terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Comentários sobre as 10 Características Comportamentais do Empreendedor - CCEs

O psicólogo americano David C. McClelland foi o autor que deu início a estudos específicos sobre as ciências do comportamento empreendedor. Relaciona o conceito de empreendedorismo à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle.

O programa Empretec trabalha os 3 conjuntos de:  Realização, Planejamento e Poder, na qual agrupam as 10 características do comportamento empreendedor.



CONJUNTO DE REALIZAÇÃO

CCE 1 – Busca de oportunidades e iniciativa

  • Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias;
  • Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
  • Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, local de trabalho ou assistência.
Capacidade de antever-se aos fatos e criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras. Esta é a característica de coragem do empreendedor de sucesso. Coragem de encarar o desconhecido, pois agir antes de ser forçado por circunstâncias. Ser empreendedor é ter visão, e criar alternativas emergenciais para solucionar possíveis problemas no futuro.

CCE 2 – Correr riscos calculados

  • Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;
  • Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;
  • Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.
Expor-se somente a situações no risco de exposição na medida certa, avaliar alternativas, calcular os riscos e agir para controlar resultados e redução dos mesmos. Disposição de assumir desafios e responder pessoalmente por eles. Ser capaz de enfrentar desafios sem colocar tudo a perder, evitando agir de forma impensada. É a característica que faz com que o empreendedor avalie as alternativas antes da ação.
Se possível, o empreendedor deve focar em desenvolver negócios com baixo investimento e ampliá-lo em escala orgânica, e, jamais colocar em risco um alto aporte de capital ou patrimônio, isto é inato e princípio básico do investidor.

CCE 3 – Exigência de qualidade e eficiência

  • Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato;
  • Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência;
  • Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.
Fazer as coisas qualitativas, mais rápido e mais barato, exceder os padrões de excelência e assegurar que o trabalho seja concluído a tempo e na qualidade combinada ou mais. Esta característica é a paixão do empreendedor exitoso. Sempre buscar uma forma de melhorar o que tem que ser feito, diminuir o tempo, reduzir os custos. Estar sempre insatisfeito com o que foi feito. A insatisfação é a energia da mudança. É uma característica de processo contínuo.

CCE 4 – Persistência

  • Age diante de um obstáculo significativo;
  • Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
  • Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa.
Agir diante de barreiras "intransponíveis", mudar a estratégia para enfrentar desafios, assumir responsabilidade para atingir as metas. Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando o sucesso a todo custo, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações. Esta característica é o combustível do sucesso, buscar formas diferentes de alcançar os objetivos, incansavelmente querer algo satisfatório e continuar a jornada quando muitos preferem desistir.

CCE 5 – Comprometimento

  • Assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;
  • Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;
  • Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.
Fazer sacrifício pessoal ou despender esforço extraordinário para completar uma tarefa; colaborar-se com os subordinados e até mesmo assumir o lugar deles para terminar um trabalho quando necessário for; esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo. Sempre fazer o que diz, cumprir os compromissos, ser fiel a tudo o que foi combinado. Não podemos esquecer que cada minuto de atraso torna os outros muito mais exigentes. Com esta característica nós vamos decidir se vamos ganhar ou perder no mercado mundial. Comprometimento é o valor humano do empreendedor.

CONJUNTO DE PLANEJAMENTO

CCE 6 – Busca de informações

  • Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes;
  • Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
  • Consulta especialistas para obter assistência técnica ou comercial.
Dedicar-se a obter informações necessárias ao negócio, investigar como fazer o produto ou serviço, consultar especialistas. Buscar obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial. Para se ter sucesso é necessário ser pessoa curiosa, perguntar tudo a todos: clientes, concorrentes, fornecedores, e inovações. Estar sempre interagindo com o mercado. Busca de informações é a pedra angular, é a base de toda atividade exitosa.

CCE 7 – Estabelecimento de metas

  • Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal;
  • Tem visão de longo prazo, clara e específica;
  • Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis.
Estabelecer metas com propósito forte e representam desafios e com grande significação; definir com clareza e objetividade as metas de longo prazo; estabelecer metas de curto prazo mensuráveis e estritamente analisadas. Registrar tudo o que deve ser feito, listar sobre tudo e por escrito. Sempre saber para onde ir, nunca andar a esmo. Estabelecer Metas é o motor do empreendedor, e, é a característica mais importante.

CCE 8 – Monitoramento e planejamentos sistemáticos

  • Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos;
  • Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais;
  • Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.
Planejar dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos, revisar os planos frente aos resultados obtidos, usar registros financeiros para tomada de decisões; considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais. O planejamento é o mapa do empreendedor, é a bússola valiosa, contudo, difícil de ser executado por ser uma função conservadora, que exige pensamento e concentração, e o empreendedor gosta de fazer, de realizar, de estar na linha de frente. Agora, é sabido que os melhores resultados sempre ficam ao lado daqueles que planejam.

CONJUNTO DE PODER

CCE 9 – Persuasão e rede contatos

  • Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
  • Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
  • Age para desenvolver e manter relações comerciais.
Utilizar estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas-chave como agentes para atingir os objetivos e atuar para desenvolver e manter relações comerciais. O empreendedor de sucesso está sempre em contato com pessoas e as mantém com vínculos na rede humana. Tem a capacidade de identificar em outras pessoas pontos para multiplicar sua base, para agir a fim de desenvolver networking genuíno e duradouro.

CCE 10 – Independência e auto confiança

  • Busca autonomia em relação a normas e controles de outros;
  • Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
  • Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.
Buscar autonomia em relação a normas, processos sistêmicos e procedimentos; manter os pontos de vista mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar desafios. Esta é a consequência de todas as outras características, não a fonte. O empreendedor é otimista, quando as coisas não dão certo, manter a confiança, ir sempre em frente por acreditar na própria capacidade de realizar aquilo a que se propõem.
“O desenvolvimento de um negócio requer habilidades muito além de competências gerenciais e de conhecimento técnico. O sucesso depende fortemente de atitude como indivíduo e ser líder de si mesmo.”
Estas características comportamentais são parte integrante do seminário empretec patenteado pela ONU - Organização das Nações Unidas, ministrado no Brasil pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e pode-se dizer que todo empreendedor inexperiente ou não, inclusive com extensão para pessoas que pretendem iniciar um negócio próprio, devem participar de tal aprendizado, pela vivência prática e a simplicidade dinâmica de cada etapa do processo, recomendo como impreterível e necessário, procure uma agência Sebrae mais próxima ou ligue no 0800 que eles irão informar o procedimento para ingressar, é simples!
Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       
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segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Você se torna competitivo quando é especialista no que faz, e isso o diferencia da concorrência

Seja um empreendedor especialista e destaque-se da concorrência

Empreendedor: especialista ou generalista?


Essa é uma pergunta muito comum quando pensamos em começar um novo empreendimento.


Muitas vezes, seja por falta de confiança, ou medo de não ter público consumidor o suficiente, as pessoas começam seus empreendimentos fazendo de tudo um pouco dentro da sua área de atuação.


Entretanto, a não ser que você seja uma loja gigante de departamento com milhares de itens à disposição, provavelmente você será só mais um num oceano de negócios.


Por isso, se você quer aumentar a sua competitividade e gerar mais valor para o seu cliente final, é preciso ser um empreendedor especialista. 


Acompanhe esse artigo e descubra porque você deve começar a se especializar agora!


O que é um empreendedor especialista  


Sabe aquela empresa que “vende de tudo”? 


Pois é, o empreendedor especialista está bem longe disso.


Ele é aquele que tem um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio, seja produto ou serviço.


E o que é nicho de mercado?


É uma segmentação muito específica de mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo com demandas específicas dentro de uma área pouco explorada.


Por exemplo, no começo do seu planejamento de negócios você definiu que a área de atuação da sua empresa seria moda e o segmento de moda feminina, mas essa é uma área de atuação bastante grande, certo?


Então, você pode (e deve) especificar ainda mais escolhendo o nicho mais direcionado e específico.


Digamos que você identificou que dentro desse mercado há uma procura grande por roupas íntimas.


E, dentro desse segmento, há um crescimento expressivo de pessoas em busca de roupas íntimas plus size e que estão com dificuldade de encontrar esse produto no mercado.


Aí está uma oportunidade de nicho de mercado! Atender pessoas com dores específicas que não estão sendo resolvidas por nenhuma empresa.


Um exemplo de uma empresa que identificou um ótimo nicho de mercado é a Airbnb. A empresa revolucionou a forma que viajamos oferecendo aluguel de quartos e casas mais baratos que em hotéis tradicionais.


Entretanto, você não precisa criar um negócio super inovador como o Airbnb para ter sucesso no seu negócio. O segredo para que você consiga escolher o nicho ideal para o seu empreendimento é ter um conhecimento profundo do mercado que você quer atuar.


Existem várias maneiras de você escolher o seu nicho de mercado e ser um empreendedor especializado.


O primeiro passo é descobrir em qual área você quer atuar. É importante escolhermos aquela que tenha conhecimento, afinidade e habilidade, pois assim você, com certeza, se destaca da concorrência. 


Depois de definir a área de atuação, é hora de identificar o problema que a sua empresa vai resolver para seus futuros clientes. Se você já tem certo conhecimento da área, provavelmente você já tem essa resposta. 


Caso não tenha, faça uma pesquisa nas redes sociais e fóruns. Essas plataformas podem ser uma boa fonte para encontrar o seu nicho.


Você deve fazer uma pesquisa de mercado com os potenciais consumidores antes de investir no seu negócio para verificar se existe demanda para a sua ideia.


Além disso, analise a concorrência. O ideal é não ter concorrência nenhuma, mas, como isso é um cenário praticamente impossível, observe se já não tem gente demais oferecendo a solução que você pretende ofertar .


Assim que encontrar o seu nicho de mercado, mãos à obra!


Porém, tenha em mente que ser reconhecido como uma autoridade na sua área de atuação é um processo que leva tempo.


Por isso, não desanime e confie que com um trabalho bem feito esse reconhecimento acontece!


Eu não vou perder clientes fazendo isso?


Esse é um receio muito comum no começo de um negócio. 


A falta de confiança e o medo de não ter público suficiente faz com que o empreendedor no início do seu negócio queira atender o maior número de consumidores possíveis.


Mas será que faz sentido?


Suponha que você está fazendo a reforma da sua casa e precisa de um serviço de pintura externa. 


Nas suas buscas pelo melhor serviço, encontra uma empresa que faz de tudo: pintura, elétrica, hidráulica, telhado.


Encontra também uma empresa que é especializada em pintura externa, isso mesmo, é "externa", não se trata de pintura de chão de fábrica epóxi, pintura em abc geral. 

      

Você daria preferência para a empresa que faz de tudo um pouco, ou para aquela que é especialista no assunto?


Certamente, a maioria de nós prefere contratar um serviço especializado. 


Então, porque na hora de empreender queremos ser generalistas? Não faz sentido, concorda?


Se você optar por entrar no mercado como uma empresa generalista, terá que investir grandes esforços para atingir um número muito maior de pessoas e que nem sempre é o seu público consumidor.


Ou seja, você vai investir muito mais recursos para divulgar sua marca do que se fosse um negócio especializado.


Se você ainda pensa em ser um empreendedor generalista, está perdendo o ouro no mundo dos negócios que é a especialização, e ter um negócio de foco, ser expert com soluções para um público muito específico, e saiba que este tipo de negócio a lucratividade é maior por se tratar de empresa única.


Vender-se como uma empresa expertise é divulgar o seu negócio para um público menor, porém, essa comunicação atingirá quem realmente tem potencial para consumir o seu produto ou serviço.


Além disso, ter um nicho específico diminui a concorrência. Um público específico geralmente é pouco explorado e muitas vezes insatisfeito com as ofertas existentes no mercado.


Ainda mais, trabalhando com um público pouco explorado, você pode oferecer produtos ou serviços de alto valor, o que pode aumentar a sua margem de lucro.


É muito mais vantajoso ser um empreendedor especializado, não acha?


Ter um nicho de mercado bem determinado para o seu negócio possibilita que você tenha uma empresa lucrativa e com autoridade.


Se você ainda não tem uma especialidade, que tal começar agora?


Mesmo se você ainda não é um empreendedor especialista, não se preocupe, você pode começar agora a definir o seu nicho e, aos poucos, transformar o seu negócio em um empreendimento especializado.


O trabalho constante e a persistência irão transformá-lo em um especialista na área que escolher.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio





Conheça também:

A importância de repensar o negócio — saiba o momento e de que forma recalcular a rota


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Shark Tank: Negociando com Tubarões, chega ao Brasil


Antes de falar sobre o Shark Tank, precisamos entender que em empreendedorismo a figura do empreendedor é a palavra que damos para uma pessoa que deseja começar seu negócio do zero ou já em andamento. Essa ideia pode ser implementada em qualquer mercado para quem deseja e o faz de maneira espontânea. 


É um termo muito usado no âmbito dos negócios, organizações e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.


Uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor precisa saber que não é uma tarefa tão simples, pois, exige tempo, dedicação, inovação, disciplina, criatividade e estratégia para atingir o público-alvo.


É muito importante antes de tudo conhecer a necessidade das pessoas, para isso a pessoa que irá empreender pode fazer uma pesquisa de mercado para entender as necessidades e as demandas para o público de acordo com o produto ou serviço idealizado.


Caso já tenha concorrentes, ela deverá procurar estudar a estratégia usada pela concorrência de mercado, e deve ter criatividade para fazer algo diferente - para aquele público, algo que chame atenção e faça com que ela se volte para o negócio proposto.


Se o empreendedor encontrar uma necessidade em um público menor em que a demanda é alta e não possui concorrente, então deverá ficar feliz, pois acaba de encontrar um nicho de mercado, e a probabilidade do negócio alavancar é alta!


Mas o que seria nicho de mercado?


Nicho de mercado no empreendedorismo é quando alguém encontra uma demanda alta para um grupo menor de pessoas, e no programa Shark Tank Brasil, os empreendedores que encontraram nichos, levarão a ideia ao ar a fim de transformarem cada negócio num case.


Shark Tank Brasil, especificamente é um programa da TLC (televisão por assinatura pertencente a Discovery Inc.), será uma série de game show igual ao modelo norte americano que fez e continua fazendo muito sucesso por lá, no qual o intuito do proponente a empreender é receber propostas de investidores (empreendedores experientes), pois potencialmente identificaram uma necessidade no mercado e criaram um produto ou serviço para supri-la.


O programa possuirá a participação de vários empreendedores renomados (investidores) que julgam à apresentação de cada plano de negócio e avaliam a proposta para se tornarem investidores ou não.


Essa avaliação é pautada na necessidade e demanda do mercado, o custo beneficio a curto, médio e longo prazo, e o retorno que eles terão se optarem por investir na ideia do empreendedor.


No programa é possível entender como os empreendedores se posicionam perante um investidor (empreendedor experiente), aprendem qual é a melhor maneira de se fazer e o que apresentar. Muitos por irem despreparados ou não saber ao certo o investimento que desejam, não são escolhidos, assim é no programa na TV dos EUA e inclusive transmitido em Portugal.

Para você ter uma ideia e para te inspirar também, segue aqui alguns segmentos do momento em que você poderia fazer como empreendedor:

  • Criar cursos online: você poderia criar um curso online de algo que você tem familiaridade ou habilidade para fazer, como: curso de maquiagem, Yoga, penteados, idiomas, etc;

  • Marketing de afiliados: houve um aumento de 95% na procura por cursos online neste ano de 2014. Caso você não queira gravar um curso, você poderá vender através do Marketing de afiliados;

  • Delivery: se você possui uma empresa de restaurante ou pretende, essa é uma ótima oportunidade para apostar na entrega em delivery, devido a comodidade e conveniência que gera bem estar ao cliente final;

  • "Disrupção" digital por meio de aplicativos, é o que está em voga no momento, pois são negócios com potencial de crescimento das receitas de forma exponencial.

Após encontrar seu nicho de mercado é importante apresentar algo que tenha relevância para o público-alvo e qualidade, não é porque se trata de um público menor com alta demanda que poderá entregar qualquer produto/serviço para eles.


Por esse motivo também é importante que faça uma pesquisa minuciosa de materiais com qualidade, fornecedores que tenham como objetivo a sustentabilidade, pois os consumidores começaram a procurar mais empresas que veem isso como prioridade.


Dessa forma, o nome do seu novo negócio e você serão reconhecidos como sinônimo de  empreendedorismo e potencial sucesso no mercado.


Assista este programa que esta sendo preparado aqui no Brasil, entenda o processo e parta para a ação! Entrará no canal da TLC em janeiro de 2015.


Sabemos que não é fácil decidir ser um empreendedor hoje em dia, mas saiba que existem muitas pessoas que talvez precisem do seu produto ou serviço, pois o nicho também pode ser um serviço, não necessariamente um produto.


Aposte em você, na sua criatividade e caso não tenha, você pode ler livros que falam sobre pessoas empreendedoras que conseguiram alcançar o sucesso, palestras do TEDx Talks, vídeos no YouTube com dicas e pesquisa na internet. Tenho certeza que você consegue!



Gostou do conteúdo? Nosso próximo tema será mais interessante ainda: “Empreendedorismo, Sucesso e Reclamação não combinam”.


Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Sair da zona de conforto e calcular os riscos

No empreendedorismo, uma forma de garantir que você não vai sair do lugar, é não se arriscar.


Quando falo em se arriscar para conseguir algo, estou falando em sair da nossa zona de conforto e muitas vezes isso é difícil, mas é o fator que calcula aquele que terá sucesso em seu empreendimento e o que não terá.


Não que seja errado estar dentro da sua zona de conforto, pois você cria uma margem de segurança, mas quando não se corre um risco se quer em seu negócio, é preocupante e um alerta para você.


É possível ter garantias palpáveis correndo riscos?


A resposta é não! Risco é basicamente a possibilidade de algo ruim acontecer, por isso algumas pessoas não correm riscos, mas também não saem do lugar, claro que isso não é uma regra, mas a probabilidade é grande!


Quando observamos, os grandes empreendedores foram os que correram os maiores riscos, porque se concentraram nos resultados e não nos obstáculos que teriam que enfrentar.


Caminhar pelo desconhecido é assustador, mas é a única maneira de alcançar o resultado que você ainda não alcançou.


Para alcançar o resultado que você nunca teve, é claro que deve fazer algo que nunca fez antes.


Razão x Emoção


É claro que quando digo em correr riscos, não estou incentivando colocar a sua empresa na linha do trem.


Existem dois tipos de riscos: o emocional e o racional. É necessário saber diferenciar esses riscos para não colocar o seu negócio em perigo, pois os riscos devem ser sempre bem calculados, isso é diferente de ser afoito.


Se usarmos a emoção para decidir sem mensurar e planejar os riscos que poderemos ter lá na frente, é provável que vamos potencialmente arruinar os negócios.


Agora se usarmos a razão mensurando e planejando na hora de tomar uma decisão de risco, é provável que teremos sucesso na execução.


Posso dizer que para você ser um empreendedor de sucesso, é necessário correr riscos de forma racional e focar nos resultados e não nos obstáculos que irá enfrentar no meio do caminho.


Pense que enfrentamos diariamente vários tipos de obstáculos e mesmo assim estamos aqui de pé. 


Então, porque não usarmos essa estratégia em nossa empresa para alcançar o que sonhamos?


Pense e mensure os possíveis riscos que você irá encontrar no meio do caminho e planeje estratégias para cada um que encontrar e se por ventura você se deparar com uma surpresa no meio do caminho, não tenha medo, apenas enfrente.


Sua mente tem uma capacidade incrível para resolver esses tipos de obstáculos.


Bom trabalho e grande abraço.


Adm. Rafael José Pôncio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.