sexta-feira, 10 de maio de 2013

Microempreendedor, decidir sobre Loja física ou loja virtual? Qual escolher para lucrar mais


Você planejou seu negócio de vendas, escolheu sua área de atuação e seu produto ou serviço.

Eis que chega a hora de montar seu canal de vendas.


Mas por onde começar?


É melhor ter uma loja física ou virtual?


A resposta é: depende.


Depende de alguns fatores que vamos abordar aqui.


No final deste artigo, você terá mais clareza para decidir qual a melhor escolha para seu negócio.


Ramo de atuação


Para avaliar se a loja física é melhor que a virtual, por exemplo, você terá que se fazer algumas perguntas.


Seu tipo de produto e serviço permite que o consumidor faça uma compra inteira pela internet ou é algo que o cliente precisa tocar ou cheirar antes de levar para casa?


Conheça seu público


Outro ponto importante a se considerar é onde seu público costuma procurar pelo seu produto ou serviço?


Ele é descolado e gosta de comprar tudo pela internet ou é conservador e gosta de ir até a loja física para garantir que está comprando o produto certo?


Loja física: vantagens e desvantagens


A primeira coisa que você precisa avaliar quando pensar em ter uma loja física é se tem dinheiro para bancar.


Sim, junto com um endereço para receber os clientes vêm despesas muito parecidas com as de uma casa: aluguel, água, luz, IPTU, só para citar algumas.


Por falar em localização, a escolha dela é um desafio.


Não adianta você montar uma loja lindíssima, cheia de produtos de qualidade e investir em um atendimento único se ninguém frequentá-la.


É importante escolher um local com movimentação de pessoas.


E talvez o aluguel do espaço fique um pouco mais caro por apresentar essa característica.


É um preço que vale a pena pagar.


A loja física pode ser uma boa porque existem aquelas pessoas que gostam de uma conversa olho no olho antes de optar por uma compra.


Na loja física, as pessoas conseguem fazer uma negociação referente ao pagamento, por exemplo. 


Nesta modalidade, não há custo com frete, o que pode ser bom para a empresa e para o consumidor.


Loja virtual é melhor?


Quando falamos em gastos com a empresa, a loja virtual tende a ser melhor sim.


A loja virtual pode sair de graça. 


Existem provedores na internet que permitem que você crie sua loja virtual sem pagar um centavo.


Mas é claro, se você não entende nada sobre montar uma loja virtual, pode ter algum custo com a contratação de um profissional pelo menos para dar orientações de como se dar bem nessa modalidade.


Além disso, você terá um custo relacionado às entregas das mercadorias ou com seu deslocamento para atendimento ao cliente, caso seja um prestador de serviços.


E esses custos certamente serão repassados para o consumidor, o que pode tornar a compra online mais cara que a presencial.


Qual escolher para lucrar mais: loja física ou virtual? 


De novo, depende.


Não há resposta certa ou errada.


Cada uma das modalidades tem vantagens e desafios.


Uma delas pode ser melhor para seu tipo de negócio e para alcançar seus objetivos.


Uma análise deve ser feita para garantir uma escolha mais adequada.


E se você quiser ter as duas: lojas física e virtual?


Esse também é um cenário possível, desde que você tenha capacidade e tempo suficientes para gerir tudo. 


Muitas empresas fazem parte deste cenário e dão conta do recado.


Talvez, para quem está começando, seja melhor escolher uma delas, física ou virtual, e fazer uma transição gradativa.


Colocar de pé e fazer rodar uma das modalidades e expandir.


Não tenha pressa, tenha dedicação.


Bom trabalho e grande abraço.


Rafael José Pôncio





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Sobre Virtudes e Empreendedores




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domingo, 14 de abril de 2013

Empreendedor tenha um propósito empreendedorial e convide a todos para saber e aplicar

 

Não consegue traçar objetivos para sua jornada? Às vezes o que está te faltando é propósito empreendedorial, continue a leitura e saiba como encontrar.

3 passos para encontrar o propósito empreendedorial

Segundo uma pesquisa do SEBRAE, 83% dos donos de negócios acreditam que o propósito em servir no cotidiano de cada negócio é essencial para o sucesso de uma empresa, e tendo propósito logo inflama todos os colaboradores.

Afinal passamos boa parte da nossa vida no ambiente de trabalho e se não encontramos significado nele além da remuneração, a infelicidade é quase certa.

Principalmente quando tratamos de empreendedores e gestores, pois os primeiros são movidos pela auto motivação e o segundo deve incentivar os outros colaboradores.

Por isso, criei um texto sobre como identificar o propósito empreendedorial e passar para os colaboradores. Confira!

Por que ter um propósito?

A jornada de qualquer empreendedor é feita de perdas e ganhos, só uma coisa é certa: é preciso muito trabalho e dedicação para atingir o sucesso.

Nos momentos difíceis é preciso ter uma razão muito forte para não desistir, um propósito.

É ele que vai te impedir de abandonar quando ouvir um feedback negativo e perder cliente, no final do mês quando os resultados não fecham ou no momento que seus familiares duvidarem dos seus sonhos.

Com um propósito empreendedorial claro, as dificuldades serão bem mais fáceis de superar.

Diferença entre propósito e objetivo

Muitas pessoas podem confundir o propósito com o objetivo, porém mesmo que sejam parecidos eles têm finalidades diferentes.

O propósito é o que norteia as suas ações, por exemplo, o seu propósito ajudar animais em abandono a sobreviverem e a encontrarem um lar que tratem o pets com amor.

Já os objetivos são as metas que você irá realizar para chegar no propósito, seguindo o mesmo exemplo do dono de clinica de pet com loja integrada:

  • Vender x unidades de ração padrão e y da ração premium;

  • Castrar x gatos pro bono recolhidos na rua e y gatos para donos particulares;

  • Recolher x cães das ruas e após a recuperação castrar y cães para o cliente prefeitura da cidade tal numa receita de x reais.

Viu a diferença? Enquanto o objetivo é claro e definido o propósito é algo mais profundo e contínuo, semelhante a um sonho.

Os objetivos só vão fazer sentido e você irá se esforçar para eles ocorrerem se forem para alcançar o propósito.

Passo a passo para construir um propósito empreendedorial com trabalho prazeroso de vida no seu cotidiano 

Veja neste momento os 3 passos que te levaram ao seu propósito de negócio.

Passo 1: Entender o seu propósito de vida

O propósito empreendedorial deve estar alinhado ao pessoal, pois senão ele não terá sentido nenhum. Logo, a primeira etapa é identificar o que te motiva.

Para isso você pode responder às seguintes perguntas:

Quais assuntos me interessam?

Faça uma lista com pelo menos 7 temas, seja específico. Exemplo: ao invés de citar gastronomia em geral, coloque a culinária específica (ex. mineira, gaúcha, baiana...).

No que eles se relacionam?

Verifique se na sua lista existem tópicos que combinam entre si. Exemplo: culinária mineira, história do Brasil e conhecer novos lugares = turismo histórico e cultural.

Que problemas você gostaria de resolver?

Faça uma nova lista com 7 dificuldades que você pensa que precisam ser solucionadas (elas não têm a necessidade de ser relacionadas ao tópico anterior). Exemplo: Falta de água potável no planeta, falta de prazer nas famílias, aumento da pobreza...

Elas se complementam?

Agora, compare as duas listas (interesses e dificuldades) elas se relacionam de alguma forma? Caso sim, você encontrou o seu propósito! Exemplo: usar o turismo como ferramenta para diminuir a desigualdade social.

Passo 2: Conectar o seu propósito de vida a carreira

Já que você descobriu o seu propósito de vida, veja como é possível encaixá-lo dentro do seu caminho profissional.

Continuemos com o exemplo do tópico anterior: usar o turismo como ferramenta para diminuir a desigualdade social.

Para realizar este sonho existem muitas possibilidades como:

  • Criar um restaurante de comidas típicas e empregar moradores locais;

  • Desenvolver aplicativo que indique os melhores restaurantes regionais de Minas Gerais.

Passo 3: Aplicar isso no seu dia a dia

Essa com certeza é a parte mais difícil, já que é quando o verdadeiro trabalho começa.

Para isso, você faz uma lista de metas com as ações que você deve realizar para chegar ao seu propósito.

Exemplo:

Propósito: Proporcionar momentos de lazer e alegria para as pessoas através de hospedagem com agroturismo.

Meta: criar parcerias com agências de turismo para atender 110 clientes ao mês num ticket médio de w reais em dormitórios, x reais em tirolesa e pesque-pague, y reais em serviços de culinária local e z reais em souvenirs da cultura local.

Ações:

  • Captar agenciadores de turismo e fechar x contratos de parceria;

  • Participar de eventos relacionados ao agroturismo;

  • Começar um curso de introdução a hotelaria com agroturismo.

Ao especificar as ações e objetivos, será mais fácil atingir o propósito.

Lembre-se que o propósito empreendedorial é sempre o norteador, é o que lhe mantem no foco, por isso a importância de tê-lo impresso na parede e todos os colaboradores devem ter a vista, inclusive clientes e parceiros devem acessar o propósito estampado em impressos ou até mesmo usá-lo como slogan.

Como estimular o propósito nos seus colaboradores?

Por mais que a motivação seja algo único para cada colaborador, é importante que o líder seja capaz de fazer dela uma inspiração.

Não é incomum vermos um empreendedor apaixonado pelo seu negócio: é o primeiro a chegar e o último a sair, sempre preocupado com os clientes e resultados.

Por outro lado, certos colaboradores não passam a mesma imagem, reclamam com frequência e não fazem nada além da obrigação.

Esta falta de motivação pode ser resultado da própria gestão. Para incentivar a equipe, seguem 6 atitudes.

  1. Ressaltar os valores: os colaboradores precisam estar cientes de quais são os princípios da empresa para saber como se encaixam.

  2. Propósito nas tomadas de decisão: não adianta dizer que o propósito empreendedorial é importante se ele não é considerado nas decisões de todas as partes envolvidas, para isso reuniões com clareza sem "mi-mi-mi" são importantes.

  3. Estimular a autonomia: uma liderança centralizadora diminui o comprometimento da equipe.

  4. Mostre os benefícios: para o colaborador sentir que compartilha o propósito do negócio é fundamental ele perceber que o crescimento da empresa também levará ao seu crescimento profissional e pessoal.

  5. Desenvolver a escuta ativa: o líder deve se concentrar em ouvir cada colaborador sem julgamentos.

  6. Criar relacionamentos agradáveis: o ser humano se sente mais motivado a colaborar com pessoas que gosta, gerar um ambiente de empatia é necessário. 

Seguindo esses passos para desenvolver o propósito empreendedorial e as dicas de como estimular os colaboradores, os dias de trabalho se tornam mais proveitosos e divertidos.

Bom trabalho e grande abraço.

Rafael José Pôncio



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Sobre Virtudes e Empreendedores



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segunda-feira, 4 de março de 2013

A estratégia de escolher o que não fazer: como definir a lista de prioridades no trabalho


Para empreendedores, gerenciamento de tempo é uma habilidade essencial. Em uma área em que se acumulam responsabilidades e funções, principalmente no início da jornada empreendedorial, a sensação mais comum é a de carregar o mundo nas costas. São muitas demandas e tarefas e o esgotamento logo alerta para a necessidade de se fazer escolhas e estipular uma lista de prioridades na rotina de trabalho.
Mas, como definir prioridades quando tudo parece urgente? Como estabelecer o que é mais importante e que atividades podem ser deixadas para depois ou até eliminadas da rotina? 
A questão é que, muitas vezes, trabalhamos no modo “apagador de incêndio”, lidando o tempo todo com urgências ou em função das prioridades dos outros. Assim, fica difícil cumprir as tarefas que realmente serão produtivas e trarão resultados concretos para o negócio a curto, médio e longo prazo. Por essa razão, é indispensável desenvolver estratégias para definir prioridades e trabalhar com mais foco. 
Neste artigo, quero ajudá-lo a compreender como estabelecer o que é importante no seu dia a dia e a fazer escolhas mais inteligentes para ser mais produtivo. Confira!

Como identificar o que é prioritário?

Sim, é difícil. Quando temos a responsabilidade de gerir o próprio negócio tudo parece urgente e precisa ser resolvido “para ontem”. Mas, o que é importante e deve ter prioridade na lista? 
Um dos nossos maiores erros, e o que dificulta a identificação das prioridades, é justamente essa tendência que temos de acharmos que tudo é caso de urgência. Na verdade, existe uma diferença entre o que é importante e o que é urgente e geralmente fazemos confusão com os dois termos e não conseguimos definir o que fazer primeiro. Entenda a diferença a seguir. 

Urgente X Importante

O que é urgente é algo mais raro e deve ser resolvido o mais rápido possível. Caso contrário, pode acarretar consequências graves e prejudicar o negócio. Já o que é importante é mais abrangente. Não é algo que precisa ser feito o quanto antes — não haverá nenhum impacto se for feito em outro momento —, mas é algo fundamental para o seu negócio e sua execução contribuirá para o resultado. 

Quando a melhor estratégia é não fazer

Nesse contexto de definir o que é ou não é importante, a realidade é que existe uma infinidade de tarefas que “roubam” nosso tempo e comprometem a nossa produtividade. Na vida corporativa, há várias atividades que julgamos ser fundamentais, mas que são muitas vezes dispensáveis, como o exemplo clássico de reuniões intermináveis e improdutivas que poderiam ter sido resolvidas através de um e-mail. Nesse sentido, é importante ter a sabedoria de identificar o que pode ser descartado e eliminado de uma rotina já tão atribulada. 

O que é o Princípio de Pareto e como ele pode ajudar?

Você já conhece o Princípio de Pareto? O Princípio de Pareto, também conhecido como Princípio 80/20, estabelece uma relação entre causa e efeito, determinando que 80% das consequências são provenientes de 20% das causas. Essa teoria pode ser replicada em diversas áreas, inclusive na produtividade. 
Isso quer dizer que 20% das tarefas que executamos são responsáveis por 80% dos resultados que alcançamos. Desse modo, esses 20% devem ser as nossas prioridades. Por isso é tão importante defini-las com estratégia e inteligência, já que virão delas os nossos melhores resultados.
Sabe aquela frustração de fazer uma lista enorme e chegar ao fim do dia esgotado e não cumprir nem a metade, mesmo com a sensação de ter passado o dia ocupado? Isso acontece porque geralmente gastamos grande parte do nosso tempo e nossa energia com atividades secundárias, que não são importantes. Assim, se tivermos foco e direcionarmos os nossos esforços para as ações certas, ganharemos em produtividade e resultado. 

Como estabelecer uma lista de prioridades e ser mais produtivo?

Muita gente reclama que não é organizado e que não sabe fazer uma boa gestão do tempo no trabalho. A boa notícia é que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. E para o empreendedor aprender a definir prioridades é até uma questão de sobrevivência. Com as estratégias certas, é possível vencer essa batalha. Veja só!

Escolha um método de organização

Pessoas pensam e tem lógicas diferentes para se organizar. Por isso, um método que é bom para um pode não ser bom para outro. Planners, agenda do Google, listas de papel, aplicativos de organização, quadros… cada um se adapta melhor a um recurso. Entenda o que funciona melhor para você. Não importa qual, mas ter um método de organização é fundamental para visualizar todos os compromissos e tarefas e só então definir o que é prioritário a cada dia. 

Tenha uma visão clara das suas tarefas e metas

Quando se tem muita coisa para fazer é normal ficar confuso e não conseguir “enxergar” claramente como as tarefas devem ser hierarquizadas. Por isso, bato na tecla da escolha de uma ferramenta de organização eficiente. Vários recursos podem auxiliar nesse objetivo, como o uso de post-its em conjunto com um quadro ou parede, por exemplo.
O importante é assumir o controle da sua jornada empreendedora, isso é bem diferente do jargão "matar um leão por dia".

Identifique qual será seus 20% de foco

Utilizando a estratégia do Princípio de Pareto, lembre-se que otimizar o seu tempo e focar nas tarefas certas contribuirá para maximizar o seu potencial e seus resultados. Não é interessante gastar energia com atividades irrelevantes, que podem te dar a falsa sensação de estar sendo produtivo. 

Estabeleça um prazo fictício 

Se você tivesse um prazo menor para executar a sua lista de tarefas, quais seriam as escolhidas? Essa é uma boa tática para estabelecer prioridades. As atividades selecionadas tendem a ser as mais importantes. Prazos muito confortáveis podem atrapalhar a conclusão de tarefas em vez de ajudar, principalmente entre os procrastinadores. Portanto, determine um prazo para si mesmo para ajudá-lo a elencar o que deve ser feito primeiro. 

Aprenda a dizer não 

Tanto no empreendedorismo quanto no ambiente corporativo somos propensos a lidar com as demandas e com as prioridades dos outros. No entanto, é preciso estar sempre atento ao limite do acúmulo de compromissos e aprender quando recusar novas responsabilidades. Lembre-se que as suas prioridades é que sempre devem estar em primeiro lugar.
Existem pessoas que são exímias em passar o abacaxi, são verdadeiros "sanguessugas" na arte de terceirizar responsabilidades e muitos incautos não sabem dizer não! Portanto, avaliar se uma prioridade é realmente sua é necessário!
Quando vamos definir a nossa lista de prioridades, é importante termos em mente que não podemos passar a vida apagando incêndios. Com essa mentalidade de que tudo é urgente, nunca seremos de fato produtivos e nem construiremos um negócio de valor, com resultados concretos. Afinal, estaremos sempre exaustos. Qual vai ser a sua estratégia para mudar esse jogo?
Bom trabalho e grande abraço.
Rafael José Pôncio



Conheça também:

Empreendedor frugal: as vantagens de ter um comportamento prudente e uma postura simples diante do sucesso de um negócio



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um guia rápido sobre Administração Holística

Você conhece a Administração Holística? Esta estratégia de gestão entende que a visão global é essencial para o sucesso de um negócio. Quer saber mais? Continue a leitura.

Um guia rápido sobre Administração Holística

“O todo é maior do que a simples soma das partes”. Esta frase de Aristóteles resume bem o que é a Administração Holística, onde a empresa deve ser vista como um conjunto único e não uma série de setores individualizados.

Buscar este ponto de vista é uma excelente oportunidade para melhorar os resultados da empresa e comprometimento dos funcionários.

Quer saber como? Então continue a leitura e aprenda mais sobre a Administração Holística e como colocá-la em prática.

O que é Administração Holística?

A Administração Holística prega que os colaboradores de uma companhia precisam ter a visão do todo (holística vem da palavra grega holos, que significa "todo" ou "inteiro").

Esta forma de pensar a empresa acontece muito no início do negócio ou em pequenos empreendimentos, já que a equipe é reduzida e se faz de tudo um pouco.

Mas mesmo nestes casos o processo não está completo, pois não basta que os funcionários entendam todos os procedimentos, eles precisam saber a importância do seu papel dentro daquele contexto.

Por isso, a administração holística segue a mesma filosofia de Richard Branson:

"Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.”

Outra característica da administração holística é a “despartamentização”, ou seja, ao invés das equipes montarem os seus objetivos e ações considerando somente a realidade do seu setor, também pensam no que é importante para a empresa com um todo, nada de departamentos em cada um no seu quadrado!

Mas vale destacar que isso não significa que uma unidade de trabalho pode “se intrometer” no trabalho do outro, mas sim que ambos terão como prioridade o bem-estar de todas as partes.

Vantagens da Administração Holística

Conheça os benefícios que esta forma de gestão traz para uma empresa.

Comprometimento dos colaboradores

Uma equipe valorizada é mais engajada e consequentemente gera melhores resultados. Sendo assim, faz parte de um gerenciamento holístico desenvolver este sentimento nos funcionários.

Os principais ganhos com o comprometimento são:

  • Novas ideias: o funcionário deseja que a empresa cresça por isso pensa em estratégias para melhorá-la.
  • Eficiência: colaboradores comprometidos entregam ótimos resultados de forma rápida.
  • Bom clima organizacional: o que facilita a comunicação e agiliza os processos.
  • Retenção de talentos: quando há valorização a tendência é que os colaboradores permaneçam na empresa.
  • Diminui os conflitos: quando os funcionários estão alinhados no mesmo objetivo, há menos divergências.

Otimização do tempo e resultados

Não é incomum nos fechamentos do mês que fique uma nota ou um pagamento faltando. Então o setor financeiro passa um bom tempo tentando identificar de onde vem aquele dinheiro.

Este tempo perdido é extremamente prejudicial para empresa, pois atrasa outros processos e deixa os funcionários estressados.

Porém, com se aplicada a visão holística estes problemas são minimizados.

Sinergia entre os setores

Um dos principais papéis da administração holística é melhorar a comunicação e entendimento entre os setores.

Para exemplificar, acompanhe este cenário:

O setor comercial de um hotel promete para um cliente importante que ele poderá fazer o check-in antecipado sem nenhum custo. Porém, o representante comercial não avisa a recepção, logo quando o cliente chega ao hotel ele é informado que a entrada antecipada será cobrada.

O cliente argumenta com o recepcionista que precisa parar todo o atendimento para entrar em contato com o setor comercial e confirmar sobre o check-in antecipado.

Nesta situação, o cliente fica irritado, o recepcionista estressado e o atendimento demora mais tempo do que deveria.

Este transtorno não aconteceria se o representante comercial tivesse inserido esta informação na reserva.

Por essa razão a Administração Holística é tão importante, pois ela cria mecanismos para evitar que estes episódios ocorram.

Mais acertos

Quando a comunicação entre os setores flui e os funcionários estão comprometidos com a empresa e com os resultados é natural que os erros diminuam.

É só pensar na situação do tópico anterior, se houvesse um sistema que integrasse o setor comercial ao setor de recepção aquela situação não aconteceria.

Também a empresa não terá “pontos fracos” como um ótimo setor de atendimento, mas um péssimo departamento de pós-venda.

O que deixará os clientes satisfeitos e consequentemente trará bons negócios.

Como desenvolver uma gestão holística?

Para que a Administração Holística aconteça verdadeiramente em uma empresa, o gestor tem um papel fundamental. Afinal, ele deve ter a visão global da organização e saber como cada setor precisa interagir com os outros.

No entanto, criar esta visão holística certas tarefas precisam ser cumpridas.

Conhecer a fundo a empresa: o gestor deve entender sobre como cada setor funciona, quais são os seus desafios e suas capacidades.

Analisar o ambiente externo: observar o ambiente externo (situação econômica, política e a concorrência) e como ele se relaciona com a empresa.

Saber o propósito da empresa: a missão, visão e valores de uma empresa é a peça chave para que os colaboradores entrem em sintonia, por isso o gestor deve estudá-las a fundo.

Assim, o gestor terá bagagem suficiente para formular as estratégias necessárias para que a empresa pratique a Administração Holística.

Como praticar Administração Holística na sua empresa?

Existem estratégias para implementar a administração holística nas empresas seguem 3 delas:

1.   Tenha um responsável pela visão holística

Este profissional irá criar estratégias, solucionar os problemas de comunicação interna e externa, coordenar processos e as inter-relações entre os setores.

Normalmente, esta responsabilidade fica a cargo do setor de relações humanas, ou então delega-se um colaborador específico para esta função.

 2.   Conciliar o propósito da organização com os dos colaboradores

Como apontei lá em cima, o comprometimento é a base para que a Administração Holística funcione. Contudo, se os objetivos dos membros da empresa não estiverem em harmonia dificilmente isso irá ocorrer.

Portanto, é necessário, treinamentos, palestras em alguns casos até troca de funcionários para que estes objetivos sejam alinhados.

3.   Rodízio de funções

Uma tática para melhorar a interação entre os setores é desenvolver a troca de funções de colaboradores, o que facilita o entendimento dos procedimentos.

Também é possível fazer visitas a filiais ou sedes em outras cidades para conhecer a realidade desses locais.

 

Como você pode ver, a Administração Holística traz muitos benefícios para qualquer empresa, pois a visão global e com foco nos colaboradores diminui os erros e fortalece o negócio.

Mas e você? Já aplica a Administração Holística na sua empresa?

Bom trabalho e grande abraço!

Rafael José Pôncio




Conheça também:

Por que ser um profissional de excelência é a base de qualquer negócio no empreendedorismo?



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.