sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Prof. Rafael José Pôncio - Qual a principal característica de todo empreendedor de sucesso?

Empreender é mais difícil do que parece. Nem sempre as coisas vão sair conforme planejamos e isso pode ser desmotivador num primeiro momento.

Quando começamos um empreendimento, os obstáculos no caminho podem nos fazer pensar em desistir. O medo das quedas e do fracasso muitas vezes nos paralisa, não é mesmo?

Mas se você quer ser um empreendedor de sucesso, precisa cultivar uma característica essencial: a persistência.

Quando entendemos a importância de sermos persistentes, mesmo diante das pedras no caminho, descobrimos que podemos transformar os obstáculos em aprendizado.

Neste artigo, explicarei porque a persistência é uma característica essencial para todo empreendedor que quer ter êxito no seu negócio. 

Então, leia o texto até o final e, se preciso, deixe um comentário para que eu possa esclarecer possíveis dúvidas.

O que é persistência e como essa característica pode ajudá-lo a ser um empreendedor de sucesso 


Uma pessoa persistente é aquela que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar abalar facilmente por quaisquer críticas ou negativas.


Ou seja, você precisa encarar os obstáculos e fracassos no seu empreendimento como uma fonte de aprendizado. 


É como aquele velho ditado popular “Pedra mole em água dura tanto bate até que fura”, e isto funciona para tudo, principalmente no mundo dos negócios.


Entretanto, não confunda persistência com insistência! Na insistência repetimos as mesmas ações, enquanto na persistência enxergamos o erro, nos adaptamos e mudamos a estratégia.



A perseverança é um valor humano para o empreendedor sábio, já a teimosia é burrice.

 

Esteja consciente de que você provavelmente vai errar


Quando olhamos para a história dos grandes empreendedores de sucesso, a maioria deles erraram em algum momento da sua trajetória.


O empresário Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, em entrevista à InfoMoney, disse que seu principal desafio para fazer a empresa crescer foi aprender a delegar.


“Ninguém te ensina sobre essa fase e a necessidade do empreendedor de se reinventar. Tive que perceber sozinho que, se eu não mudasse, a empresa iria travar ou eu iria ter um piripaque”, diz.


Por isso, é importante estar ciente de que errar é natural e faz parte do processo de crescimento. 


O importante é estar atento ao que não está dando certo e ter a humildade de mudar a estratégia antes que as coisas piorem. 


Persista e siga em frente


A consistência alimenta a persistência.


Nos primeiros anos é natural que uma empresa não siga um ritmo lucrativo e as vezes acabe fechando no vermelho.


A partir disso, muitos empreendedores acabam desistindo e fechando as portas antes da empresa completar 5 anos no mercado, conforme estatísticas do Sebrae.


Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, um dos principais comportamentos que distingue o empreendedor que supera a fase inicial é a persistência.


Das empresas que passaram pelos cincos anos iniciais, as que se mantiveram em atividade após esse período, 89% dos empreendedores persistiram nos seus objetivos.


Por isso, é importante manter a constância para atravessar os primeiros anos, que são os mais desafiadores para toda empresa nova no mercado. 


Tenha em mente que as coisas não acontecem de uma hora pra outra. É preciso trabalho duro e constante para alcançar seus objetivos. 


Agora que você já sabe que a persistência é a principal característica de um empreendedor de sucesso, mãos à obra!


A partir de agora, quando surgir um obstáculo no seu empreendimento, encare-o como um aprendizado para o seu crescimento profissional.


Lembre-se que os erros acontecem e que você precisa ser humilde para aceitá-los e, a partir disso, adaptar suas estratégias para superá-los e continuar sua caminhada para o sucesso.


A constância naquilo que se faz é o que torna um aprendiz em um mestre.


Bom trabalho e grande abraço.


Prof. Adm. Rafael José Pôncio




Conheça também:

    

      


        Reprodução permitida, desde que mencionado o Nome do Autor e o link fonte.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário