntas até encontrar a raiz do problema.

Elimine ou corrija as causas com ações

O último passo é escolher as ações para resolver o problema.

Seguindo o exemplo da empresa de marmitas seria:

  1. Entrar em contato com os clientes habituais e informar da mudança nos contatos.

  2. Instruir um colaborador substituto para cobrir as férias do responsável pelo marketing.

Embora as ações já estejam fixadas, você precisa traçar um plano para elas serem cumpridas.

Quando usar o Método FCA?

O Método FCA pode ser usado para solucionar qualquer tipo de problema que exista na empresa.

Mas para você saber quando algo não está certo é fundamental ter um sistema de controle e métricas para o seu negócio.

Afinal, se você não tem um controle do número de pedidos, como vai saber se eles diminuíram?

Por isso, seguem 3 métricas que você deve ficar de olho:

ROI

O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma das principais métricas para saber se a empresa está tendo lucro ou não.

A conta é muito simples:

ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento.

Segue um exemplo prático:

Uma empresa investiu R$5.000 na compra de um novo ar condicionado para a loja, depois de um mês, o faturamento foi 10.000.

Colocando na fórmula seria:

ROI = (10.000 – 5.000) / 5.000

ROI = 1

Em porcentagens seria:

ROI (%) = 1 x 100 = 100%

Ou seja, em um mês o novo ar condicionado aumentou o faturamento em 100%.

Mas para que esta compra fique certa, deve se prestar atenção em:

  • Todos os custos do investimento devem entrar na conta, seguindo o exemplo além do ar condicionado, também se calcula a instalação.

  • Contabilizar só a receita que veio devido ao investimento. No exemplo da loja, só a diferença de faturamento do mês anterior à compra do ar condicionado faz parte do valor arrecadado.

NPS

O NPS (Net Promoter Score) ou Índice de Satisfação do Cliente, mostra o nível de contentamento dos consumidores com os produtos e serviços, e quais são as chances deles recomendarem a empresa.

A maneira mais comum de medir é através da pergunta: em uma escala de 0 a 10 quanto você indicaria a nossa empresa/produto/serviço?

  • 10 e 9 são os promotores, clientes que estão extremamente satisfeitos e recomendam a empresa.

  • 8 e 7 são os neutros, clientes satisfeitos que não falam nem bem, nem mal da empresa.

  • 6 a 0 são os detratores, clientes insatisfeitos que fazem propaganda negativa sobre a empresa.

Para calcular, a fórmula é:

NPS = % clientes promotores – % clientes detratores 

Exemplo:

Em uma pesquisa de satisfação feita com 100 clientes: 35 eram promotores; 45 neutros e 20 detratores.

NPS = 35% – 20%

NPS = 15%

Para entender se o resultado é positivo ou negativo e utilizar o Método FCA de forma adequada, acompanhe esta classificação:

  • Zona crítica: -100 e -1

  • Zona de aperfeiçoamento: 0 e 49

  • Zona de qualidade: 50 e 74

  • Zona de excelência: 75 e 100 

CAC

O CAC é o Custo de Aquisição por Cliente, que está diretamente relacionado ao setor de marketing e vendas de um negócio.

Essa métrica calcula quanto investimento é necessário para conseguir um novo cliente. 

A forma de medir é:

CAC = investimento em marketing + investimento em vendas / número de novos clientes.

Exemplo:

Uma empresa contratou mais 1 funcionário de vendas e criou uma campanha para as redes sociais. O total deste novo investimento foi de R$10.000. Durante um mês a empresa conseguiu 20 novos clientes. Então:

CAC = 10.000 / 20

CAC = 500

Ou seja, o Custo de Aquisição por Cliente é R$500,00.


Quando uma destas métricas estiver fora da variação estipulada é hora de aplicar o Método FCA.

Mas, vale destacar que você deve definir as métricas conforme o seu negócio.

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como usar a Janela de Johari na comunicação


Conheça a Janela de Johari, uma ferramenta que pode ajudar na comunicação com a sua equipe. Continue a leitura e descubra como.

Como usar a Janela de Johari para melhorar as relações interpessoais

Um dos grandes desafios para os gestores é compreender as pessoas, em especial os membros da sua equipe. Afinal ele precisa saber a hora certa de incentivar e dar um dar aquele "presta atenção" e a Janela de Johari pode ajudar.

O que é a Janela de Johari?

A Janela de Johari é uma ferramenta usada para aumentar o autoconhecimento e descobrir como as pessoas ao nosso redor nos enxergam.

Ela parte do princípio básico que a percepção que temos sobre nós mesmos está vinculada aos feedbacks obtidos nas relações interpessoais.

Este modelo foi criado pelos psicólogos Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955. Por isso, o nome “Johari” (a junção dos dois nomes). Já o nome “Janela” é porque a imagem formada pela ferramenta lembra uma janela.

Como funciona uma Janela de Johari?

A Janela de Johari é construída seguindo a lógica que todas as relações interpessoais são compostas por elementos conhecidos e desconhecidos, na ferramenta eles são divididos em 4 espaços.

Cada área recebe um nome (aberta, cega, oculta e desconhecida) e é separada conforme o seu nível de autoconhecimento e o que as pessoas conhecem sobre você.

Conforme exemplo abaixo:

 

Área aberta

Também denominada de 'eu aberto', nesta parte da Janela de Johari é onde as interações sociais estão mais transparentes. Nela estão as características que reconhecemos e também que os outros enxergam.

Por exemplo: você se considera uma pessoa engraçada e as pessoas também pensam isso, pois, riem das suas piadas e comentam como é agradável ter você por perto.

Na área aberta às relações são sem bloqueios, as alegrias e problemas são compartilhados. Quem tem esta zona como dominante, possui facilidade para receber feedbacks e interagir com os demais.

Área cega

Chamado também de eu cego, nesta área estão os traços da sua personalidade notados pelos outros, mas, que você mesmo não reconhece, ou seja, você é cego a eles.

Como quando alguém fala que você trabalha demais, mas você nem percebe que passou mais de 12 horas em frente ao computador.

Muitas vezes estes traços são identificados através da linguagem não verbal. Por exemplo: é fácil perceber quando alguém está estressado sem que a pessoa diga nada.

Indivíduos que têm uma área cega maior têm dificuldade de receber críticas e precisam desenvolver melhor o autoconhecimento.

Área oculta

A área oculta ou eu oculto é onde estão as características que reconhecemos em nós mesmos, mas preferimos esconder dos outros.

Normalmente nesta área se encontram “defeitos” como ganância, timidez, falta de habilidade e ciúmes. Tentamos ocultar estes traços, pois acreditamos que seremos julgados negativamente se revelarmos. 

Então, a pessoa cria uma fachada que representa o seu eu ideal, o que prejudica a comunicação com os demais porque ela se torna distante e não conversa muito, para que a imagem não seja desfeita.

Quem é dominado pela área oculta tem dificuldade de dar e receber feedbacks.

Área desconhecida

Na área desconhecida ou eu desconhecido estão as características inexploradas da Janela de Johari, as que nem você e nem os demais identificam.

Ela existe no modelo para representar as habilidades que você pode descobrir. Por exemplo: você nunca se reconheceu como líder, mas ao adquirir um cargo de chefia percebe que leva jeito.

Para identificar estes aspectos é importante fazer um exercício de autoconhecimento e explorar as possibilidades.

Como um gestor pode usar esta ferramenta?

A função de um gestor é saber lidar com pessoas, influenciar e aprender com elas. Mas para isso acontecer é fundamental que as relações sejam abertas e francas.

Neste ponto a Janela de Johari pode ajudar, pois, mostra se a forma com que o gestor se comunica é clara para a equipe.

Então, segue um passo a passo para você aplicá-la com o seu time:

1.   Faça uma autoavaliação

Primeiro, faça uma lista com as suas qualidades e os seus defeitos, é muito importante que você seja honesto nesta etapa.

2.   Peça para os seus colegas fazerem

Após a sua análise, entregue uma cópia para os membros da sua equipe, peça para eles informarem quais concordam e se pensarem que falta alguma característica, acrescentarem.

Para que as pessoas não tenham medo de expressar a sua opinião, informe que a pesquisa será anônima.

Outra opção é fazer um questionário online, o que também facilitará a análise dos resultados.

3.   Faça a comparação dos resultados

Com todas as respostas em mãos, agora é o momento de comparar as informações e incluí-las na Janela de Johari:

  • As características que você e o grupo identificaram são colocadas na área aberta.

  • Os traços que o grupo apontou e você não reconheceu vão para a área cega.

  • As que você colocou, mas o grupo não considerou são inseridas na área oculta.

  • Apenas a área desconhecida deve ficar em branco.

4.   Analise os resultados

Se as suas respostas ficaram concentradas na área aberta, significa que a comunicação é clara e sincera com a sua equipe. Também demonstra que as pessoas se sentem confortáveis em trabalhar com você.

Porém,  se a maioria das características está na área cega, mostra falta de autoconhecimento por parte do gestor. Pois, a equipe sabe mais sobre a sua capacidade de liderança do que ele próprio.

Quando os traços ficam centralizados na área oculta indica que a comunicação é restrita e artificial. A razão provável para isso é a insegurança do gestor, que prefere não se expor para não receber um feedback negativo.

5.   O que considerar ao aplicar a ferramenta

Embora seja muito positiva, vale lembrar que Janela de Johari é um indicativo de como são as interações e não algo definitivo, afinal vários elementos podem impactar no resultado.

Por exemplo: recentemente o gestor precisou demitir uma pessoa querida pela equipe, este fato isolado pode influenciar na análise.

Logo, caso perceba que o teste está muito fora do esperado, vale a pena refazê-lo no futuro.

Outra tática é fazer separadamente com cada um do grupo, para que as suas respostas não sejam influenciadas pelos demais.

 

É uma ferramenta da psicologia, mas usada na administração, inclusive amplamente usada pelos empreendedores comportamentalistas, é simples, experimente!

Gostou da Janela de Johari? O bom deste modelo é que não fica restrito só aos gestores, você pode usar com clientes ou até na sua vida pessoal.

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



Conheça também:

Como fazer uma Matriz de Eisenhower em 5 passos

            


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.