terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um guia rápido sobre Administração Holística

Você conhece a Administração Holística? Esta estratégia de gestão entende que a visão global é essencial para o sucesso de um negócio. Quer saber mais? Continue a leitura.

Um guia rápido sobre Administração Holística

“O todo é maior do que a simples soma das partes”. Esta frase de Aristóteles resume bem o que é a Administração Holística, onde a empresa deve ser vista como um conjunto único e não uma série de setores individualizados.

Buscar este ponto de vista é uma excelente oportunidade para melhorar os resultados da empresa e comprometimento dos funcionários.

Quer saber como? Então continue a leitura e aprenda mais sobre a Administração Holística e como colocá-la em prática.

O que é Administração Holística?

A Administração Holística prega que os colaboradores de uma companhia precisam ter a visão do todo (holística vem da palavra grega holos, que significa "todo" ou "inteiro").

Esta forma de pensar a empresa acontece muito no início do negócio ou em pequenos empreendimentos, já que a equipe é reduzida e se faz de tudo um pouco.

Mas mesmo nestes casos o processo não está completo, pois não basta que os funcionários entendam todos os procedimentos, eles precisam saber a importância do seu papel dentro daquele contexto.

Por isso, a administração holística segue a mesma filosofia de Richard Branson:

"Os clientes não vêm em primeiro lugar. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você cuidar de seus funcionários, eles cuidarão dos clientes.”

Outra característica da administração holística é a “despartamentização”, ou seja, ao invés das equipes montarem os seus objetivos e ações considerando somente a realidade do seu setor, também pensam no que é importante para a empresa com um todo, nada de departamentos em cada um no seu quadrado!

Mas vale destacar que isso não significa que uma unidade de trabalho pode “se intrometer” no trabalho do outro, mas sim que ambos terão como prioridade o bem-estar de todas as partes.

Vantagens da Administração Holística

Conheça os benefícios que esta forma de gestão traz para uma empresa.

Comprometimento dos colaboradores

Uma equipe valorizada é mais engajada e consequentemente gera melhores resultados. Sendo assim, faz parte de um gerenciamento holístico desenvolver este sentimento nos funcionários.

Os principais ganhos com o comprometimento são:

  • Novas ideias: o funcionário deseja que a empresa cresça por isso pensa em estratégias para melhorá-la.
  • Eficiência: colaboradores comprometidos entregam ótimos resultados de forma rápida.
  • Bom clima organizacional: o que facilita a comunicação e agiliza os processos.
  • Retenção de talentos: quando há valorização a tendência é que os colaboradores permaneçam na empresa.
  • Diminui os conflitos: quando os funcionários estão alinhados no mesmo objetivo, há menos divergências.

Otimização do tempo e resultados

Não é incomum nos fechamentos do mês que fique uma nota ou um pagamento faltando. Então o setor financeiro passa um bom tempo tentando identificar de onde vem aquele dinheiro.

Este tempo perdido é extremamente prejudicial para empresa, pois atrasa outros processos e deixa os funcionários estressados.

Porém, com se aplicada a visão holística estes problemas são minimizados.

Sinergia entre os setores

Um dos principais papéis da administração holística é melhorar a comunicação e entendimento entre os setores.

Para exemplificar, acompanhe este cenário:

O setor comercial de um hotel promete para um cliente importante que ele poderá fazer o check-in antecipado sem nenhum custo. Porém, o representante comercial não avisa a recepção, logo quando o cliente chega ao hotel ele é informado que a entrada antecipada será cobrada.

O cliente argumenta com o recepcionista que precisa parar todo o atendimento para entrar em contato com o setor comercial e confirmar sobre o check-in antecipado.

Nesta situação, o cliente fica irritado, o recepcionista estressado e o atendimento demora mais tempo do que deveria.

Este transtorno não aconteceria se o representante comercial tivesse inserido esta informação na reserva.

Por essa razão a Administração Holística é tão importante, pois ela cria mecanismos para evitar que estes episódios ocorram.

Mais acertos

Quando a comunicação entre os setores flui e os funcionários estão comprometidos com a empresa e com os resultados é natural que os erros diminuam.

É só pensar na situação do tópico anterior, se houvesse um sistema que integrasse o setor comercial ao setor de recepção aquela situação não aconteceria.

Também a empresa não terá “pontos fracos” como um ótimo setor de atendimento, mas um péssimo departamento de pós-venda.

O que deixará os clientes satisfeitos e consequentemente trará bons negócios.

Como desenvolver uma gestão holística?

Para que a Administração Holística aconteça verdadeiramente em uma empresa, o gestor tem um papel fundamental. Afinal, ele deve ter a visão global da organização e saber como cada setor precisa interagir com os outros.

No entanto, criar esta visão holística certas tarefas precisam ser cumpridas.

Conhecer a fundo a empresa: o gestor deve entender sobre como cada setor funciona, quais são os seus desafios e suas capacidades.

Analisar o ambiente externo: observar o ambiente externo (situação econômica, política e a concorrência) e como ele se relaciona com a empresa.

Saber o propósito da empresa: a missão, visão e valores de uma empresa é a peça chave para que os colaboradores entrem em sintonia, por isso o gestor deve estudá-las a fundo.

Assim, o gestor terá bagagem suficiente para formular as estratégias necessárias para que a empresa pratique a Administração Holística.

Como praticar Administração Holística na sua empresa?

Existem estratégias para implementar a administração holística nas empresas seguem 3 delas:

1.   Tenha um responsável pela visão holística

Este profissional irá criar estratégias, solucionar os problemas de comunicação interna e externa, coordenar processos e as inter-relações entre os setores.

Normalmente, esta responsabilidade fica a cargo do setor de relações humanas, ou então delega-se um colaborador específico para esta função.

 2.   Conciliar o propósito da organização com os dos colaboradores

Como apontei lá em cima, o comprometimento é a base para que a Administração Holística funcione. Contudo, se os objetivos dos membros da empresa não estiverem em harmonia dificilmente isso irá ocorrer.

Portanto, é necessário, treinamentos, palestras em alguns casos até troca de funcionários para que estes objetivos sejam alinhados.

3.   Rodízio de funções

Uma tática para melhorar a interação entre os setores é desenvolver a troca de funções de colaboradores, o que facilita o entendimento dos procedimentos.

Também é possível fazer visitas a filiais ou sedes em outras cidades para conhecer a realidade desses locais.

 

Como você pode ver, a Administração Holística traz muitos benefícios para qualquer empresa, pois a visão global e com foco nos colaboradores diminui os erros e fortalece o negócio.

Mas e você? Já aplica a Administração Holística na sua empresa?

Bom trabalho e grande abraço!

Rafael José Pôncio




Conheça também:

Por que ser um profissional de excelência é a base de qualquer negócio no empreendedorismo?



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Empreendedor frugal: as vantagens de ter um comportamento prudente e uma postura simples diante do sucesso de um negócio


Há algum tempo venho observando uma tendência curiosa: a “promessa” do empreendedorismo como caminho fácil para uma vida de luxo e status. Ignorando as inúmeras dificuldades inerentes ao processo de ter o próprio negócio, muita gente tem lançado por aí a fórmula para enriquecer ao empreender. Amplificada pelas redes sociais, essa é a imagem de muitos empresários que tiveram sucesso em seus negócios e vivem de esbanjar riqueza e bens considerados itens de desejo.

Nada contra a ostentação em si — cada um faz o que quer com o seu dinheiro, não é mesmo? — mas, gostaria de chamar a atenção de muitos empreendedores de primeira viagem que, ao terem bons resultados com suas empresas e ganharem muito dinheiro, se deslumbram e adotam esse lifestyle, sem pensar no amanhã ou nas consequências. Não caia nessa armadilha. 

Lembre-se que o caminho do empreendedorismo pode ter certa instabilidade e ser inconstante, por isso é importante ser prudente e ter cautela com gastos, mesmo diante do sucesso absoluto. É nesse sentido que surge a figura do empreendedor frugal, que busca qualidade de vida e conforto, mas tem uma postura simples, sempre prezando pelo controle financeiro e pela saúde do seu negócio. 

Entenda um pouco mais sobre o comportamento frugal, que é uma tendência entre as novas gerações, e saiba como ele se relaciona com o empreendedorismo. 

O que é ser um empreendedor frugal?

Para muita gente, há a necessidade de se ter itens de consumo que, de acordo com o mercado consumidor, a mídia e a sociedade, são sinônimos de luxo e riqueza, para provar que se é bem-sucedido profissionalmente. Muitos vão além e se comprometem com esse estilo de vida antes mesmo de terem condições para isso, adquirindo dívidas, simplesmente para manterem o status. Como mencionei, esse é um comportamento de alguns empreendedores que lidam com o sucesso.

E onde entra o empreendedor frugal nisso tudo? O empreendedor frugal, por outro lado, vai à contramão desse fluxo. Ele tem consciência da necessidade de racionalizar os gastos, ter controle financeiro e de reinvestir sempre uma parte do lucro no próprio negócio. 

Não, isso não quer dizer que ele seja avarento — ou “pão duro”, como dizemos na linguagem popular — e que não sabe aproveitar a vida. Pelo contrário. Ele também preza pelo conforto, pelas boas experiências e pela qualidade de vida. Porém, adota uma postura simples, mais low profile, sem desperdícios, extravagâncias e ostentações.

As características principais do comportamento frugal


No que se refere aos hábitos de consumo, o comportamento baseado na frugalidade está em alta, principalmente entre as gerações mais novas, como a geração Z. As pessoas têm questionado o consumo desenfreado e a valorização excessiva de marcas. Estão revendo suas prioridades de compras e mais preocupadas com a sustentabilidade do planeta. 

A pessoa de comportamento frugal avalia a utilidade prática dos produtos na vida diária e sua real necessidade e importância, eliminando supérfluos. É consciente, consome com moderação e valoriza o que já possui. Não cede às pressões externas e não é refém do olhar do outro ou do que o mercado consumidor e a sociedade determinam que tem "valor". Por isso, não tem necessidade de esbanjar ou ostentar.
 

As ideias-chave da frugalidade no empreendedorismo


Um dos maiores desafios da jornada empreendedora é justamente essa questão de manter a engrenagem de uma empresa funcionando de forma saudável, com lucratividade e crescimento sustentável. Pois saiba que a frugalidade pode ser o grande segredo nessa equação. Entenda como ser um empreendedor frugal e construir o seu negócio com as bases desse fundamento. 

Compartilho a seguir algumas lições para quem quer desenvolver o comportamento frugal enquanto empreendedor. Confira!

Invista sempre em seu negócio


Muitos empreendedores não têm essa consciência, mas fato é que devemos sempre estar reinvestindo parte dos rendimentos da empresa no próprio negócio. Um estilo de vida mais simples, sem exageros, com moderação no consumo, ajudará a economizar e a evitar gastos desnecessários. Deslumbrar e gastar mais do que deve em um primeiro momento pode colocar tudo a perder lá na frente e comprometer o seu negócio. Cautela é a palavra de ordem.  

Priorize a qualidade, o conforto e a utilidade, mas abra mão do que é supérfluo


Como eu já disse, o empreendedor frugal não é aquele que evita gastar a todo custo e sempre opta pelo mais barato em detrimento do que é melhor. Não é esse o conceito de frugalidade. Ele dá sim valor à qualidade e ao conforto e valoriza experiências. Inclusive, a qualidade deve sempre vir em primeiro lugar, inclusive no seu produto ou serviço oferecido. No entanto, valorize o que realmente é necessário e faz a diferença, itens supérfluos devem ser eliminados.

Eu costumo dizer que é preferível o poder da decisão ao invés do ter materialmente, pois um monte de quinquilharia pode tornar-se um fardo vazio e sem sentido na vida de uma pessoa.

Mantenha a modéstia e a simplicidade no seu estilo de vida


Esqueça os símbolos de sucesso e status e não se baseie na régua dos outros para o que significa ser bem-sucedido. Concentre-se em seus valores pessoais. Um pouco de modéstia, humildade e simplicidade não faz mal a ninguém. Você só tem a ganhar, pois dessa forma não precisa se preocupar em impressionar os outros e pode focar toda a sua energia na construção do seu negócio.    

Encontre maneiras de fazer mais com menos


O que você pode fazer utilizando menos recursos? O comportamento frugal vai além dos hábitos de consumo. Como empreendedor é fundamental encontrar formas diferentes e inovadoras para otimizar processos e cortar custos. Além disso, a sustentabilidade é um tema central no contexto atual. É importante pensar em alternativas para o uso de recursos naturais e o desenvolvimento de um consumo mais consciente. 

Foque no que é realmente importante


Por último, tenha sempre em mente o que realmente importa para você em meio ao bombardeio e as tentações da indústria do consumo. Seus valores, sua família e toda a sua trajetória certamente devem estar acima de toda a necessidade de ostentar e esbanjar riqueza.

Um negócio construído a base de muito esforço, trabalho e suor não pode correr o risco de desabar por descuido ou distração após alguns momentos de glória. Por isso, como empreendedor frugal, é importante ter sempre o trabalho como foco, independentemente do sucesso conquistado e reinventar-se é necessário!

E você? Se identifica com o comportamento do empreendedor frugal?

Bom trabalho e grande abraço.

Rafael José Pôncio




Conheça também:

Sobre Virtudes e Empreendedores



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quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Por que ser um profissional de excelência é a base de qualquer negócio no empreendedorismo?


Para empreender, alguns fatores são necessários: conhecer o mercado onde irá trabalhar, ter um bom produto ou serviço, fazer um plano de negócio, desenvolver uma boa estratégia de marketing e vendas, entre outras coisas. Porém, tem algo que eu considero fundamental, um princípio básico para qualquer empreendimento: ser bom no que faz.

Por isso, considero que desenvolver a excelência é o primeiro passo para quem deseja seguir nos rumos do empreendedorismo. Afinal, um profissional mediano, que não trabalha em sua melhor versão, com muita dedicação e disposição em entregar o melhor e a se desenvolver cada vez mais, dificilmente conseguirá lidar com os contratempos e desafios que um negócio próprio o fará enfrentar.

Um profissional de excelência busca dar o seu melhor em todos os aspectos e está comprometido com o seu desenvolvimento. Pessoas com essa mentalidade no mundo dos negócios são aquelas que se destacam. São ótimos funcionários, ótimos líderes, ótimos executores. E, claro, entregam excelentes resultados. Um empreendedor com esse perfil tem tudo para atingir suas metas e objetivos no gerenciamento de seus negócios.

E você? Se considera bom no que faz? Saiba como se tornar um profissional de alta performance e empreender com base na excelência!

O que significa ter excelência profissional?


Algo excelente está relacionado àquilo que é acima da média. Portanto, pessoas com características de excelência profissional tendem a entregar mais que os outros. Elas geralmente têm uma atitude proativa, são mais dedicadas, tem um conhecimento amplo da área em que atuam e buscam sempre aprimorar as suas habilidades. 

Esse tipo de profissional não se acomoda e não se contenta com respostas insatisfatórias e soluções medíocres. Eles usam a criatividade para fazer diferente e resolver problemas de maneira inovadora. 

Excelência x Empreendedorismo: Por que é importante ser ótimo no que faz ao empreender?


O empreendedorismo exigirá de você uma dedicação sem igual. É preciso ter disposição e uma dose extra de resiliência para encarar a rotina de empresário e todos os seus obstáculos. 

Nesse contexto, é importante ter a segurança de ser um ótimo profissional e de fato saber o que está fazendo. Se você não é bom no que faz, inevitavelmente, em algum momento, irá meter os pés pelas mãos e poderá colocar tudo a perder. E veja bem, errar não é problema, pois quando se tem características de um profissional de excelência, você tem recursos para lidar com situações adversas da melhor maneira e encontrar meios de revertê-las. Portanto, é preciso estar preparado! E o único caminho é investir no seu desenvolvimento, incorporar características de excelência profissional e aprender cada vez mais como ser a sua melhor versão.

As características de um profissional de excelência


O mercado de trabalho vem passando por diversas transformações nos últimos tempos. No entanto, é interessante observar que as principais características de uma pessoa voltada aos negócios como profissional de excelência são humanas, não tecnológicas. 

E a tendência, por mais que haja inovações, é que essas características humanas sejam destacadas e a necessidade de desenvolvimento dessas habilidades entre os profissionais seja cada vez maior. Confira a seguir quais são elas:

  • Proatividade;

  • Autoconfiança;

  • Visão estratégica;

  • Empatia;

  • Inteligência Emocional;

  • Criatividade;

  • Boa comunicação;

  • Flexibilidade.

Como melhorar a sua performance profissional?


Invista sempre no seu desenvolvimento profissional e aprimore suas habilidades.


Foi-se o tempo em que as pessoas podiam dar por finalizado o período de estudos após a conclusão de um curso superior ou pós-graduação. Hoje, a habilidade de adquirir novos conhecimentos e aprender de forma contínua é uma das mais requisitadas a qualquer profissional.

É importante, portanto, que você se comprometa com o seu próprio desenvolvimento. Tudo está mudando muito rápido e há a necessidade de incorporar essas mudanças com agilidade. Não há desculpas, já que podemos adquirir conhecimento para aprimorar nossas habilidades das mais diversas formas, por meio de cursos online, artigos, webinars, eventos, livros, etc.    
Tome a iniciativa e exercite a sua criatividade para propor soluções e resolver problemas Não espere circunstâncias adversas, o "melhor momento", ou que lhe peçam algo para agir. Fique atento a sua volta e identifique oportunidades de ir além. Empreendedores que tomam iniciativa se destacam. Nesse sentido, a criatividade também é uma habilidade importante de ser desenvolvida para ser usada no momento de propor soluções diferentes e inovadoras para problemas complexos. 

Cada vez mais, o mercado de trabalho exige que o profissional use a criatividade de forma disruptiva, aliada à empatia, no intuito de propor novas ideias e solucionar gargalos para as novas demandas da sociedade e, dessa forma, revolucionar mercados. Um profissional de excelência está sempre atendo às novas tendências e se adapta a elas.   Avalie as suas atitudes diante das situações adversas
Como mencionei, as características que nos fazem humanos é que nos diferenciarão como profissionais. Portanto, a forma como lidamos com as nossas emoções diante dos obstáculos e a maneira como nos relacionamos com as pessoas a nossa volta são fatores extremamente relevantes no objetivo de atingir a excelência profissional. É o que chamamos de inteligência emocional. 

Essa habilidade, juntamente à flexibilidade, está em foco no processo de transformações pelo qual nosso mundo vem passando, principalmente no cenário econômico deste ano de 2012 que estamos terminando, que nos exigiu muita resiliência e adaptabilidade por forças macroeconômicos que mexem com nossos negócios independentemente do tamanho da empresa. Desenvolver a inteligência emocional é, portanto, fundamental para a evolução profissional e o alcance de uma alta performance. Assuma responsabilidades e aceite desafios

Um empreendedor mediano foge de desafios e não deseja assumir novas responsabilidades que são difíceis ou vão além do seu escopo de trabalho. Afinal, lidar com tarefas difíceis pode ser desagradável, pois tendem a nos tirar da zona de conforto.

A questão é que quando você evita assumir responsabilidades e encarar desafios, você também evita, consequentemente, o aprendizado. Além disso, dificilmente conseguirá desenvolver um efeito bônus da conclusão de desafios: a autoconfiança, fundamental para quem quer empreender.

E a conquista da autoconfiança acaba se tornando um círculo virtuoso. Empreendedores de alta performance se sentem provocados por desafios e resolução de problemas complexos. Então quanto mais bem-sucedidos nessas empreitadas, mais confiantes se sentem em assumir novas responsabilidades. 

Por isso, se você deseja se tornar um profissional de excelência, seja no empreendedorismo ou como intraempreendedor de uma empresa, é essencial que haja de forma proativa para se desenvolver profissionalmente. 

Meu conselho para os que querem empreender é, antes de qualquer coisa, se tornar bom no que faz e elevar a qualidade do seu trabalho à máxima potência. Só assim o seu negócio será estruturado em uma base sólida para prosperar.

Bom trabalho e grande abraço.

Rafael José Pôncio


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.       

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Por que é importante se especializar em nicho de negócio? Entenda a relevância de ser um empreendedor especialista


Qual é o seu diferencial em sua área de atuação? O que você tem feito para se destacar como gestor do seu negócio? Pode não ser o caso, mas em determinados mercados se especializar em algo é o grande “pulo do gato” do empreendedor.

O que quero dizer é que desenvolver uma expertise e eventualmente tornar-se referência em áreas específicas de conhecimento pode expandir suas oportunidades empreendedoriais e aumentar as chances de reconhecimento no mercado da sua empresa, fazendo com que você se torne um profissional valioso, com possibilidades de levar o seu negócio para outro patamar. 


Mas, o que é ser um especialista? Entenda, com esta leitura, o conceito da especialização, o impacto que isso pode ter e o diferencial para quem empreende, além dos passos caso esse seja o caminho que você deseja seguir. 

O que significa ter expertise

A origem de expertise vem de experiência. Nesse contexto, quando alguém se torna especialista em determinada área, isso quer dizer que essa pessoa desenvolveu habilidades e competências e se aprofundou em conhecimentos e pesquisas sobre um assunto ou campo de estudo que lhe conferiram prática, experiência e diferenciação. 


Assim, geralmente o especialista tende a se destacar e ser uma referência, ainda mais se a área de conhecimento ou atuação for muito específica e complexa. 

Especialista X Generalista

Considerando que ser um especialista não é uma tarefa fácil, demanda muito esforço, tempo e dedicação, pode surgir a dúvida: dependendo da área, será que não é melhor ser mais abrangente e dominar um pouco de tudo? Afinal, o mercado hoje também exige empreendedores multifacetados, dinâmicos e flexíveis, que tenham conhecimentos múltiplos. 


A verdade é que não existe resposta certa para essa questão. É preciso ter em mente que cada um atende necessidades específicas. A melhor estratégia vai depender dos seus objetivos profissionais a longo prazo e das particularidades da sua área de atuação. Mas, uma coisa eu garanto - que um negócio focado gera muito mais qualidade de vida e formata processos de serviços na sua empresa do que ser generalista.


Em determinados setores, é a especialização que vai lhe ajudar — em muitos casos pode até ser determinante — a conseguir as melhores oportunidades. Fará tanta diferença e pode ser mais vantajoso ter um conhecimento mais focado e ter uma visão mais de nicho. Só é preciso ter cuidado com a superficialidade, pois isso não valoriza a empresa de ninguém.


Para uma pessoa que está começando a empreender, por exemplo, muitas vezes, ter conhecimentos gerais de várias áreas de uma empresa pode ser mais vantajoso e até primordial, principalmente no início. Porém, com o tempo, se especializar pode ser importante para se destacar, ter um diferencial e gerar valor para o seu empreendimento. Veja mais a seguir. 

A importância de se especializar em algo

Desenvolver uma expertise pode ser um grande diferencial e gerar grande impacto no futuro do negócio. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma especialidade e experiência em determinada área de conhecimento pode aumentar as chances de reconhecimento na área em que atua, fazendo com que o seu trabalho seja referência para outros profissionais e valorizado no mercado concorrencial, principalmente quando se trata de serviços.


Eu costumo dizer que empresas de nicho possuem poucos concorrentes, pois entregam mais valor e se um empreendimento deste fecha, a sociedade sente sua falta, normalmente esses tipos de negócios cobram mais caro, mas, entregam um serviço ou produto diferenciado, isso é diferente de mercado do luxo, é geração de valor por excelência no conhecimento do cliente bem específico.


Como empresário e dono de um negócio, quanto mais especialista você for, maiores são as chances de se atingir públicos específicos e mercados mais nichados, que requerem conhecimento especializado em determinada área. 


Em outro ponto, se especializar em campos específicos que demandam pesquisa também pode contribuir para o desenvolvimento dessas áreas e inspirar outras pessoas, além de conferir destaque e elevar o seu nível de trabalho, sem falar da sucessão do know-how.  

Como desenvolver expertise e se tornar um especialista

Se a sua intenção é tornar-se um especialista, listo a seguir algumas dicas, que podem ser seguidas independentemente da área. Como mencionei, uma especialização requer dedicação, mas acredito que esses podem ser os primeiros passos para quem ainda está um pouco perdido e não sabe por onde começar no caminho de se especializar. Confira!

Identifique seus interesses e o que faz de melhor

Antes de mais nada, para se especializar é importante entender quais são os assuntos pelos quais você tem um interesse natural, ou apresenta determinada habilidade. Identifique o que faz de melhor, quais são seus talentos, ou que área você teria enorme prazer em se aprofundar e investir.

Invista em conhecimento e desenvolva habilidades

O segundo passo é aprimorar o conhecimento e desenvolver as habilidades identificadas. É importante potencializar a sua expertise por meio de cursos, treinamentos, leituras, palestras, workshops, etc. Busque ter contato com pessoas que são referência na área em questão e troque experiências. Existem várias maneiras de se aperfeiçoar e adquirir experiência e prática e conhecimento para, enfim, ser considerado um especialista.

Considere ter uma mentoria

Como sugeri acima, é interessante ter contato com pessoas da área quando o objetivo é se especializar em algo. Nesse sentido, ter uma mentoria com um profissional experiente pode ser de grande valia e uma boa estratégia para lhe indicar os melhores caminhos para o seu desenvolvimento, além de contribuir com conhecimento e experiência. 

Solicite feedbacks de pessoas em quem confia e têm relevância na área 

Feedbacks são sempre importantes quando o objetivo é melhorar e se aperfeiçoar. Quando falamos em adquirir expertise, eles são um recurso fundamental, pois é necessário compreendermos nossos pontos fortes e fracos para desenvolver nossos talentos e habilidades. 


Portanto, peça opinião de pessoas de confiança e de quem tem relevância na sua área de atuação e pode, verdadeiramente, contribuir com o processo. Assim, você tem a oportunidade de otimizar a sua performance e obter melhores resultados nesse caminho de se tornar um especialista. 


Diante de tudo isso, destaco ainda que é importante ter a consciência de que se especializar em algo exige muito comprometimento e pode ser uma jornada árdua, demandando muito estudo e dedicação, dependendo da área. Entretanto, esse caminho tem grandes chances de ser recompensador, pois além da possibilidade de você ser uma referência e ter seu trabalho mais valorizado, você também pode abrir caminhos de inovação e desenvolvimento, viabilizando novas ideias e ajudando outras pessoas.



Então, caso você tenha uma habilidade ou área de interesse em se especializar, invista em adquirir prática, experiência e em aprimorar o conhecimento. Essa decisão pode ser a saída para que você se diferencie no mercado e, a médio e longo prazo, tenha mais chances de alcançar sucesso e satisfação profissional em sua carreira e ter bons resultados com o seu negócio.


Bom trabalho e grande abraço.


Rafael José Pôncio




Conheça também:

A importância da honradez e integridade no ambiente e nas relações de trabalho



        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.